Comunicação integrada: a importância de estratégias que se complementam nas organizações

Comunicação integrada: a importância de estratégias que se complementam nas organizações

Ações pontuais executadas estrategicamente são capazes de trazer resultados expressivos para as organizações, mas sem dúvidas ações integradas têm um poder de transformação enorme. Para provar o que estamos afirmando, apresentaremos o case da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS), responsável pelos fundos de pensão dos funcionários da Celesc. 

Em cinco anos de trabalho da Estrutura de Comunicação junto à fundação, a CELOS teve sua imagem projetada de forma extremamente positiva, tanto para os funcionários (público interno), quanto para a opinião pública (público externo), além de contribuir com o aumento da autoestima dos colaboradores. 

Para se ter uma ideia, a fundação é citada, em média, mais de uma vez (1,2)  ao dia na imprensa. Já os e-mails marketing, disparados para o público interno, apresentam números  extremamente positivos: uma taxa de abertura média que varia entre 25% e 42%.   

Sendo assim, sugerimos que leia este artigo até o final para entender quais foram as ferramentas utilizadas pela Estrutura de Comunicação para conquistar resultados tão positivos ao longo dos últimos anos.

Agência com foco em comunicação integrada

A comunicação integrada está no DNA da Estrutura de Comunicação.  Para entregar o que prezamos, contamos com times atualizados nas áreas Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Os dois pilares trabalham em conjunto para entregar resultados potencializados aos clientes.  

Não importa o tamanho da empresa, se ela precisa se comunicar, é importante que faça isso pelos canais mais apropriados, e o mais importante: que esses canais sejam utilizados extraindo o máximo do potencial de cada um deles. 

CELOS: visibilidade e credibilidade geradas a partir da comunicação integrada

A Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) é um dos cases de sucesso da Estrutura de Comunicação. Antes de iniciar os trabalhos, os canais de comunicação eram subutilizados. Além disso, o processo de comunicação não era centralizado, existiam várias pessoas envolvidas, o que dificultava todo o processo e dava margem aos ruídos de comunicação.

Um dos maiores desafios da Fundação era a unificação dos processos, transmitir uma mensagem que é técnica e difícil de forma descomplicada e dar visibilidade às ações positivas.

Um diagnóstico inicial feito pela Estrutura constatou a necessidade de uma comunicação on e off, que conversasse com o público interno e externo a partir dos seguintes canais:

  • Assessoria de Imprensa;
  • E-mail Marketing; 
  • Redes Sociais;
  • Jornal físico;
  • Jornal online;
  • Ações offline.

Cada um desses canais passou a ser administrado por um time de especialistas, entre eles profissionais do marketing digital, jornalistas, publicitários e designers. Para cada assunto da CELOS, é definido qual o canal mais indicado e qual a linguagem apropriada para conectar com o público-alvo pretendido. 

Comunicação integrada de resultado

A partir de ações de comunicação pautadas em estratégias eficazes, a CELOS conseguiu perceber os resultados no dia a dia do processo de modernização, unificação e a consolidação de uma imagem positiva perante os públicos-alvo. 

“O nosso público interno percebeu que a comunicação ficou limpa, clara e objetiva. E não apenas isso, ficou mais humanizada também. O time de Estrutura consegue transformar um conteúdo que é técnico e difícil em algo leve e que conversa com os diferentes públicos da Fundação” , afirma Gilmar Barbosa, Gerente de Relacionamento e Comunicação da CELOS. 

Já quando o assunto é comunicação externa, a CELOS pôde perceber também os resultados das ações feitas pela Estrutura de Comunicação. Segundo Barbosa, a CELOS passou a falar na imprensa de assuntos positivos, ou seja, de ações de valor dirigidas pela fundação e que não tinham visibilidade. “A visão institucional da CELOS melhorou tanto, que inclusive impactou em um aumento da autoestima dos nossos beneficiários, já que a própria percepção que eles tinham da fundação mudou muito”, salienta.   

Comunicação integrada que vai além

Para conseguir resultados satisfatórios, é preciso que no dia a dia a relação entre empresa e agência funcione. Para Gilmar, esse é um dos diferenciais da Estrutura de Comunicação. O profissionalismo e o lado humano transformaram a parceria de anos em amizade.

Segundo ele, a preocupação em apresentar propostas que atendam os anseios da fundação, sem perder a conexão com a realidade, faz toda a diferença.  “A agência está sempre em constante evolução e atenta ao contexto que a fundação está vivendo”, declara. 

Até mesmo durante a pandemia, quando as reuniões passaram a ser online, o calor humano não deixou de existir. “A comunicação, que era algo distante, ficou mais próxima e continuou a atender nossas necessidades”, finaliza 

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


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