Podcast para negócios: Criar conteúdos em áudio é tendência

Podcast para negócios: Criar conteúdos em áudio é tendência

Em pouco tempo de existência, a criação de conteúdo em áudio e sua distribuição em formato de podcast deixou de ser algo exclusivo de influenciadores digitais e comunicadores. Ele vem ganhando adeptos no mundo corporativo. A grande novidade é que não são só consultores, CEOs e empreendedores que estão – como pessoa física – utilizando podcasts para negócios. Por exemplo, em 2019 houve um boom de empresas, como a Natura e a Volkswagen, que passaram a produzir esse tipo de conteúdo como ferramenta de marketing digital. E os resultados são excelentes.O sucesso dos podcasts para negócios se deve, principalmente, pela praticidade do formato . Além disso, por estarem disponíveis em plataformas de streaming, algumas com acesso grátis. Isso permite ao público escutar episódios dos podcasts preferidos no trânsito, enquanto faz exercícios físicos ou realiza outras atividades rotineiras.

MAS, AFINAL, O QUE É E PARA QUE SERVE UM PODCAST PARA NEGÓCIOS?

Basicamente, podcast é uma gravação de áudio que tem como “parente distante” o programa de rádio. Ele pode ser feito em diversos formatos, com entrevistas, com mais de um participante, de forma totalmente expositiva. Em geral, há uma pauta apresentada pelo idealizador do podcast que é debatida com convidados. Os assuntos podem ser variados, desde descobertas científicas a bandas de música, de empreendedorismo a jogos de videogame.

É um modelo bastante democrático desde a concepção até a maneira como é consumido. Um benefício é o fato de ficar disponível permite que seja ouvido por praticamente qualquer pessoa com acesso à internet, a qualquer hora. Podendo ser reproduzido e pausado quantas vezes o ouvinte desejar.

Como ferramenta do marketing digital, o podcast para negócios tem como propósito:

  • compartilhar conteúdo a respeito da área de atuação de uma empresa, dos serviços prestados por ela ou dos produtos comercializados
  • informar e entreter o público-alvo com um material atrativo, fortalecendo a marca e fazendo com que a empresa se torne referência no seu nicho de mercado
  • noticiar, debater e repercutir novidades relacionadas ao setor de atuação da empresa;
  • aumentar a credibilidade da marca diante de seus clientes

COMO FAZER UM PODCAST PARA O SEU NEGÓCIO?

Como a oferta de conteúdo é bastante grande e diversificada é importante ter profissionalismo na hora de utilizar um podcast para negócios.

O processo começa com o planejamento, que deve priorizar a audiência (atrair e manter os ouvintes/clientes). Se um podcast oferece conteúdo de qualidade, o público indica, compartilha e aguarda pelo próximo episódio. Isso gera engajamento com a marca. Alguns itens devem ser considerados no planejamento. São eles:

  • Qual o público-alvo?
  • Como utilizar uma linguagem acessível e coerente com o público-alvo?
  • Quais os temas tratados?
  • Como deixar os episódios mais dinâmicos e atraentes?
  • Terá convidados? Quem serão?
  • Qual a frequência dos episódios?
  • Haverá um canal para que o público deixe questões a serem tratadas no episódio seguinte?

Chegou a hora de colocar o podcast em prática

A gravação é o momento de pôr o planejamento em prática. É preciso que ela seja feita da maneira mais profissional possível, em uma sala sem ruídos e sem ecos e com bons equipamentos. Se houver a possibilidade de gravar em um estúdio, melhor ainda.

O ideal é que o equipamento seja operado por alguém do ramo. A pessoa deve ter experiência também com softwares de edição de som. Isso vai garantir mais qualidade ao áudio. Além de melhorar a compreensão das falas e retirar possíveis chiados ou outros ruídos. 

Então, chega a hora da edição, que é fundamental para conferir a fluidez necessária ao episódio produzido. E antes de mais nada, certifique-se de que haja um backup da gravação original. Isso vai evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada.

Dependendo do software utilizado, é possível aplicar algumas técnicas que ajudem a garantir mais qualidade para o podcast. Entre elas, a amplificação do som, redução de ruídos, compressão, normalização do áudio e equalização.

A publicação do podcast pode ser feita em plataformas de áudio. Elas permitem o acesso de mais pessoas e de um público mais diversificado. Ou os arquivos podem ficar disponíveis no próprio site ou no blog da empresa.

Para finalizar, é fundamental divulgar o podcast. Para isso, utilize todas as ferramentas possíveis. Use seu site, blog, redes sociais, e-mail marketing, landing pages. É preciso que seus clientes ou potenciais clientes tenham conhecimento e fácil acesso ao conteúdo criado pela empresa. 

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo