Glossário de Marketing Digital – parte 1: Conheça os termos mais utilizados no marketing de conteúdo e seus significados

Como em outras profissões, o marketing possui jargões e verbetes próprios que indicam ações, produtos e serviços do setor e que fazem parte do dia a dia de quem trabalha na área, mas pode parecer grego para quem não está habituado. Para ajudar clientes, parceiros e outros profissionais a compreenderem melhor o marketing digital, produzimos uma série de posts para explicar os termos mais utilizados e cada segmento com o glossário de marketing digital.

Neste primeiro texto, trazemos alguns conceitos do marketing de conteúdo, mas, antes de partir para o glossário, é importante explicar o que é marketing digital e marketing de conteúdo.

O que é marketing digital?

Marketing é uma série de ações realizadas para promover um produto, um serviço ou uma marca. Muitas dessas ações são bastante antigas e foram adaptadas, com o passar do tempo, adequando-se a novos modos de vida. O marketing digital foi criado com base em alguns conceitos do marketing tradicional, mas possui estratégias próprias que envolvem canais on-line (sites, blogs, redes sociais, e-mail etc.), ferramentas que se valem do comportamento do consumidor enquanto está conectado e métodos de análise de resultados mais rápidos e consistentes que os convencionais.

No marketing digital, as estratégias são focadas em um consumidor mais ativo, que busca informações antes de iniciar qualquer processo de compra. Desse modo, é preciso investir em conteúdo que atraia e cative esse potencial cliente.

O que é marketing de conteúdo?

Foi-se o tempo em que o consumidor padrão era aquele que recebia passivamente propagandas por meio da televisão, dos jornais e das revistas.
Hoje, o consumidor procura se informar sobre produtos e serviços que pretende adquirir, buscando conteúdo em forma de textos, vídeos e outras mídias antes de iniciar o processo de compra. Assim, ao fazer contato com a empresa ou com o vendedor, esse consumidor já conhece as vantagens do produto escolhido em relação aos seus concorrentes.

Esse é o papel do marketing de conteúdo: produzir e oferecer material (conteúdo relevante) que engaje o público-alvo, de modo que uma marca se torne referência positiva no mercado em que atua, e, consequentemente, gerando mais negócios.

SIGNIFICADOS DOS PRINCIPAIS TERMOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Entenda o que significam os termos mais usados no marketing de conteúdo.

AUTOMAÇÃO DE MARKETING DIGITAL

Automação de marketing é o nome dado à utilização de softwares e outras ferramentas que atuam em escala para ampliar o alcance das ações e trazer mais resultados para a empresa.

As ferramentas de automação permitem que as equipes de marketing programem disparos de e-mails e publicação de posts, meçam o alcance das
publicações, identifiquem problemas, captures leads e corrijam as estratégias, tornando-as mais adequadas ao público-alvo de cada empresa ou de cada campanha. Desse modo, reduzem o trabalho manual, diminuindo o tempo gasto em cada tarefa e aumento a eficiência do processo.

BLOG (página) / POST BLOG (conteúdo)

O blog é uma página web que pode ser publicada independentemente ou fazer parte do conteúdo de um site. Para as empresas, o mais indicado é manter um blog atualizado dentro do site corporativo e linkar os conteúdos aos produtos ou serviços.

Blogs são versáteis, pois permitem a publicação de conteúdo / posts em
diferentes formatos (textos, gráficos, vídeos etc.), atraindo, dessa forma, mais visitantes e fazendo com que a empresa se torne uma referência.
Com as ferramentas disponíveis no próprio provedor do blog é possível conhecer o leitor e entender sua preferência, para, então, investir em posts que atraiam mais clientes.

[Leia mais: Blog corporativo: 5 razões para investir na ferramenta]

BRIEFING

O briefing funciona como um manual com informações necessárias para a
realização de uma ação de marketing. Geralmente, os briefings são montados pela equipe de atendimento, após reunião com o cliente, e repassados à cada membro da equipe de criação, de acordo com sua função.

Por exemplo: para a confecção de uma peça gráfica, é preciso que no briefing constem dados como tamanho, finalidade, mídia em que será divulgada, público-alvo, cores e fontes utilizadas pela empresa, texto da arte e outras referências que possibilitem o trabalho do designer.

CONTEÚDO PAGO (anúncio)

Todos os dias, os usuários das redes sociais são bombardeados com milhares de postagens, muitas elas são conteúdo de marca. Além do conteúdo que chega até o público, há muitos outros que acabam sendo filtrados (e bloqueados) pelos algoritmos, dificultando o alcance orgânico das publicações.

Por essa razão, uma boa estratégia de marketing digital deve contemplar
conteúdo produzido para buscar alcance orgânico (sem pagar) com anúncios (conteúdo pago pelas empresas), atingindo maior público e aumentando a conversão.

[Leia mais: O Facebook morreu? Entenda como as alterações na rede social mudaram a relação entre empresa e público e qual a importância da rede para os negócios]

CTA (Call-to-Action)

Traduzindo literalmente, call-to-action significa “chamada para ação”. Em geral, os CTAs aparecem como botões ou banners com links, no meio de um texto, que levam o leitor a um outro conteúdo ou a uma landing page.

E-BOOK

Outro termo comum presente nesse glossário de marketing digital é o e-Book. O livro eletrônico é um material bastante utilizado em estratégias de marketing digital porque permite o aprofundamento em um determinado assunto de interesse do público-alvo.

Os e-books podem fazer parte de uma campanha, sendo enviados a um
determinado nicho de clientes via e-mail ou, ainda, podem ser oferecidos ao
público em geral, através das redes sociais ou do blog da empresa.

KEYWORDS

Em português, palavras-chave, são os termos mais importantes de um conteúdo, e devem resumir o tema de um parágrafo ou de todo o texto. As palavras-chave têm grande importância no marketing de conteúdo, pois é a partir delas que é feita a otimização de uma página. A boa escolha e a utilização correta dessas palavras melhora o posicionamento de um conteúdo nos sites de buscas.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é, grosso modo, a utilização de técnicas e
métodos que visam melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca (Google, principalmente, por ser o buscador mais utilizado no mundo).

Quando uma página – um post blog, por exemplo – é publicada na internet, os buscadores indexam essa página em seus sistemas para que ela possa ser
encontrada pelos usuários. Como, diariamente, incontáveis páginas são publicadas, é preciso que o seu conteúdo se destaque dos outros para ganhar os primeiros lugares em uma busca e aparecer para possíveis clientes, e as palavras-chave têm papel fundamental nesse mecanismo.

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