Durante uma crise, o marketing é um grande – senão o maior – aliado dos negócios. Para manter os saldos positivos, é preciso imaginar possíveis cenários em curto, médio e longo prazo, avaliar as possibilidades de ação, planejar ações e reconhecer e/ou criar oportunidades. As estratégias devem ser traçadas de forma a se obter os melhores resultados com menos uso possível de recursos.
A crise que viemos atravessando, provocada pela necessidade de isolamento social em função do coronavírus tem exigido ações rápidas de CEOs e equipes de marketing a fim de mitigar os efeitos negativos da queda das receitas. Nesse cenário, em que sair na rua se tornou sinônimo de correr risco de ser contaminado, as estratégias de marketing digital se fazem ainda mais necessárias para aproximar clientes e empresas.
Os dados mostram que o efeito do isolamento nas compras por meios digitais é instantâneo. Após a segunda quinzena de março e a segunda de abril (de 2020) – período mais efetivo da quarentena instituído pela maior parte dos estados e municípios –, os brasileiros realizaram 40% a mais de compras on-line que no mês anterior, segundo pesquisa realizada pela agência Compre&Confie, especializada em mercado e comportamento de consumo.
Para muitas empresas, a internet, antes da pandemia da Covid-19 era mais um ambiente para os negócios. Entretanto, após o isolamento tornou-se a única opção ou principal alternativa para a comunicação com o público. A exposição de produtos, o fechamento de negócios e o acompanhamento pós-venda também ocorrem no meio virtual.
O marketing digital é, cada vez mais, peça-chave para empresas que querem se posicionar digitalmente e se aproximar dos clientes.
De maneira geral, as estratégias de marketing digital são pensadas considerando seus efeitos em diversos períodos (de um mês a um ano, por exemplo). Mas em tempos de crise, é preciso agir rapidamente e manter o foco principal das ações dentro de um curto prazo. Em um segundo momento, será possível analisar os resultados e ajustar as
velas, para, então, retomar o percurso de olho no futuro.
As ações devem contemplar a redução de custos de produção, operação e vendas. Para isso, pode ser preciso enxugar o portfólio de produtos / serviços oferecidos e aumentar a acessibilidade dos produtos / serviços aos consumidores. Além de reforçar a confiança do público na marca e preparar a empresa para a normalização dos negócios.
No marketing digital, assim como em qualquer ação de marketing off-line, o cliente deve ser o foco de qualquer estratégia. E satisfazer seus clientes vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço. É preciso cativá-los e mantê-los através da oferta de conteúdos que lhes interessem, despertando-lhes a atenção e fazendo com que a jornada de compra se torne uma experiência bastante satisfatória.
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