Qual a melhor rede social para os negócios? Escolher a melhor opção para a sua empresa amplia as chances de ter bons resultados

É praticamente impossível falar de marketing para empresas sem pensar em marketing digital, e não se faz marketing digital sem presença nas redes sociais. De acordo com a MarketingSherpa, empresa que é referência mundial em marketing digital, 70% das pessoas adultas nos Estados Unidos seguem empresas / marcas nas redes sociais. Na faixa entre 18 e 34 anos, o percentual aumenta para 95%.

Mesmo sendo uma pesquisa referente ao mercado norte-americano, é possível transportá-la para a realidade das empresas brasileiras. Segundo o relatório Digital In 2019, encomendado pelas empresas We Are Social e Hootsuite, 66% da população do nosso país têm perfil nas principais redes sociais, destes, 89% procuram por serviços ou produtos pela internet e
acabam fechando negócio online.

As redes sociais são parte do cotidiano de grande parcela da humanidade e são fundamentais para os negócios de empresas de praticamente todos os nichos e tamanhos – de lojas a cemitérios, de escolas a hospitais… Seja qual for o seu negócio, as redes sociais devem ser utilizadas como parte da estratégia de marketing digital. Assim, aumentando o tráfego para o site ou blog, melhorando a relação com o cliente / consumidor, ampliando os canais de divulgação e ajudando na construção de autoridade no mercado.

No entanto, para que os resultados aconteçam, não basta criar um perfil nas redes e esperar que os clientes acessem a página: é preciso agir! E o primeiro passo é escolher a rede que mais se adequa ao seu público e às necessidades da sua empresa.

COMO ESCOLHER A REDE SOCIAL IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO

Todo empreendedor sabe que sua marca precisa ser vista pelo seu público. No mundo offline, isso significa estar em um bom ponto comercial e fazer propaganda em meios tradicionais. Já no mundo online, quer dizer colocar a marca onde o público está. Para escolher a rede certa para a sua empresa, é preciso entender como cada uma funciona, qual delas condensa a maior parte do público-alvo da marca e qual a linguagem usada em cada rede e de que maneira agir.

Conheça as características de cada uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e entenda qual é a mais indicada para os negócios, mas, lembre-se de que o ideal é combinar duas ou mais redes sociais na sua estratégia de marketing digital.

Facebook

De acordo com o último relatório da Secom, o Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros: cerca de 120 milhões de usuários mensais. No mundo, são mais de 1,4 bilhão de usuários na rede. O sucesso se deve às facilidades de utilização e pelo fato de a plataforma permitir conteúdos em diversos formatos, como textos, fotos, vídeos e gifs.
As empresas se beneficiam dessa rede social com a criação de uma “fan page”, que é gratuita, e os investimentos são para impulsionar as publicações, que podem ser segmentadas de acordo com o público-alvo.
O Facebook é indicado tanto para quem deseja atrair novos clientes quanto para quem precisa manter clientes antigos. É, ainda, uma boa ferramenta para tirar dúvidas, ampliar e melhorar a relação com o público.

Twitter

O microblog permite postagens de até 280 caracteres com fotos, pequenos vídeos, gifs, links e enquetes. Ao contrário do Facebook, no Twitter não há solicitação de amizade, as pessoas seguem umas às outras, mas é possível seguir um perfil sem ser seguido por ele. Isso muda a relação dentro da rede, pois as publicações só são vistas pelos seguidores.
Há pouco tempo, a ferramenta passou a permitir propagandas, mas essa não é a maneira mais recomendável de agir no Twitter. Por ser uma plataforma de mensagens rápidas, com “vida últil” curta, o Twitter é indicado para empresas que possuem muito conteúdo para ser compartilhado e que possam alimentar o perfil várias vezes ao dia. Caso contrário, as postagens não atingirão um número considerável de seguidores.
O Twitter pode ser usado por quem precisa ou deseja interagir rapidamente com os usuários / clientes, sendo especialmente indicado para divulgação de ações pontuais, promoções e lançamentos.

Instagram

O aplicativo tem mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo – mais de 50 milhões no Brasil – e, embora tenha sido criado para ser usado por pessoas físicas, logo se tornou uma ótima rede para os negócios e, hoje, é possível criar perfis empresariais (com ferramentas exclusivas).
A interação no Instagram se dá por fotos e vídeos curtos, tanto em publicações permanentes, no feed, quanto em temporárias, nos stories.
Por ser uma rede basicamente visual, o Instagram é indicado para empresas que comercializam produtos ou oferecem serviços com apelo visual. Assim, é bastante utilizada por lojas de roupas, maquiagens e decoração; por profissionais de estética, da moda e de arquitetura, por exemplo.
No Instagram, vale investir em tratamento de imagem, a fim de chamar atenção pela qualidade das fotos e dos vídeos. Afinal, nessa rede, uma imagem vale mais que mil palavras.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa mundial. Ela é indicada para quem busca leads mais qualificados, por isso é mais usada para estimular contatos entre profissionais e empresas e ampliar o networkig.
Nessa rede, os perfis funcionam como uma espécie de currículo, com informações sobre experiências profissionais e habilidades, e é possível também discutir assuntos relacionados a determinados temas, ler artigos publicados por pessoas que são referências na área de atuação da sua empresa e se tornar uma referência no mercado.

Tão importante quanto escolher a rede social perfeita para cada ação da sua empresa é saber como agir em cada uma delas. Para isso, conte com a ajuda do nosso time de especialistas em marketing digital!

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