A importância da personalização no marketing digital

Qual diferencial do seu produto ou serviço, o que torna o seu negócio único e merecedor dos clientes que conquistou? Saber a resposta para essa pergunta é uma das chaves para que a empresa perceba seu valor e desenvolva uma estratégia de mercado. A partir disso será possível entender a importância da personalização no marketing digital em busca de resultados para sua marca.

A personalização no marketing digital é uma das principais tendências para a comunicação e quem está executando essa estratégia já está colhendo os resultados da fidelização dos clientes.

Fazer marketing digital de forma personalizada demanda da equipe de comunicação o conhecimento sobre como o mercado mas, principalmente, sobre o cliente modelo. Esse cliente ideal, também chamado de “persona”, é aquele para quem você gostaria sempre de vender. Quando é possível desenhar esse perfil, é natural que a comunicação ganhe características que vão conversar com quem você deseja ter mais próximo na hora de fazer negócio.

Personalização do marketing digital na prática

Vamos imaginar que o seu negócio seja especializado em projetos de instalação, captação e geração de energia solar. Dentro deste mercado sua empresa deve terminar qual tipo de público deseja atingir, se residências ou comércios, por exemplo. Esse ponto é fundamental porque a comunicação, mesmo se tratando do mesmo produto, precisa ser diferente. 

Ao vender um projeto de energia solar para o dono de uma residência, seus conteúdos devem explorar os benefícios voltados para esse segmento, já para vender para um empresário ou diretor de uma indústria, a forma de comunicar precisa levar em consideração outros aspectos.

Por isso, quem coloca em prática as estratégias do Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, consegue desenhar jornadas de relacionamento para diferentes etapas da comunicação, desde a apresentação do produto na internet até o pós-venda.

Efeitos da transformação digital

A forma de comunicar e de fazer marketing mudou junto com os hábitos da sociedade, cada vez mais é preciso saber posicionar seu negócio no meio digital, mas, em um mundo que oferece conteúdo e informação durante 24 horas por dia, é fundamental saber comunicar de forma específica e pontual. 

A personalização no marketing digital leva em consideração o cliente alvo, o momento e os conteúdos ideais e também a experiência que a marca vai proporcionar ao seu cliente ou prospect. 

Os serviços de entretenimento online oferecem a possibilidade de cada um escolher o que quer assistir e ouvir na hora que escolher, diferente das décadas passadas quando os canais de televisão e rádio ofereciam a mesma programação para todos. 

Nas redes sociais, seus clientes acompanham pessoas que os inspiram, e as ferramentas de distribuição de conteúdo levam em conta os hábitos dos usuários para entregar um ou outro tipo de conteúdo. Neste cenário, é de extrema relevância produzir uma comunicação que entregue valor para quem acompanha, muito mais do que simplesmente vender o produto como acontecia em um anúncio de revista, por exemplo.

Comunicação Integrada como estratégia

Enxergando as mudanças deste mercado na última década, a Estrutura de Comunicação começou a fomentar a Comunicação Integrada como estratégia para realizar o relacionamento de seus clientes com os veículos de mídia espontânea e também a posicionar os negócios para criarem uma presença digital consistente. 

Utilizando ferramentas e plataformas de marketing digital, e toda experiência da equipe de profissionais de comunicação, a Estrutura já atendeu clientes dos mais variados segmentos, desde indústrias, serviços e também comércio físico e online.

A personalização no marketing digital é uma tendência para 2021, mas desde o começo a Estrutura já tem esse entendimento de estratégia ao atender de forma personalizada cada um de seus clientes. “O pacote dos nossos clientes nasce da conversa que temos com eles, quando conhecemos as expectativas e o mercado, traçamos uma rota, a partir dela é que desenhamos o que o negócio precisa para pensar nos resultados. Se o cliente precisa de jornadas robustas de Inbound Marketing, reunimos o conhecimento necessário para entregar, mas se identificamos que há potencial para publicação nos veículos de mídia espontânea, orientamos para que esse também seja um dos segmentos que a gente possa abordar no contrato, por isso, temos a segurança de dizer que oferecemos um serviço de comunicação integrada na prática”, explica Karyna Pereira, Diretora de Relacionamento da agência que está sediada em Florianópolis desde 2012.

Ficou interessado em saber mais sobre a personalização no marketing digital? Entre em contato com a Estrutura de Comunicação e saiba o quanto seu negócio pode evoluir com uma estratégia integrada e personalizada.

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