Comunicação corporativa: qual a sua importância?

Comunicação corporativa: qual a sua importância?

Emitir uma mensagem equivocada, ser mal interpretado ou ter uma reputação frágil são situações que podem colocar tudo a perder quando o assunto é negócios.  Dessa forma, uma empresa que busca resultados e crescimento precisa ter a comunicação corporativa como prioridade. Em outras palavras, o grande risco de não trabalhar a comunicação do seu negócio é ficar à mercê da imprevisibilidade do mundo lá fora. E não é isso que queremos, não é mesmo? 

Se você trabalha pelo crescimento de uma empresa e quer colher os resultados de forma rápida e consistente, continue lendo este artigo. Você vai entender o que é comunicação corporativa, como funciona na prática e as vantagens para a sua empresa.   

O que você vai ler aqui:

  • O que é comunicação corporativa?
  • Por que a comunicação corporativa é importante?
  • Diferenças entre comunicação corporativa externa e interna 
  • As vantagens de ter uma cultura organizacional na sua empresa  

O que é comunicação corporativa?

O objetivo da comunicação corporativa é transmitir a mensagem correta da sua empresa. Sobretudo, transmitir uma mensagem de valor e que contribua para os bons resultados do negócio. Dessa forma, o objetivo desse tipo de comunicação é fazer chegar a mensagem correta a cada um dos seus públicos. 

Em outras palavras, a comunicação corporativa é a integração de todas as ações de comunicação. Podemos dizer que é o conjunto de ações dentro do negócio com foco na mensagem correta para cada grupo (seja ele interno ou externo).

Por que a comunicação corporativa é importante?

Os riscos de não trabalhar a comunicação de sua empresa são muitos. Em síntese, os mais importantes são ser mal interpretado, não ser compreendido e sua mensagem não chegar em quem deveria e da forma como deveria. Essas são situações que podem prejudicar o negócio ou, até mesmo, colocar tudo a perder. 

Por outro lado, ao apostar na comunicação corporativa de forma estratégica e consistente, você alcança resultados que construirão bases sólidas para o futuro da sua empresa. Além disso, a competitividade se torna cada vez maior e os consumidores cada vez mais bem informados. Tudo isso associado ao crescimento do consumo da informação, ter uma comunicação alinhada ao negócio e que converse com cada um dos seus públicos é essencial.    

Diferenças entre comunicação corporativa externa e interna 

A principal diferença entre esses dois tipos de comunicação está na definição dos seus públicos. Enquanto a comunicação interna é voltada ao público interno de uma organização (colaboradores, prestadores de serviço, etc), a comunicação externa é voltada ao público externo (clientes, fornecedores, investidores, governo e sociedade em geral). Agora entenda o objetivo de cada comunicação.

Objetivo da comunicação interna:

  • Educar o cliente interno
  • Deixar claro a razão de existir da empresa ( missão, visão, valores e boas práticas)
  • Fluxo constante e padronizado de informação 
  • Oportunidade para todos falarem e serem ouvidos
  • Transparência e um clima organizacional agradável
  • Conscientização sobre temas relevantes
  • Aproximação entre equipes e/ou diferentes departamentos
  • Uma boa comunicação contribui para a  motivação dos colaboradores
  • Conforme o direcionamento, contribui para criar e fortalecer relacionamentos
  • Enaltecer ideias e histórias dos funcionários
  • Ajudar a reforçar uma imagem positiva da empresa para o público em questão
  • Eliminar ruídos na comunicação (equívocos, fofocas e boatos).

Objetivo da comunicação externa:

  • Transmitir a mensagem e os valores corretos, ou seja, a imagem que a empresa quer transmitir para os públicos externos. 
  • Colocar em evidência o negócio de forma positiva e estratégica
  • Atingir novos clientes e fidelizar os antigos 
  • Gerar credibilidade e confiança na marca
  • Ajudar a reforçar a máxima “Quem é visto é lembrado”
  • Melhorar os resultados da empresa a partir de uma imagem sólida
  • Promover produtos e serviços
  • Capacidade de prever e gerenciar possíveis crises de imagem 

As vantagens de ter cultura organizacional na sua empresa  

Toda empresa tem uma cultura organizacional, por mais que não se tenha noção do que isso seja.  Por exemplo: a forma como os negócios são conduzidos, como clientes e parceiros são tratados, suas políticas e comportamentos, tudo isso resume a cultura organizacional de um negócio. 

Em outras palavras, se essa cultura organizacional for positiva, esse detalhe pode ser o “diferencial” que vai destacar essa empresa das outras. E o que isso tem haver com a comunicação corporativa? Tudo! Transmitir essa cultura de forma correta, coesa, consistente e alinhada aos princípios e valores é o que fará diferença. 

Muitas vezes a própria comunicação pode ser uma contribuição no papel de ajudar a construir ou aperfeiçoar essa cultura organizacional, sendo o melhor canal de mensagens para isso.

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