Glossário de Marketing Digital – parte 2: Saiba o que significam as palavras mais comuns na automação de marketing

De todos os segmentos do marketing digital, a automação de marketing talvez seja o que mais gera dúvidas em clientes de agências, em quem está começando a estudar o assunto e no público em geral. Muita gente acredita que a automação de marketing se restringe a ações feitas – automaticamente – por meio de ferramentas nas redes sociais, como agendamento de postagens ou seguir de volta. 

No entanto, automação de marketing é muito mais que isso: é compreender como as pessoas interagem com sua empresa/marca em todos os canais on-line (redes sociais, blog, site, e-mail etc.) para, então, traçar estratégias personalizadas e agir de maneira escalável.

[Acesse a primeira parte do Glossário de Marketing Digital e conheça os termos mais utilizados no marketing de conteúdo]

A automação de marketing permite entender em qual estágio de compra encontra-se determinado cliente ou potencial cliente. Dessa maneira, é possível interagir de forma automatizada, dando a ele as informações necessárias para que passe ao próximo estágio até que a negociação seja concluída.

Muito mais que apenas substituir o trabalho humano e criar um processo automático de venda, a automação de marketing visa otimizar ações que podem ser mecanizadas para que as equipes de atendimento ou vendas priorizem o relacionamento com o público. Para alcançar melhores resultados, é importante focar tanto na automação quanto – principalmente – nas ações humanas.

Para começar a compreender melhor porque a automação é tão importante para o marketing digital, é necessário entender o que significa cada uma das palavras mais usadas nessa estratégia. 

SIGNIFICADOS DOS PRINCIPAIS TERMOS UTILIZADOS NA AUTOMAÇÃO DE MARKETING

E-MAIL MARKETING

E-mail marketing é qualquer mensagem – anúncio de lançamento de produto, promoções, sorteios etc. – enviada por uma empresa a clientes ou ao público-alvo.

O e-mail é uma das ferramentas mais antigas disponibilizadas na internet e, mesmo depois de muitos anos, continua sendo uma das mais utilizadas. De acordo com a Radicati Email Statistics Report, há cerca de três bilhões de usuários de e-mails em todo o mundo. Já a MarketingSherpa afirma que 72% dos consumidores utilizam o e-mail para receber comunicados de empresas e marcas.

Isso faz com que o e-mail marketing seja tão importante em uma estratégia de marketing digital. Com a automação, é possível segmentar os contatos e personalizar as mensagens, aumentando a aceitação dos e-mails e trazendo melhores resultados.

FLUXO DE AUTOMAÇÃO 

As ferramentas de automação permitem criar fluxos que facilitam os processos de marketing digital e tornam as ações mais assertivas. 

Os fluxos de automação permitem que a plataforma direcione e-mails específicos para cada segmento de público. Assim, a equipe de vendas tem informações mais consistentes sobre a jornada de compra de cada cliente e pode entrar em contato no momento certo para finalizar a negociação.

HARD BOUNCE / SOFT BOUNCE

Hard bounce é um erro que faz com que o destinatário não receba – de forma permanente – os e-mails de um remetente. O ideal é que a taxa de hard bounce não ultrapasse os 3% em uma campanha. Quando isso acontece, é necessário entender qual o motivo (geralmente, uma lista de e-mail desatualizada ou com erros durante o preenchimento).

O soft bounce também é um erro que impede que o destinatário receba seu e-mail, mas de caráter temporário, ocasionado por algum problema do provedor (Email Service Provider – ESP). Em geral, ocorre quando a caixa do destinatário está cheia. A ideal de soft bounce não deve ser maior que 6%.

A automação de marketing é fundamental para quem deseja melhorar a entregabilidade dos e-mails, pois ajuda a criar e manter uma lista de contas “saudáveis”, melhora a autenticação e a segurança, fazendo com que o e-mail de sua empresa não vá parar automaticamente na caixa de spam.

LANDING PAGE

Landing page (página de aterrissagem, em tradução livre) é uma ferramenta de conversão, isto é, de atrair o consumidor, obter informações necessárias sobre ele – formas de contato, principalmente – e, a partir daí, direcionar o cliente ao produto desejado e dar continuidade ao processo de compra e venda.

LEAD

Lead é todo potencial consumidor de uma marca. Ou seja, de todas as pessoas que um conteúdo atingiu, as que se engajaram, fornecendo informações (por meio de uma landing page, por exemplo), se tornam leads. 

Ao se tornar um lead, a pessoa passa a fazer parte de uma base de dados da empresa.

LEAD SCORING

Lead scoring é uma técnica da automação de marketing que permite pontuar os leads e classificá-los em mais ou menos preparados para efetuar uma compra. Para isso, utiliza dados do perfil do consumidor (local, cargo, segmento etc.) e do interesse (com base em informações sobre acesso aos conteúdos).

MAILING LIST

Grosso modo, é a lista de e-mails – ou a base de dados com todos os contatos de uma empresa. Ela deve ser segmentada de acordo com a natureza de cada contato, por exemplo, separando os que já são clientes, os que estão próximos de se tornarem clientes e os que ainda são considerados público-alvo. A segmentação é importante para entregar a cada público um conteúdo relativo ao seu nível no processo de compras.

Uma das melhores formas de se construir uma boa lista de e-mails é oferecendo conteúdo relevante através de landing pages.

NUTRIÇÃO DE LEADS

Nutrição de leads significa manter relacionamento com clientes ou com o público-alvo, independentemente do momento de compra em que se encontram. Isso significa, basicamente, criar conteúdos que aumentem a credibilidade da marca e façam com que uma empresa se torne referência de mercado na sua área de atuação. 

As ferramentas de automação de marketing permitem entender e segmentar o público de maneira mais eficiente, permitindo com que se envie a mensagem certa para cada pessoa e no momento ideal.

SEGMENTAÇÃO DE LEADS

Segmentação é um filtro aplicado na base de leads permitindo que se criem listas específicas  informações específicas, de acordo com as características e com o momento de compra de cada lead. 

A segmentação de leads é fundamental para dar o próximo passo na relação com cada tipo de público.

Este texto é parte de uma série de conteúdo sobre os termos mais utilizados no marketing digital. Acompanhe as redes sociais da Estrutura de Comunicação e não perca as próximas publicações da série Glossário do Marketing Digital!

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