Verdade seja dita: quem é que imaginou a assessoria de imprensa viva na era digital?
Não dá para negar que o mundo mudou em razão da globalização e da digitalização da vida, não é mesmo? O acesso às novas tecnologias permitiu (e exigiu) que processos fossem atualizados. De tal modo, a assessoria de imprensa seguiu o mesmo caminho e renovou a maneira de atuar.
Neste post, iremos explicar os motivos que justificam a transformação da assessoria de imprensa nos últimos anos. Um deles é o fortalecimento junto aos sites e blogs. Esses canais carecem dos materiais diários para a atualização dos conteúdos, enviados pelos assessores.
Portanto, o trabalho realizado por uma reconhecida agência de comunicação ainda é muito necessário.
Outra missão da assessoria de imprensa é fortalecer a marca do cliente por meio do relacionamento com jornalistas e os veículos de mídia.
Para ficar por dentro do assunto, leia o nosso material até o fim.
Antes de mais nada, você precisa saber o papel de uma assessoria de imprensa. Vamos lá?
Como já citamos, o assessor de imprensa tem a missão de colocar o cliente em destaque na mídia. Ou seja, encontrar espaços espontâneos para realizar a divulgação.
Dessa maneira, é possível conquistar mais credibilidade e ampliar o alcance da marca.
Para isso, o assessor de imprensa acompanha entrevistas e cria inúmeros materiais para a imprensa, como editoriais, releases, notas, artigos etc… Além disso, o profissional que atua na assessoria de imprensa é o responsável pela gestão de crises e por elaborar estratégias de comunicação para os clientes.
E nos dias atuais?
Com a era digital, o assessor de imprensa teve que se adaptar aos mais diversos canais que surgiram.
Isso porque, todo tipo de mídia é visto como uma possibilidade de divulgação.
Afinal, é enorme o consumo de conteúdo via sites de notícias, blogs, redes sociais, podcasts e plataformas de vídeos.
A partir da clipagem (contagem dos materiais veiculados na mídia) é possível observar que a era digital está muito presente na assessoria de imprensa (e vise versa).
Grande parte do retorno tem sido pelos canais digitais citados acima, o que comprova a importância de uma estratégia de comunicação alinhada com o cenário atual e, claro, a resistência de manter a assessoria de imprensa viva e ativa.
Leia também: Entenda o que é transformação digital e saiba como conectar sua empresa ao seu público-alvo
Assim como já vimos, a maneira de se comunicar passou por intensa transformação e muito disso em razão dos mais variados recursos digitais. De tal forma, quem utiliza a comunicação como profissão, como a assessoria de imprensa, também precisou se adaptar para se sentir inserido no atual contexto.
Mas, afinal, como isso funciona na prática? Pois bem, o universo digital tornou o acesso à informação mais rápido. Isso em razão dos novos canais de diálogo direto, como o fortalecimento das redes sociais. Hoje, o público receptor consome conteúdo de forma simples e objetiva.
No universo digital, as entregas da assessoria de imprensa precisam estar alinhadas com as necessidades e interesses do público.
Em resumo, este é o chamado engajamento. A partir dele, os clientes buscam visibilidade e se tornam relevantes através do interesse daqueles que consomem conteúdos das redes sociais, de blogs, sites e – agora – dos “influenciadores digitais”.
Portanto, a comunicação na era digital requer estratégias de divulgação assertivas e completas.
Se antes a assessoria de imprensa produzia um mesmo material para inúmeros canais, agora é diferente. A produção de conteúdo é direcionada para um tipo específico de público e de plataforma, garantindo maiores retornos para os clientes.
Este conteúdo também pode te interessar: Comunicação corporativa: qual a sua importância?
No final das contas, o ingrediente principal do sucesso de uma assessoria de imprensa é ter a serviço bons profissionais.
Na Estrutura de Comunicação, por exemplo, nosso time colhe os frutos de uma gestão eficaz, coordenada sob um planejamento estratégico que atende às necessidades específicas de cada cliente.
Nosso diferencial, no entanto, é o amplo conhecimento do mercado.
Isso se deve ao bom relacionamento com os veículos de imprensa, jornalistas e influenciadores, conquistados ao longo dos mais de 10 anos de história; os quais continuam sendo fundamentais para abrir portas e manter um trabalho executado com perfeição, alcançando excelentes resultados.
Mas isso não é tudo!
Além das tarefas do dia a dia, o time de assessoria de imprensa da Estrutura segue em busca de novos meios de atingir cada vez mais o público digital, integrando, de fato, a comunicação “tradicional” com o online.
Essa integração que ocorre na Estrutura de Comunicação entre as equipes de assessoria de imprensa e marketing digital, inclusive, é mais um fator de destaque.
Os clientes que compartilham dessa experiência entendem e colhem os frutos deste modelo de serviços de comunicação, que não apenas comprova que a assessoria de imprensa não morreu mas reitera sua importância, resistência, resiliência e resultados eficazes.
Quer encontrar uma solução de comunicação para a sua empresa? Entre em contato e venha nos conhecer!
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.