O profissional Designer Gráfico é responsável pela criação de projetos de comunicação visual de modo geral, ou seja, é capacitado para desenvolver embalagens, logotipos, formatar materiais como editais, panfletos e outdoors. Em uma agência de marketing digital esse profissional exerce funções de Web Design, criando projetos visuais para as redes sociais, sites, e-mail, e-books e outros materiais.
O trabalho de um designer gráfico vai muito além de criar um banner ou um fôlder por exemplo. Para que uma peça gráfica que chegue na arte final, há um estudo sobre cores, público-alvo, objetivo da comunicação. Por isso, é preciso conhecer a marca e o cliente. E também saber a melhor forma de conversar com o consumidor final, de acordo com localização, cultura, faixa etária, entre outros.
Ter afinidade com desenho, animação, fotografia e outros elementos visuais deve fazer parte do perfil do designer gráfico. Mas isso não significa que todo designer deve saber desenhar, fotografar ou ser um artista visual.
Porém, uma coisa é certa: para ser um bom profissional de arte, o designer gráfico deve estar sempre atento às novidades no campo estético, ser criativo, se manter atualizado quanto às tendências, às novas tecnologias e aos novos formatos, pois a comunicação é mutável e está sempre em constante evolução.
Por fim, uma dica importante: organização e disciplina são essenciais para a conclusão de trabalhos dentro dos prazos e para garantir entregas com mais assertividade. Um designer gráfico comprometido e responsável tem grandes chances de obter sucesso no mercado de trabalho.
Além de poder atuar em empresas como agências de comunicação (de marketing digital, de notícias), em jornais, editoras etc. O designer pode atuar também como autônomo ou seguir carreira acadêmica, lecionando para cursos técnicos, cursos livres e faculdades.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.