Em pouco tempo de existência, a criação de conteúdo em áudio e sua distribuição em formato de podcast deixou de ser algo exclusivo de influenciadores digitais e comunicadores. Ele vem ganhando adeptos no mundo corporativo. A grande novidade é que não são só consultores, CEOs e empreendedores que estão – como pessoa física – utilizando podcasts para negócios. Por exemplo, em 2019 houve um boom de empresas, como a Natura e a Volkswagen, que passaram a produzir esse tipo de conteúdo como ferramenta de marketing digital. E os resultados são excelentes.O sucesso dos podcasts para negócios se deve, principalmente, pela praticidade do formato . Além disso, por estarem disponíveis em plataformas de streaming, algumas com acesso grátis. Isso permite ao público escutar episódios dos podcasts preferidos no trânsito, enquanto faz exercícios físicos ou realiza outras atividades rotineiras.
Basicamente, podcast é uma gravação de áudio que tem como “parente distante” o programa de rádio. Ele pode ser feito em diversos formatos, com entrevistas, com mais de um participante, de forma totalmente expositiva. Em geral, há uma pauta apresentada pelo idealizador do podcast que é debatida com convidados. Os assuntos podem ser variados, desde descobertas científicas a bandas de música, de empreendedorismo a jogos de videogame.
É um modelo bastante democrático desde a concepção até a maneira como é consumido. Um benefício é o fato de ficar disponível permite que seja ouvido por praticamente qualquer pessoa com acesso à internet, a qualquer hora. Podendo ser reproduzido e pausado quantas vezes o ouvinte desejar.
Como ferramenta do marketing digital, o podcast para negócios tem como propósito:
Como a oferta de conteúdo é bastante grande e diversificada é importante ter profissionalismo na hora de utilizar um podcast para negócios.
O processo começa com o planejamento, que deve priorizar a audiência (atrair e manter os ouvintes/clientes). Se um podcast oferece conteúdo de qualidade, o público indica, compartilha e aguarda pelo próximo episódio. Isso gera engajamento com a marca. Alguns itens devem ser considerados no planejamento. São eles:
A gravação é o momento de pôr o planejamento em prática. É preciso que ela seja feita da maneira mais profissional possível, em uma sala sem ruídos e sem ecos e com bons equipamentos. Se houver a possibilidade de gravar em um estúdio, melhor ainda.
O ideal é que o equipamento seja operado por alguém do ramo. A pessoa deve ter experiência também com softwares de edição de som. Isso vai garantir mais qualidade ao áudio. Além de melhorar a compreensão das falas e retirar possíveis chiados ou outros ruídos.
Então, chega a hora da edição, que é fundamental para conferir a fluidez necessária ao episódio produzido. E antes de mais nada, certifique-se de que haja um backup da gravação original. Isso vai evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada.
Dependendo do software utilizado, é possível aplicar algumas técnicas que ajudem a garantir mais qualidade para o podcast. Entre elas, a amplificação do som, redução de ruídos, compressão, normalização do áudio e equalização.
A publicação do podcast pode ser feita em plataformas de áudio. Elas permitem o acesso de mais pessoas e de um público mais diversificado. Ou os arquivos podem ficar disponíveis no próprio site ou no blog da empresa.
Para finalizar, é fundamental divulgar o podcast. Para isso, utilize todas as ferramentas possíveis. Use seu site, blog, redes sociais, e-mail marketing, landing pages. É preciso que seus clientes ou potenciais clientes tenham conhecimento e fácil acesso ao conteúdo criado pela empresa.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.