Ações pontuais executadas estrategicamente são capazes de trazer resultados expressivos para as organizações, mas sem dúvidas ações integradas têm um poder de transformação enorme. Para provar o que estamos afirmando, apresentaremos o case da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS), responsável pelos fundos de pensão dos funcionários da Celesc.
Em cinco anos de trabalho da Estrutura de Comunicação junto à fundação, a CELOS teve sua imagem projetada de forma extremamente positiva, tanto para os funcionários (público interno), quanto para a opinião pública (público externo), além de contribuir com o aumento da autoestima dos colaboradores.
Para se ter uma ideia, a fundação é citada, em média, mais de uma vez (1,2) ao dia na imprensa. Já os e-mails marketing, disparados para o público interno, apresentam números extremamente positivos: uma taxa de abertura média que varia entre 25% e 42%.
Sendo assim, sugerimos que leia este artigo até o final para entender quais foram as ferramentas utilizadas pela Estrutura de Comunicação para conquistar resultados tão positivos ao longo dos últimos anos.
A comunicação integrada está no DNA da Estrutura de Comunicação. Para entregar o que prezamos, contamos com times atualizados nas áreas Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Os dois pilares trabalham em conjunto para entregar resultados potencializados aos clientes.
Não importa o tamanho da empresa, se ela precisa se comunicar, é importante que faça isso pelos canais mais apropriados, e o mais importante: que esses canais sejam utilizados extraindo o máximo do potencial de cada um deles.
A Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) é um dos cases de sucesso da Estrutura de Comunicação. Antes de iniciar os trabalhos, os canais de comunicação eram subutilizados. Além disso, o processo de comunicação não era centralizado, existiam várias pessoas envolvidas, o que dificultava todo o processo e dava margem aos ruídos de comunicação.
Um dos maiores desafios da Fundação era a unificação dos processos, transmitir uma mensagem que é técnica e difícil de forma descomplicada e dar visibilidade às ações positivas.
Um diagnóstico inicial feito pela Estrutura constatou a necessidade de uma comunicação on e off, que conversasse com o público interno e externo a partir dos seguintes canais:
Cada um desses canais passou a ser administrado por um time de especialistas, entre eles profissionais do marketing digital, jornalistas, publicitários e designers. Para cada assunto da CELOS, é definido qual o canal mais indicado e qual a linguagem apropriada para conectar com o público-alvo pretendido.
A partir de ações de comunicação pautadas em estratégias eficazes, a CELOS conseguiu perceber os resultados no dia a dia do processo de modernização, unificação e a consolidação de uma imagem positiva perante os públicos-alvo.
“O nosso público interno percebeu que a comunicação ficou limpa, clara e objetiva. E não apenas isso, ficou mais humanizada também. O time de Estrutura consegue transformar um conteúdo que é técnico e difícil em algo leve e que conversa com os diferentes públicos da Fundação” , afirma Gilmar Barbosa, Gerente de Relacionamento e Comunicação da CELOS.
Já quando o assunto é comunicação externa, a CELOS pôde perceber também os resultados das ações feitas pela Estrutura de Comunicação. Segundo Barbosa, a CELOS passou a falar na imprensa de assuntos positivos, ou seja, de ações de valor dirigidas pela fundação e que não tinham visibilidade. “A visão institucional da CELOS melhorou tanto, que inclusive impactou em um aumento da autoestima dos nossos beneficiários, já que a própria percepção que eles tinham da fundação mudou muito”, salienta.
Para conseguir resultados satisfatórios, é preciso que no dia a dia a relação entre empresa e agência funcione. Para Gilmar, esse é um dos diferenciais da Estrutura de Comunicação. O profissionalismo e o lado humano transformaram a parceria de anos em amizade.
Segundo ele, a preocupação em apresentar propostas que atendam os anseios da fundação, sem perder a conexão com a realidade, faz toda a diferença. “A agência está sempre em constante evolução e atenta ao contexto que a fundação está vivendo”, declara.
Até mesmo durante a pandemia, quando as reuniões passaram a ser online, o calor humano não deixou de existir. “A comunicação, que era algo distante, ficou mais próxima e continuou a atender nossas necessidades”, finaliza
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Estrutura de Comunicação
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