Marketing de conteúdo: destaque-se com produções de qualidade

Marketing de conteúdo é o primeiro passo em uma boa estratégia de marketing digital. Ele é necessário para criar engajamento do público-alvo e expandir a rede de clientes em potencial. E ainda, ajuda a fidelizar quem já é cliente. A criação de conteúdo relevante e de qualidade atrai leitores e gera valor à sua marca. Isso faz com que sua empresa se torne referência na área em que atua.

O marketing digital tem como uma das premissas atrair possíveis clientes de uma maneira diferente da publicidade convencional. Esta tem o cliente como um espectador. Ou seja, o potencial consumidor é uma figura passiva que “recebe” a propaganda do produto X da marca anunciante. Isso acontece enquanto ele enquanto assiste televisão, folheia uma revista ou passa por um outdoor. Já no meio digital, através do inbound marketing, o consumidor assume papel de agente da ação. É ele quem busca informações sobre o que deseja (produtos ou serviços). E pode, por meio do conteúdo que recebe, escolher qual opção se adequa melhor às suas necessidades.

Essa procura se dá, principalmente, por busca de palavras-chaves e em sites como o Google. Ou seja, é preciso que o conteúdo publicado pela sua empresa responda às perguntas do seu público-alvo. O texto deve esclarecer dúvidas, resolver problemas. Ou, ainda, ser didático – como um manual ou guia. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante.

Marketing de conteúdo e o engajamento

Um bom conteúdo, além de atrair quem buscou por determinadas palavras-chave, pode gerar engajamento (compartilhamento, curtidas e comentários). Ou seja, alcançando pessoas além do público-alvo inicial. Isso faz com que sua marca seja bem recebida e percebida no mercado consumidor. Assim, quando alguém que já é consumidor da sua marca compartilha um conteúdo de qualidade é como se o antigo “boca a boca” fosse amplificado em potência global. Afinal, a internet não tem fronteiras. E isso faz com que outras pessoas percebam positivamente sua marca e, assim, gere novos negócios. 

Como tornar o conteúdo relevante?

A resposta à essa pergunta parece ser bastante simples: Atrair leitores que gostem do material. Mas na prática, não é tão fácil assim produzir um conteúdo de qualidade! É preciso tomar alguns cuidados. Além de oferecer um material de leitura agradável, deve tratar das questões buscadas pelo cliente. O texto deve conter elementos que melhorem seu ranqueamento em sites de busca. Afinal, ele só será lido se for encontrado!

Conheça alguns elementos fundamentais para um conteúdo ser considerado relevante.

Procure as palavras-chave certeiras

As palavras-chave são os termos (frases ou palavras soltas) utilizadas para fazer uma busca na internet. Elas funcionam como gatilho para o SEO (Search Engine Optimization). Essa é ferramenta que procura os textos em um buscador. Para que o texto apareça entre os primeiros resultados da busca, é preciso que ele contenha as palavras-chave procuradas pelo usuário. E, o mais importante, que elas sejam usadas da maneira correta. Pois o sistema entende quando são “jogadas” fora do contexto, apenas para aumentar o número de ocorrências.

O ideal é utilizar palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio. E nunca esquecer que, mais importante que o site de busca é o leitor, que deve ter uma boa experiência com o marketing de conteúdo. Por isso, o texto deve ser escrito para ser lido. Tudo isso de forma clara e agradável. E não somente para responder aos mecanismos de busca.

Ter tamanho e formato adequados

Não há uma fórmula exata para determinar qual o tamanho e o formato perfeitos. Isso depende do público-alvo de cada marca e a que o texto se propõe. Muitas vezes, o conteúdo deve sanar uma dúvida simples. E não há razão para que se estenda por inúmeras páginas, o que pode cansar o leitor. 

O ideal é que não tenha menos de 500 palavras (para ser beneficiado em buscas pelo Google). E deve ter o tamanho suficiente para entregar ao leitor as informações que ele buscou.  O ideal é realizar a análise dos dados para perceber as preferências do seu público e adequar a linguagem e o formato a elas.

Vale lembrar que, neste post, estamos nos atendo a conteúdos escritos – posts para blogs, artigos etc. No entanto, há diversos formatos de conteúdos a serem explorados em uma estratégia de marketing de conteúdo. Entre eles estão vídeos, podcasts, e-Books, entre outros.

O conteúdo deve ser agradável ao olhar

Cuidar da escaneabilidade também é fundamental. Isso significa que a formatação do conteúdo deve ser agradável e funcional. Pois, normalmente, “escaneamos” o conteúdo com os olhos para saber vale a pena continuar a leitura ou não.

É indicado intercalar blocos de textos com intertítulos, imagens, principalmente em textos mais longos.

É importante utilizar linguagem concisa e clara. Ela deve ser de fácil entendimento, mas cuidado para o conteúdo não ficar raso!

A revisão gramatical é outro fator que contribui para a leitura, e alguns erros podem colocar a credibilidade do conteúdo em xeque.

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