Glossário de Marketing Digital – parte 5: Desvendando os termos mais usados no design gráfico

Glossário de Marketing Digital – parte 5: Desvendando os termos mais usados no design gráfico

designers gráficos

Os designers gráficos são peça fundamental em qualquer setor de marketing digital ou convencional, em agências de comunicação, em jornais e revistas, em editoras, enfim, em todos os lugares que produzam e ofereçam conteúdo. Esses profissionais são responsáveis pela “cara” do conteúdo. E se “a primeira impressão é a que fica”, contar com o trabalho de um bom designer faz toda a diferença nos resultados das ações de marketing digital.

No dia a dia, os designers gráficos utilizam muitas palavras em inglês, siglas, abreviações e outros termos próprios para designarem as atividades que realizam e os elementos das artes. Conhecer o significado dessas palavras é importante para saber o que se deseja pedir e para passar o briefing da maneira mais detalhada possível. Assim, as chances de assertividade são maiores, e as de refação são menores.

Leia mais:

Glossário de Marketing Digital – parte 1: Conheça os termos mais utilizados no marketing de conteúdo e seus significados

Glossário de Marketing Digital – parte 2: Saiba o que significam as palavras mais comuns na automação de marketing

Glossário de Marketing Digital – parte 3: O que significam os termos mais usados em automação de marketing e vendas

Glossário de Marketing Digital – parte 4: Alguns termos gerais do marketing

CONHEÇA ALGUMAS PALAVRAS BÁSICAS PARA SE COMUNICAR MELHOR COM OS DESIGNERS GRÁFICOS

Arte

É a peça / imagem que se pede aos designers gráficos. No marketing digital, as artes mais usadas são banners, imagens de capa e de perfil para Instagram e Facebook, imagens para postagem em blog, redes sociais e apresentação para os clientes.

Carrossel de imagens

Carrossel é uma maneira de exibir mais de uma imagem em sites. Normalmente, uma imagem fica em destaque, e o usuário passa para o lado (por setas) para ver as outras. É um recurso bastante utilizado, também, em postagens do Instagram, como uma forma de aprofundar determinado conteúdo em uma única publicação, atraindo a atenção e engajando o público.

CMYK / RGB

CMYK é a escala de cores usada em materiais que serão impressos. A sigla significa ciano, magenta, amarelo (yellow) e preto (black), ou seja, as cores básicas utilizadas para se chegar a todas as outras cores (exceto as fluorescentes e as cintilantes) nas impressoras.

RGB, por sua vez, é a sigla de red (vermelho), green (verde) e blue (azul), as cores usadas para materiais que serão exibidos nos meios digitais, por dispositivos eletrônicos. É importante indicar ao designer se a arte será impressa ou não.

Grid

É a divisão do espaço gráfico em linhas e colunas. Essa malha é fundamental para que designers gráficos consigam criar peças visualmente harmônicas e bem organizadas.

Infográfico

Um infográfico é uma peça que pode mesclar imagens, gráficos e texto. A ideia é que forneça conteúdo de maneira direta, fácil de entender e que seja esteticamente agradável e criativo.

Os recursos visuais são importantes para chamar atenção do leitor e fazer com que ele fique mais focado no que está lendo. Desse modo, é mais fácil criar engajamento. Além disso, ao unir texto e imagem, há mais chances de os leitores lembrarem do conteúdo do material depois de algum tempo.

Layout

Sinônimo de arte no design, layout é o produto final, isto é, o trabalho entregue pelo designer gráfico.

Logo / logomarca / logotipo

Logo: É o símbolo da marca de uma empresa ou produto, a imagem (desenho, arabesco, iniciais etc.) pela qual uma marca é reconhecida.

Logomarca: Usado por algumas pessoas como sinônimo de “logo”, não é um termo muito bem visto pelos designers.

Logotipo: Basicamente, é a união da logo com uma palavra (nome da marca ou slogan), que formam uma única imagem. Em geral, envolve fonte e cores usadas para identificar uma marca.

Manual da marca

O manual de marca é um material no qual devem constar o máximo de informações possível sobre os elementos visuais da empresa. É a partir dele que os designers gráficos conseguem criar as artes. Por isso, é preciso que o manual da marca liste as cores da empresa (e o código), as dimensões da logo (quando houver), tipos de aplicação (em diferentes tamanhos), tipografia, referências de imagens etc.

PNG / JPG

PNG é a sigla significa Portable Network Graphics. Trata-se de um tipo de extensão imagem com ótima taxa de compressão e excelente resolução final, por isso é mais usado em trabalhos que exigem mais qualidade de imagem.

JPG é a sigla significa Joint Photographic Experts Group. É a extensão permite salvar imagens com alta resolução em tamanhos mais compactos. Por ser um arquivo menor (mais leve), é mais utilizado na web.

Pop-Up

Pop-up é uma janela que abre automaticamente no navegador como resposta a uma ação do usuário. O uso de pop-ups é recomendado em alguns casos, como para convidar o público a assinar a newsletter da empresa, por exemplo. No entanto, é preciso tomar cuidado para que essa ferramenta não se torne invasiva, prejudicando a navegação nem o ranqueamento nos sites de busca.

Para saber mais sobre o trabalho de designers gráficos LEIA TAMBÉM: Designer Gráfico: O que faz? Onde habita? Do que se alimenta? Você vai saber tudo isso aqui, no blog da Estrutura!

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo