Recentemente, falamos sobre automação de marketing e explicamos o significados de alguns vocábulos bastante usados por profissionais da área. Neste post trataremos, especificamente, dos termos que se referem
aos processos de venda.
A automação de marketing é feita por um conjunto de ferramentas que nos permite mapear a jornada de compra de um cliente e interagir de maneira mais personalizada, entregando a esse cliente as informações (o conteúdo) certas para que ele avance para a próxima etapa.
Quando parte de uma estratégia de marketing digital bem estruturada, a automação de marketing e vendas ajuda a reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes); gerar leads qualificados para otimizar o trabalho da equipe de vendas, melhorando, assim, a produtividade da empresa, e aumentando as vendas.
Taxa de conversão é utilizada como parâmetro para medir o alcance de uma campanha e avaliar se estratégias e ações realizadas estão sendo eficientes. A conversão ocorre quando uma pessoa cadastra seu e-mail em uma landing page, por exemplo, ou quando alguém solicita informações à empresa, passando a fazer parte da base de dados / mailing dessa empresa.
O funil de vendas é a estrutura que permite visualizar a jornada de compra. Os estágios da jornada de compras se dividem de acordo com as ações dos potenciais clientes: descoberta (do produto ou serviço), interesse pelo que é oferecido, decisão de aquisição e ação (venda propriamente dita). Entender em qual etapa de compra o cliente se encontra é fator primordial para entregar o conteúdo que ele precisa para avançar no funil.
O Google Analytics é a principal ferramenta utilizada para monitorar o tráfego de sites, lojas virtuais e blogs. O objetivo principal do Analytics é avaliar o comportamentos dos visitantes do site e oferecer relatórios que permitem mensurar se as ações naquele espaço estão sendo realizadas corretamente.
Como o próprio nome diz, taxa de abertura se refere ao número de pessoas que abriu determinado e-mail marketing. O cálculo é feito levando em consideração quantas pessoas receberam a mensagem e quantas a abriram. Com isso, é possível ajustar, por exemplo, o melhor horário para enviar e-mails para os clientes.
Essa métrica diz respeito a quantas pessoas clicaram em links contidos na
mensagem de e-mail marketing. Ela também é calculada com base no número de mensagens entregues.
A conversão é o grande propósito das ações de marketing digital. A taxa de conversão mede o quanto do público de uma marca converte, gerando resultados (negócios fechados). O cálculo da taxa de conversão é feito comparando o número total de visitantes do canal (página de um produto, landing page ou outros formulários) com quantas pessoas se inscrevera, isto é, deixaram seus contatos.
Diz respeito à quantidade de e-mails que chegam ao destinatário (lead), sem ir para caixas de spam ou de lixo eletrônico.
O tráfego pago é utilizado para que seu conteúdo seja colocado em destaque em uma página de busca ou rede social. É uma ferramenta usada para que o público-alvo possa acessar uma página ou site por meio de anúncios pagos.
Acompanhe as redes sociais da Estrutura de Comunicação e não perca as
próximas publicações da série Glossário do Marketing Digital!
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.