O Facebook morreu? Entenda como as alterações na rede social mudaram a relação entre empresa e público e qual a importância da rede para os negócios

Nos últimos dois anos, o Facebook mudou consideravelmente o modo de apresentar os conteúdos publicados, principalmente os posts de marca. Algumas ferramentas foram retiradas, outras acrescentadas, e foram tantas mudanças que muita gente apostou que a rede social estaria dando sinais de cansaço e que logo acabaria. Mas, afinal, o Facebook morreu para os negócios? A resposta é: não!

O Facebook não morreu e ainda é uma excelente ferramenta para o relacionamento entre sua empresa, tanto para criar engajamento quanto para vender produtos ou serviços. Não há como falar em fim de uma rede social que tem mais de 2,2 bilhões de usuários em todo o mundo e quase 130 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo a maior rede social do país.

As modificações recentes foram impulsionadas pela vontade de reconectar os usuários aos amigos e familiares, por isso, o Facebook alterou o algoritmo para que publicações pessoais passassem a aparecer em maior quantidade e frequência na linha do tempo dos usuários, diminuindo o espaço do conteúdo de empresas

O criador da rede, Mark Zuckerberg, garante que todos as alterações feitas no Facebook são para atender às mudanças no comportamento do público. Com isso, algumas empresas perceberam uma queda no alcance orgânico de suas publicações, problema que logo foi resolvido com novas estratégias de ação das empresas ou agências de marketing digital.

USO DO FACEBOOK POR EMPRESAS: COMO A REDE IMPULSIONA OS NEGÓCIOS

O Facebook é uma rede social com enorme alcance e que permite atrair e manter clientes. Para muitas empresas, ele é o principal instrumento de ligação entre seus produtos e seus clientes em meio virtual.

Com um bom plano de ação, sua empresa pode obter mais engajamento e se tornar referência no Facebook e, assim, ampliar ainda mais o alcance de suas publicações e anúncios. Para isso, é fundamental estar atento à interação (responder aos comentários e mensagens, tirar dúvidas e mostrar-se disponível para o cliente); e investir em posts atrativos, com conteúdo em diversos formatos (textos, vídeos,infográficos, fotos etc.). Do mesmo modo, é importante que as postagens no Facebook levem ao site da empresa, a uma Landing Page ou a um post blog.

Entre as ferramentas da rede, o Facebook Ads, serviço de anúncios do Facebook, é o mais utilizado pelas empresas em ações de marketing. A ferramenta possui inúmeros recursos para segmentação e diversas maneiras de investimento, permitindo que as empresas atinjam o público-alvo de maneira certeira. Assim, a interação e a participação – ou seja, o engajamento – dos clientes ou potenciais clientes é maior e gera melhores resultados para os negócios.

O Facebook Ads permite mensurar as ações e controlar todas as atividades. Desse modo, é possível criar gráficos com os resultados, ajustar o planejamento, minimizando gastos desnecessários, e criar novas estratégias quando for preciso.

Entre os benefícios do Facebook no marketing digital de uma empresa, citamos:

— Amplia a visibilidade da empresa;
— Aumenta o tráfego no site;
— Gera leads;
— Aumenta as chances de vendas;
— Permite o feedback de clientes.

Vale ressaltar que, mesmo sendo muito importante em planos de marketing digital, o Facebook é somente um dos inúmeros instrumentos on-line para divulgar uma empresa. Por isso, para obter resultados mais certeiros, o ideal é criar uma estratégia que envolva outras redes sociais, blog e site atualizado, entre outras possíveis ações.
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