Glossário de Marketing Digital – parte 5: Desvendando os termos mais usados no design gráfico

designers gráficos

Os designers gráficos são peça fundamental em qualquer setor de marketing digital ou convencional, em agências de comunicação, em jornais e revistas, em editoras, enfim, em todos os lugares que produzam e ofereçam conteúdo. Esses profissionais são responsáveis pela “cara” do conteúdo. E se “a primeira impressão é a que fica”, contar com o trabalho de um bom designer faz toda a diferença nos resultados das ações de marketing digital.

No dia a dia, os designers gráficos utilizam muitas palavras em inglês, siglas, abreviações e outros termos próprios para designarem as atividades que realizam e os elementos das artes. Conhecer o significado dessas palavras é importante para saber o que se deseja pedir e para passar o briefing da maneira mais detalhada possível. Assim, as chances de assertividade são maiores, e as de refação são menores.

Leia mais:

Glossário de Marketing Digital – parte 1: Conheça os termos mais utilizados no marketing de conteúdo e seus significados

Glossário de Marketing Digital – parte 2: Saiba o que significam as palavras mais comuns na automação de marketing

Glossário de Marketing Digital – parte 3: O que significam os termos mais usados em automação de marketing e vendas

Glossário de Marketing Digital – parte 4: Alguns termos gerais do marketing

CONHEÇA ALGUMAS PALAVRAS BÁSICAS PARA SE COMUNICAR MELHOR COM OS DESIGNERS GRÁFICOS

Arte

É a peça / imagem que se pede aos designers gráficos. No marketing digital, as artes mais usadas são banners, imagens de capa e de perfil para Instagram e Facebook, imagens para postagem em blog, redes sociais e apresentação para os clientes.

Carrossel de imagens

Carrossel é uma maneira de exibir mais de uma imagem em sites. Normalmente, uma imagem fica em destaque, e o usuário passa para o lado (por setas) para ver as outras. É um recurso bastante utilizado, também, em postagens do Instagram, como uma forma de aprofundar determinado conteúdo em uma única publicação, atraindo a atenção e engajando o público.

CMYK / RGB

CMYK é a escala de cores usada em materiais que serão impressos. A sigla significa ciano, magenta, amarelo (yellow) e preto (black), ou seja, as cores básicas utilizadas para se chegar a todas as outras cores (exceto as fluorescentes e as cintilantes) nas impressoras.

RGB, por sua vez, é a sigla de red (vermelho), green (verde) e blue (azul), as cores usadas para materiais que serão exibidos nos meios digitais, por dispositivos eletrônicos. É importante indicar ao designer se a arte será impressa ou não.

Grid

É a divisão do espaço gráfico em linhas e colunas. Essa malha é fundamental para que designers gráficos consigam criar peças visualmente harmônicas e bem organizadas.

Infográfico

Um infográfico é uma peça que pode mesclar imagens, gráficos e texto. A ideia é que forneça conteúdo de maneira direta, fácil de entender e que seja esteticamente agradável e criativo.

Os recursos visuais são importantes para chamar atenção do leitor e fazer com que ele fique mais focado no que está lendo. Desse modo, é mais fácil criar engajamento. Além disso, ao unir texto e imagem, há mais chances de os leitores lembrarem do conteúdo do material depois de algum tempo.

Layout

Sinônimo de arte no design, layout é o produto final, isto é, o trabalho entregue pelo designer gráfico.

Logo / logomarca / logotipo

Logo: É o símbolo da marca de uma empresa ou produto, a imagem (desenho, arabesco, iniciais etc.) pela qual uma marca é reconhecida.

Logomarca: Usado por algumas pessoas como sinônimo de “logo”, não é um termo muito bem visto pelos designers.

Logotipo: Basicamente, é a união da logo com uma palavra (nome da marca ou slogan), que formam uma única imagem. Em geral, envolve fonte e cores usadas para identificar uma marca.

Manual da marca

O manual de marca é um material no qual devem constar o máximo de informações possível sobre os elementos visuais da empresa. É a partir dele que os designers gráficos conseguem criar as artes. Por isso, é preciso que o manual da marca liste as cores da empresa (e o código), as dimensões da logo (quando houver), tipos de aplicação (em diferentes tamanhos), tipografia, referências de imagens etc.

PNG / JPG

PNG é a sigla significa Portable Network Graphics. Trata-se de um tipo de extensão imagem com ótima taxa de compressão e excelente resolução final, por isso é mais usado em trabalhos que exigem mais qualidade de imagem.

JPG é a sigla significa Joint Photographic Experts Group. É a extensão permite salvar imagens com alta resolução em tamanhos mais compactos. Por ser um arquivo menor (mais leve), é mais utilizado na web.

Pop-Up

Pop-up é uma janela que abre automaticamente no navegador como resposta a uma ação do usuário. O uso de pop-ups é recomendado em alguns casos, como para convidar o público a assinar a newsletter da empresa, por exemplo. No entanto, é preciso tomar cuidado para que essa ferramenta não se torne invasiva, prejudicando a navegação nem o ranqueamento nos sites de busca.

Para saber mais sobre o trabalho de designers gráficos LEIA TAMBÉM: Designer Gráfico: O que faz? Onde habita? Do que se alimenta? Você vai saber tudo isso aqui, no blog da Estrutura!

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