Marketing de conteúdo é o primeiro passo em uma boa estratégia de marketing digital. Ele é necessário para criar engajamento do público-alvo e expandir a rede de clientes em potencial. E ainda, ajuda a fidelizar quem já é cliente. A criação de conteúdo relevante e de qualidade atrai leitores e gera valor à sua marca. Isso faz com que sua empresa se torne referência na área em que atua.
O marketing digital tem como uma das premissas atrair possíveis clientes de uma maneira diferente da publicidade convencional. Esta tem o cliente como um espectador. Ou seja, o potencial consumidor é uma figura passiva que “recebe” a propaganda do produto X da marca anunciante. Isso acontece enquanto ele enquanto assiste televisão, folheia uma revista ou passa por um outdoor. Já no meio digital, através do inbound marketing, o consumidor assume papel de agente da ação. É ele quem busca informações sobre o que deseja (produtos ou serviços). E pode, por meio do conteúdo que recebe, escolher qual opção se adequa melhor às suas necessidades.
Essa procura se dá, principalmente, por busca de palavras-chaves e em sites como o Google. Ou seja, é preciso que o conteúdo publicado pela sua empresa responda às perguntas do seu público-alvo. O texto deve esclarecer dúvidas, resolver problemas. Ou, ainda, ser didático – como um manual ou guia. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante.
Um bom conteúdo, além de atrair quem buscou por determinadas palavras-chave, pode gerar engajamento (compartilhamento, curtidas e comentários). Ou seja, alcançando pessoas além do público-alvo inicial. Isso faz com que sua marca seja bem recebida e percebida no mercado consumidor. Assim, quando alguém que já é consumidor da sua marca compartilha um conteúdo de qualidade é como se o antigo “boca a boca” fosse amplificado em potência global. Afinal, a internet não tem fronteiras. E isso faz com que outras pessoas percebam positivamente sua marca e, assim, gere novos negócios.
A resposta à essa pergunta parece ser bastante simples: Atrair leitores que gostem do material. Mas na prática, não é tão fácil assim produzir um conteúdo de qualidade! É preciso tomar alguns cuidados. Além de oferecer um material de leitura agradável, deve tratar das questões buscadas pelo cliente. O texto deve conter elementos que melhorem seu ranqueamento em sites de busca. Afinal, ele só será lido se for encontrado!
As palavras-chave são os termos (frases ou palavras soltas) utilizadas para fazer uma busca na internet. Elas funcionam como gatilho para o SEO (Search Engine Optimization). Essa é ferramenta que procura os textos em um buscador. Para que o texto apareça entre os primeiros resultados da busca, é preciso que ele contenha as palavras-chave procuradas pelo usuário. E, o mais importante, que elas sejam usadas da maneira correta. Pois o sistema entende quando são “jogadas” fora do contexto, apenas para aumentar o número de ocorrências.
O ideal é utilizar palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio. E nunca esquecer que, mais importante que o site de busca é o leitor, que deve ter uma boa experiência com o marketing de conteúdo. Por isso, o texto deve ser escrito para ser lido. Tudo isso de forma clara e agradável. E não somente para responder aos mecanismos de busca.
Não há uma fórmula exata para determinar qual o tamanho e o formato perfeitos. Isso depende do público-alvo de cada marca e a que o texto se propõe. Muitas vezes, o conteúdo deve sanar uma dúvida simples. E não há razão para que se estenda por inúmeras páginas, o que pode cansar o leitor.
O ideal é que não tenha menos de 500 palavras (para ser beneficiado em buscas pelo Google). E deve ter o tamanho suficiente para entregar ao leitor as informações que ele buscou. O ideal é realizar a análise dos dados para perceber as preferências do seu público e adequar a linguagem e o formato a elas.
Vale lembrar que, neste post, estamos nos atendo a conteúdos escritos – posts para blogs, artigos etc. No entanto, há diversos formatos de conteúdos a serem explorados em uma estratégia de marketing de conteúdo. Entre eles estão vídeos, podcasts, e-Books, entre outros.
Cuidar da escaneabilidade também é fundamental. Isso significa que a formatação do conteúdo deve ser agradável e funcional. Pois, normalmente, “escaneamos” o conteúdo com os olhos para saber vale a pena continuar a leitura ou não.
É indicado intercalar blocos de textos com intertítulos, imagens, principalmente em textos mais longos.
É importante utilizar linguagem concisa e clara. Ela deve ser de fácil entendimento, mas cuidado para o conteúdo não ficar raso!
A revisão gramatical é outro fator que contribui para a leitura, e alguns erros podem colocar a credibilidade do conteúdo em xeque.
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