Por que o e-mail marketing deve fazer parte da estratégia?

Por que o e-mail marketing deve fazer parte da estratégia?

A grande autoridade em marketing, Philip Kotler, afirma que custa até cinco vezes mais recursos conquistar novos clientes do que manter os que você já tem. E se tem uma forma de reter clientes e manter eles ativos é através de uma ação estratégica de e-mail marketing.

Embora algumas pessoas apontem que o e-mail já não serve mais como ferramenta de venda e de relacionamento eficiente, sabemos que usar e-mail marketing de forma estratégica vai movimentar seus negócios.

E-mail marketing estratégico

A diferença entre o e-mail marketing que só enche a caixa de entrada do seu contato e um que vai gerar acessos ao seu site e uma possível compra é a forma de usar essa ferramenta. 

Desde 1969 as mensagens eletrônicas de e-mail são utilizadas com o objetivo comercial, e desde então esse tipo de comunicação faz parte da rotina de quem usa a internet para comprar e manter-se informado.

Porém, com o uso excessivo dessa ferramenta, a eficácia do e-mail pode ter caído em descrédito. É só pensar na quantidade de novas mensagens que entram na caixa de spam da sua conta todos os dias.

Uma importante base de relacionamento

Uma boa base de e-mails é construída a partir de uma ação de interesse de alguém. Quando uma pessoa preenche o endereço de e-mail em uma página de captação de um conteúdo rico, demonstra querer saber mais sobre seu produto através do site e quer receber seus comunicados, esse contato é muito valioso!

Exatamente por isso, não recomendamos a compra de listas de e-mails. Você não deve enviar mensagens para quem nunca teve contato com a sua marca, é isso que torna o serviço de e-mail marketing algo inadequado.

Entregue valor nos seus e-mails

Para que os e-mails que sua empresa envia não sejam considerados inconvenientes, a primeira atitude é entregar algo valioso para seu contato. Partindo do princípio que ele sinalizou querer saber mais sobre o negócio, a segmentação de leads (termo utilizado nas estratégias de Inbound Marketing, clique aqui para saber o que é um lead) é o primeiro passo para traçar uma estratégia de e-mail marketing que vai dar resultado.

Tipos de e-mail marketing e suas aplicações

Qualquer campanha de e-mail marketing estratégica será iniciada com um objetivo: entregar valor para quem vai receber aquela mensagem. Para isso, existem diferentes tipos de comunicação que podem ser enviadas. Confira as principais:

Newsletter

É o tipo de e-mail que vai manter sua base de contatos atualizada sobre as novidades do blog, canal do Youtube e lançamentos de conteúdos ricos.

De acordo com a sua demanda de produção esse e-mail pode ser semanal, quinzenal ou até mensal. O importante é destacar o que há de novidades e criar um e-mail atrativo, com links corretos para cada chamada e que faça a pessoa chegar ao seu conteúdo.

Promocional 

O e-mail que fala do produto e oferece uma oferta com o objetivo de vender deve ser utilizado nas estratégias de e-mail marketing para leads que percorrem uma trilha de conteúdos, ou ainda em datas especiais.

Enviar e-mails com alta frequência falando sobre produtos com objetivo exclusivo de venda funciona para lojas que têm ofertas imperdíveis, mas mesmo nesta estratégia vai ser necessário pensar na segmentação. 

Boas-vindas

É o primeiro contato que você vai ter com o interessado no seu negócio. A oportunidade ideal para segmentar sua base e iniciar uma comunicação de e-mail marketing estratégica eficiente.

O e-mail de boas vindas deve ser utilizado como resposta para cadastro no site, como retorno pelo interesse em um conteúdo rico, para quem solicitou uma informação ou orçamento.

Aproveite para perguntar neste e-mail quais são os interesses que a pessoa tem. Com essa informação, inclua o contato nas listas de envio de newsletter, ofertas de produtos e novos lançamentos.

Lembre-se que ter um contato de e-mail é uma responsabilidade para a empresa. A Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor e sua base precisa estar dentro das normas para evitar qualquer tipo de penalidade.

O e-mail marketing não morreu

Diariamente são enviados mais de 300 bilhões de e-mails em todo o mundo. Dentro desse universo, grande parte deles gera negócios. Desta forma, seja estratégico no envio das suas comunicações.

É possível atender seu cliente por diversos canais. Mesmo que seus atendimentos aconteçam pelas mensagens de Whatsapp, Telegram ou Direct do Instagram, o e-mail ainda carrega a marca da formalização de um contato.

Para colher bons frutos dessa ferramenta de comunicação, que é o e-mail marketing, mantenha sua base higienizada e trate seus contatos com o valor que eles merecem. 

Conte um um time de especialista 

A melhor forma de usufruir de uma estratégia de marketing digital completa, incluindo as boas práticas de envio de e-mail marketing estratégico e manutenção da base de contatos, é contar com uma equipe que conheça plataformas e caminhos que farão sua comunicação obter resultados.

Para saber mais sobre nossos cases, e como uma equipe especializada em comunicação integrada pode atuar no seu negócio, confira os Cases da Estrutura de Comunicação.

E para falar com nossa equipe para saber mais detalhes, mande um e-mail para karyna@estruturadecomunicacao.com.br.

Por

Estrutura de Comunicação

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