Estratégias de marketing digital para vencer a crise

Estratégias de marketing digital para vencer a crise

Durante uma crise, o marketing é um grande – senão o maior – aliado dos negócios. Para manter os saldos positivos, é preciso imaginar possíveis cenários em curto, médio e longo prazo, avaliar as possibilidades de ação, planejar ações e reconhecer e/ou criar oportunidades. As estratégias devem ser traçadas de forma a se obter os melhores resultados com menos uso possível de recursos.

A crise que viemos atravessando, provocada pela necessidade de isolamento social em função do coronavírus tem exigido ações rápidas de CEOs e equipes de marketing a fim de mitigar os efeitos negativos da queda das receitas. Nesse cenário, em que sair na rua se tornou sinônimo de correr risco de ser contaminado, as estratégias de marketing digital se fazem ainda mais necessárias para aproximar clientes e empresas.

Os dados mostram que o efeito do isolamento nas compras por meios digitais é instantâneo. Após a segunda quinzena de março e a segunda de abril (de 2020) – período mais efetivo da quarentena instituído pela maior parte dos estados e municípios –, os brasileiros realizaram 40% a mais de compras on-line que no mês anterior, segundo pesquisa realizada pela agência Compre&Confie, especializada em mercado e comportamento de consumo.


Para muitas empresas, a internet, antes da pandemia da Covid-19 era mais um ambiente para os negócios. Entretanto, após o isolamento tornou-se a única opção ou principal alternativa para a comunicação com o público. A exposição de produtos, o fechamento de negócios e o acompanhamento pós-venda também ocorrem no meio virtual.

[Leia também: Entenda o que é transformação digital e saiba como conectar a sua empresa ao seu público-alvo]

O marketing digital é, cada vez mais, peça-chave para empresas que querem se posicionar digitalmente e se aproximar dos clientes.

Como começar as ações de marketing digital?

De maneira geral, as estratégias de marketing digital são pensadas considerando seus efeitos em diversos períodos (de um mês a um ano, por exemplo). Mas em tempos de crise, é preciso agir rapidamente e manter o foco principal das ações dentro de um curto prazo. Em um segundo momento, será possível analisar os resultados e ajustar as
velas, para, então, retomar o percurso de olho no futuro.

As ações devem contemplar a redução de custos de produção, operação e vendas. Para isso, pode ser preciso enxugar o portfólio de produtos / serviços oferecidos e aumentar a acessibilidade dos produtos / serviços aos consumidores. Além de reforçar a confiança do público na marca e preparar a empresa para a normalização dos negócios.

Estratégias de marketing digital para sua empresa vencer a crise

  • Reformular ou criar um site para sua empresa com design responsivo: O site de uma empresa é como um cartão de visitas, que tem a função de apresentar a marca e passar confiança para o consumidor. Para isso, é preciso que ele seja criado ou reformulado de modo que os seus produtos / serviços ganhem destaque.

    O layout deve ser limpo (e bonito), de fácil navegação (funcional) e com design responsivo, isto é, que se adapta a qualquer tela (computador, tablet, smartphone até de smartTV).

[Leia mais: Como um site para a empresa faz parte da estratégia de vendas]

  • Criar conteúdos que posicionem seu site nas ferramentas de busca: O Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo. Uma empresa que deseja ser encontrada pelo público deve se posicionar entre os primeiros resultados da pesquisa pelas palavras-chave relacionadas às suas atividades. Isso acontece, basicamente,
    quando o site da sua empresa oferece essas palavras-chave em forma de conteúdo relevante.
  • Faça campanhas no Google ADS e no Facebook ADS: Patrocinar posts (ou impulsionar publicações) é uma forma bastante efetiva de fazer determinado conteúdo chegar ao seu cliente. As ferramentas de campanha do Google e do Facebook – há ainda, a possibilidade de impulsionar publicações no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube – permitem segmentar o público-alvo de diferentes maneiras. Assim como mensurar o alcance das campanhas, tornando mais fácil a criação de novas estratégias.
  • Amplie a interação nas redes sociais: As redes sociais são ambientes que permitem inúmeras possibilidade de relação entre empresa e clientes. Utilizar essas ferramentas para interagir com o público é uma excelente maneira de criar vínculos, fortalecer a marca no meio digital (e, consequentemente, no mercado), e aumentar o engajamento.

No marketing digital, assim como em qualquer ação de marketing off-line, o cliente deve ser o foco de qualquer estratégia. E satisfazer seus clientes vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço. É preciso cativá-los e mantê-los através da oferta de conteúdos que lhes interessem, despertando-lhes a atenção e fazendo com que a jornada de compra se torne uma experiência bastante satisfatória.

Por

Estrutura de Comunicação

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