As mudanças nas redes sociais e a importância de ter um canal próprio

As mudanças nas redes sociais e a importância de ter um canal próprio

Desde o sucesso da rede social Orkut no Brasil – lançada em 2004 – a internet nunca mais foi a mesma. Do mesmo modo, a novidade impactou a vida das pessoas e também dos negócios. Além disso, se enganou quem acreditou que pararia por aí. De lá para cá, muitas transformações ocorreram nas redes sociais, inclusive  na forma de se relacionar, se informar e consumir. 

Nesse sentido, os negócios passaram a ser diretamente influenciados pelos movimentos das redes sociais. Por isso, as empresas perceberam que fazer o básico – ter seus canais próprios – não basta. Ou seja, é imprescindível acompanhar as mudanças, se adaptar a elas de maneira estratégica e profissional. 

Se você deseja entender as mudanças ocorridas nas redes sociais e a importância de ter o próprio canal de maneira profissional, continue lendo este artigo. 

A evolução das redes sociais:

Há quase duas décadas as interações na internet se resumiam aos envios de e-mails, mais para frente foi a vez dos chats e depois o  famoso MSN. O avanço da tecnologia dos celulares também popularizou o envio de mensagens por SMS, ampliando as possibilidades de comunicação. 

2000

Nos anos 2000 os blogs com hospedagem gratuita passaram a ser difundidos no país. Eles funcionavam como um diário virtual. Nesse sentido, era possível fazer postagens de fotos e textos. Além disso, era possível também seguir outros blogs e fazer comentários. 

2007

O sucesso do Orkut no Brasil, em 2007, movimentou a vida social online ao disponibilizar inúmeras maneiras de interagir. A rede social permitia deixar mensagens animadas,  criar álbuns de fotografia, participar de comunidades de interesse e por aí afora.   

Paralelamente, o Facebook também chegou ao Brasil no mesmo ano, mas somente um tempo depois é que caiu no gosto dos brasileiros. A rede incorporou novas dinâmicas e também caiu do gosto dos adeptos da internet. 

2009

Em 2009, foi a vez do WhatsApp. Em sua chegada ao país, o aplicativo permitia conversas instantâneas pelo celular sem custo, popularizando o seu uso. Já em 2010, o Instagram inovou as redes sociais: o foco deixou de ser o texto e passou a ser a imagem. 

Tempos depois…

Em pouco tempo, aplicativos como o Snapchat e Tik Tok trouxeram vídeos curtos com inúmeras ferramentas de interação inclusas. Além de tudo isso, todo esse universo foi reduzido, na palma da mão, por aparelhos celulares cada vez mais sofisticados. 

A importância de ter um canal próprio de comunicação 

O Facebook é a rede social com mais usuários somando 150 milhões de brasileiros ativos. Em seguida, vem o YouTube que calcula, por baixo, uma média de 105 milhões de usuários. Logo em seguida vem WhatsApp, com 99 milhões; e o Instagram, com 95 milhões.

Esse universo gigantesco na internet modificou as interações e, consequentemente, a forma de consumo. Ou seja, o consumidor foi migrando seus acessos, bem como a forma de fazê-lo. Paralelamente a isso, as empresas foram não só se inserindo nesses ambientes, como adaptando a forma de se comunicar e interagir neles. 

O grande desafio dos negócios nesses novos formatos é estar atento a tudo que acontece, acompanhar e utilizá-los da forma correta e mais estratégica possível. Até porque o crescimento dessas redes mudou a própria postura delas, que de tempos em tempos mudam seus algoritmos e sua forma de entrega de conteúdos aos usuários. 

Ou seja, cada vez mais  é preciso conhecimento e habilidade para ser vistos nesses espaços, que são um canal extremamente lucrativo de vendas. 

Por que investir em profissionais para cuidar das redes sociais   

Exatamente pelos desafios acima mencionados. Também pela velocidade com que tudo acontece nas redes sociais e pela necessidade de acompanhar a banda tocando. Produzir conteúdos adaptados à linguagem das diferentes redes sociais, estudar o público, entre outros, leva tempo. Além disso, as empresas precisam mesmo é estar focadas em seus negócios e delegar para profissionais o trabalho que pode ser delegado.

Agências focadas em redes sociais

Nesse sentido, a Estrutura de Comunicação é especialista em Marketing Digital para empresas. Nosso portfólio de serviços digitais é completo, mas preferimos estudar a realidade de cada cliente para entender quais ferramentas atendem as necessidades do negócios com foco na geração de resultados.

Trabalhamos as redes sociais da sua empresa trazendo toda nossa experiências em comunicação integrada. Entendemos a importância de conectar suas redes sociais a outros canais de comunicação do seu negócio. Tudo de forma que gere mais possibilidades de conexão com o público-alvo. 

De que forma conectamos suas redes sociais:

Blog – É uma excelente forma de gerar autoridade no seu mercado  e também ser encontrado em pesquisas no Google. Além disso, é uma maneira a mais de aumentar as vendas,  além de educar seus prospects para avançar em novas etapas de compra. 

E-mail marketing – Depois de atrair seu cliente, é a vez de estreitar a conexão por e-mail. É possível captar clientes pelas redes sociais e organizá-los por interesses no e-mail marketing.

Campanhas digitais – As campanhas digitais são maneiras abrangentes de voltar o olhar do  público para certos produtos ou marcas. Isto ocorre a partir de pesquisas e da criação de banners e conteúdos para o público-alvo de uma empresa.  

Na Estrutura de Comunicação, colecionamos cases de sucesso de empresas que ampliaram suas oportunidades de negócios e também de vendas. Tudo isso graças à nossa expertise no mundo da comunicação, mas principalmente da vontade de querer fazer a diferença. 

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