Glossário de Marketing Digital – parte 4: Alguns termos gerais do marketing

Glossário de Marketing Digital – parte 4: Alguns termos gerais do marketing

Na série de posts “Glossário de Marketing Digital”, já trouxemos o significado de verbetes do marketing de conteúdo, de automação de marketing, e de automação de marketing voltada para vendas. Dando sequência, trataremos de termos gerais, que fazem parte do dia a dia de quem trabalha com marketing digital.

Essas expressões são importantes para que nossos clientes ou pessoas que desejam contratar uma agência de marketing possam entender melhor os serviços oferecidos e como eles ajudam a melhorar a visibilidade e o alcance da marca, impulsionando os negócios.

TERMOS GERAIS DO MARKETING DIGITAL E SEUS SIGNIFICADOS

Brainstorming

“Brainstorm”, em português significa tempestade de ideias. No marketing, isso quer dizer uma reunião feita para favorecer o compartilhamento de ideias e a formulação de soluções por meio de insights e criatividade.

O termo parte da importância de pensar junto, em equipe, pois a pluralidade de visões a respeito de um mesmo problema enriquece a tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias.

Branding

O branding (brand management) é a gestão de uma marca trata de ações que dizem respeito à identidade, aos propósito e valores de uma marca / empresa. O processo envolve planejamento, gerenciamento e estratégia para promover ações que aumentem a visibilidade e melhorem o relacionamento da marca com seu público.

Case (case de sucesso)

Case de sucesso é uma espécie de vitrine dos seus negócios, ou seja, é um método que consiste em mostrar um trabalho que tenha alcançado excelentes resultados ou que se destaque positivamente em algum aspecto. É uma maneira de mostrar a outros clientes, potenciais clientes e ao público em geral que você sabe fazer o que se propõe.

Co-branding

Trata-se de uma estratégia negócio que de negócio que consiste na união de duas marcas para ações específicas. Essa ação visa à expansão da área de atuação – de uma ou de ambas as marcas –, a criação de um novo mercado e o aumento das vendas. Um bom exemplo de co-branding é a união de marcas de chocolate com redes de fast food para a criação de sorvetes ou outras sobremesas com venda por tempo limitado.

EdgeRank

EdgeRank é o algoritmo do Facebook Marketing. Esse ranqueamento determina o alcance das publicações de uma fan page. Para isso, avalia o impacto / engajamento do público com outras publicações anteriores por meio de pontos. A pontuação de cada post é o que determina seu destaque na timeline dos usuários.

Endomarketing

Endomarketing é o marketing interno ou institucional. Como o nome diz: o
marketing realizado dentro da empresa. O endomarketing envolve estratégias e ações para melhorar o clima da empresa e para engajar os funcionários nos propósitos da organização. estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.

Essas ações trazem inúmeros benefícios, pois funcionários motivados formam equipes mais comprometidas e engajadas, rendem mais e trazem melhores resultados.

Engajamento

Engajamento indica o nível de envolvimento e a interação do público com a marca nas redes sociais e outros meios digitais. e proximidade da relação entre uma empresa e quem já é consumidor dela, assim como seus clientes em potencial.

Quanto melhor for o relacionamento entre público e marca, maior será o engajamento e, consequentemente, maior será o alcance e a relevância da empresa nos meios digitais.

Persona

Trata-se de uma representação dos clientes de uma empresa que tem como base dados de comportamento, hábitos e demais características dos clientes reais. A definição da persona deve se dar após pesquisas com o público-alvo e análise dos dados coletados.

Quanto mais precisa for a definição da persona, mais assertivas serão as ações de marketing e mais satisfeitos serão os clientes, pois as chances de entregar um produto ou serviço que atenda exatamente às suas necessidades são maiores.

Prospect

Prospect é o potencial cliente, ou seja, um lead que está a um passo de se tornar cliente, bastando uma ou duas pequenas ações de marketing ou da equipe de vendas para que ele conclua sua jornada de compra e se torne, efetivamente, um cliente.

Webinar

É uma forma bastante eficiente de oferecer um conteúdo para geração de leads. Trata-se de uma apresentação em vídeo (palestra, seminário, conversa etc.)apresentada em plataformas como GoToWebinar e Youtube Live Webinar, que pode ser gravada ou ao vivo e pode ou não permitir a participação do público por meio de chats. Em um webinar, apresentam-se informações relevantes e/ou novidades sobre um assunto, produto ou serviço.

Leia mais:

Glossário de Marketing Digital – parte 1: Conheça os termos mais utilizados no marketing de conteúdo e seus significados

Glossário de Marketing Digital – parte 2: Saiba o que significam as palavras mais comuns na automação de marketing

Glossário de Marketing Digital – parte 3: O que significam os termos mais usados em automação de marketing e vendas

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