É bastante comum encontrar pessoas que acham que marketing digital é sinônimo de postagem e interação com clientes nas redes sociais. Isso se explica porque, muitas vezes, as redes são a parte mais visível da estratégia. Ou seja, o marketing digital pode ser explicado como uma espécie de iceberg. Na ponta, o que vemos, estão as postagens de textos, vídeos, gráficos etc.; enquanto na parte submersa, há o trabalho que sustenta essas postagens: planejamento de conteúdo; estudo de persona / público-alvo; objetivos de mercado; análise de concorrência; monitoramento e mensuração de resultados; branding, etc.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana ComScore, as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) são os destinos mais acessados pelos brasileiros na internet. Em média, os usuários passam 1 hora e 22 minutos diariamente rolando os feeds e interagindo com amigos por meio dessas redes. Isso faz com que elas sejam, sim, grandes aliadas das empresas porque, além da exposição, o retorno sobre o investimento (ROI) costuma ser mais alto que o das mídias tradicionais. Mas essa é uma das vantagens do marketing digital.
O marketing digital envolve inúmeros conceitos e ferramentas capazes de
aumentar a visibilidade de uma empresa e a confiança do público em uma marca. Para isso, é preciso que haja planejamento, conhecimento das ferramentas disponíveis, adaptação das estratégias de acordo com o público-alvo, ações assertivas e mensuração de resultados para definição de novas metas. E tudo isso só é possível com uma boa gestão de marketing.
São inúmeras as ferramentas do marketing digital, e são infinitas as possibilidades de combinações dessas ferramentas para a criação de estratégias que se alinhem com os propósitos de cada empresa e tragam os resultados esperados.
Saiba quais são as estratégias mais eficientes e saiba quais são as mais indicadas para as necessidades da sua empresa.
[Leia mais: Estratégias de marketing digital para vencer a crise]
Inbound Marketing ou marketing de atração tem como objetivo fazer com que as pessoas encontrem seu produto ou serviço. Para isso, as empresas devem oferecer um conteúdo que responda às questões dos clientes e estabelecer um canal de comunicação com seu público.
Com produção de conteúdo relevante, criam-se meios para posicionar sua marca nos sites de busca, a fim de atrair e converter o público-alvo.
[Leia mais: Marketing de conteúdo: destaque-se com produções de qualidade]
Essas ferramentas permitem que o conteúdo seja mostrado de acordo com o
momento em que o cliente se encontra na jornada de compra. O marketing de conteúdo envolve diversos canais, como blog, site institucional e redes sociais.
[Leia mais: Qual a melhor rede social para os negócios?]
E-mail marketing é uma maneira de abrir e manter um canal direto com cada cliente. As ferramentas disponíveis permitem criar listas segmentadas e, assim, aumentar a taxa de abertura e de conversão.
Para que o conteúdo produzido esteja bem ranqueado e seja facilmente
encontrado pelo público, é preciso que ele seja otimizado para os motores de busca – Search Engine Optimization (SEO).
Há três tipos de publicidade (anúncios) utilizados na internet:
Trata-se de um conjunto de ferramentas que permite organizar e criar fluxos de trabalho e de comunicação.
[Leia mais: Saiba o que significam as palavras mais comuns na automação de marketing]
Com as ferramentas de automação de marketing é possível mapear a jornada de compra de cada cliente e interagir individualmente, de forma automatizada, oferecendo a cada um as informações necessárias para que passe ao próximo estágio até o fim da negociação.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.