Emitir uma mensagem equivocada, ser mal interpretado ou ter uma reputação frágil são situações que podem colocar tudo a perder quando o assunto é negócios. Dessa forma, uma empresa que busca resultados e crescimento precisa ter a comunicação corporativa como prioridade. Em outras palavras, o grande risco de não trabalhar a comunicação do seu negócio é ficar à mercê da imprevisibilidade do mundo lá fora. E não é isso que queremos, não é mesmo?
Se você trabalha pelo crescimento de uma empresa e quer colher os resultados de forma rápida e consistente, continue lendo este artigo. Você vai entender o que é comunicação corporativa, como funciona na prática e as vantagens para a sua empresa.
O que você vai ler aqui:
O objetivo da comunicação corporativa é transmitir a mensagem correta da sua empresa. Sobretudo, transmitir uma mensagem de valor e que contribua para os bons resultados do negócio. Dessa forma, o objetivo desse tipo de comunicação é fazer chegar a mensagem correta a cada um dos seus públicos.
Em outras palavras, a comunicação corporativa é a integração de todas as ações de comunicação. Podemos dizer que é o conjunto de ações dentro do negócio com foco na mensagem correta para cada grupo (seja ele interno ou externo).
Os riscos de não trabalhar a comunicação de sua empresa são muitos. Em síntese, os mais importantes são ser mal interpretado, não ser compreendido e sua mensagem não chegar em quem deveria e da forma como deveria. Essas são situações que podem prejudicar o negócio ou, até mesmo, colocar tudo a perder.
Por outro lado, ao apostar na comunicação corporativa de forma estratégica e consistente, você alcança resultados que construirão bases sólidas para o futuro da sua empresa. Além disso, a competitividade se torna cada vez maior e os consumidores cada vez mais bem informados. Tudo isso associado ao crescimento do consumo da informação, ter uma comunicação alinhada ao negócio e que converse com cada um dos seus públicos é essencial.
A principal diferença entre esses dois tipos de comunicação está na definição dos seus públicos. Enquanto a comunicação interna é voltada ao público interno de uma organização (colaboradores, prestadores de serviço, etc), a comunicação externa é voltada ao público externo (clientes, fornecedores, investidores, governo e sociedade em geral). Agora entenda o objetivo de cada comunicação.
Toda empresa tem uma cultura organizacional, por mais que não se tenha noção do que isso seja. Por exemplo: a forma como os negócios são conduzidos, como clientes e parceiros são tratados, suas políticas e comportamentos, tudo isso resume a cultura organizacional de um negócio.
Em outras palavras, se essa cultura organizacional for positiva, esse detalhe pode ser o “diferencial” que vai destacar essa empresa das outras. E o que isso tem haver com a comunicação corporativa? Tudo! Transmitir essa cultura de forma correta, coesa, consistente e alinhada aos princípios e valores é o que fará diferença.
Muitas vezes a própria comunicação pode ser uma contribuição no papel de ajudar a construir ou aperfeiçoar essa cultura organizacional, sendo o melhor canal de mensagens para isso.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.