Experiência de compra: vice-presidente da Sephora compartilhou estratégia da marca em evento do LIDE SC

O Brasil figura atualmente como o terceiro maior mercado mundial de beleza, atrás somente da China e Estados Unidos. Apesar disso, a relação dos consumidores com marcas internacionais ainda é restrita. Para mudar esse cenário a Sephora tem investido em ações estratégicas nos últimos anos, capitaneadas por Flávia Bittencourt, vice-presidente na América Latina, a marca conquistou espaço no País e, mais importante ainda, atrai e fideliza cada vez mais clientes. A executiva conversou com filiados e convidados do LIDE Santa Catarina em dois eventos nesta terça-feira (14) em Florianópolis, dividindo com os empresários um olhar diferenciado do mercado brasileiro.

Com 2.535 lojas divididas em 34 países a Sephora faz parte da maior rede de varejo de beleza do mundo. Desde 2013 na empresa Flávia decidiu investir em criatividade e na observação de hábitos do público para que a marca crescesse no Brasil mesmo com a recessão econômica. “O mercado de beleza de prestígio representa apenas 6% versus 30% do resto do mundo. Nosso desafio é fazer esse mercado crescer”, afirma a vice-presidente que se encontrou primeiro para um bate-papo com filiadas ao LIDE Mulher SC e em seguida para um almoço-debate com filiados e convidados do LIDE Santa Catarina.

O resultado disso foi uma série de mudanças focadas nas compras, on e off-line, melhoramento de portfólio e experiência dos visitantes. Três grandes mudanças foram implementadas desde a chegada de Flávia na Sephora. A primeira delas foi a venda de produtos da MAC nas lojas físicas, uma exigência recorrente dos brasileiros. A segunda, uma das mais importantes recentemente, foi a implantação de pop up store, os quiosques em grandes centros comerciais. Essa medida fez com que o retorno dos clientes aumentasse, pois eles se sentiam mais confortáveis a terem o primeiro contato com a marca. A terceira grande transformação foi o início da comercialização da categoria Hair, com linhas específicas para tratamento de cabelos.

Outro investimento realizado pela Sephora é o treinamento constante dos vendedores, com valorização em planos de carreira que aperfeiçoam o atendimento, criando para os visitantes das lojas um ambiente propício para conhecer e experimentar os produtos, além de realizar serviços de beleza. “Atualmente 60% dos nossos clientes vão às nossas lojas pelo menos uma vez no mês, eles não vão porque precisam de uma maquiagem, mas porque é divertido, é um momento agradável”, defende Flávia.

Os movimentos realizados pela marca para atrair os clientes geraram resultado. Em uma pesquisa realizada com os consumidores os índices de satisfação com a Sephora passaram de 34% em 2013 para 68% no último ano, o maior percentual registrado no mundo.

O presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, reforçou a relevância dessa troca de experiência proporcionada pelo grupo de líderes empresariais. “Há cinco anos temos essa missão de promover networking, de criar uma rede de inteligência com intercâmbio de contatos e conhecimento. A participação de grandes executivos, como o caso da Flávia Bittencourt apenas reitera nosso papel”.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem mais 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, Angeloni, Báscara Investimentos Imobiliários, Beto Carrero Word, Bornhausen & Zimmer Advogados, Brognoli Negócios Imobiliários, Calcard Administradora de Cartões, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, ENGIE, Faial Prime Suites, Fiesc, Flex Contact Center, Fontes Promotora De Crédito, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guga Kuerten Participações, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Lamy & Faraco Lamy – Advogados, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Metasul, Minister Vigilância, Multilog, Neoway, Neuron Consultoria, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Gestão e Participações LTDA, Sebrae/SC, Sicob, Softplan, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Têxtil RenauxView S/A, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Villaggio Grando Boutique Winery.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Bioart Blocolit, Chai Carioni, Clear Inovação, Damyller, Jô Cintra Tailor Made Tours, JPS Negócios, Karla Silva, Kit Labor, Khronos, Lica Paludo Produções, L’Occitane, Lumis Construtora, Mariana Pelegrini, MC Werner, Ponta Dos Ganchos Resort, RDO Empreendimentos Imobiliários, Roda Software de Governança Corporativa.

Ao LIDE Futuro estão associados Adriano Lima, Antonio Carlos Guimarães Neto, Bruno Correa De Souza, Carlos Eduardo Silveira, Fillipe Silveira dos Santos, Gabriel Damiani, João Matoso, Jonathan Roudbourne, Lucas Schweitzer, Lucas Souza, Marcos Garofallis Silva, Paulo Roberto Silveira Borba, Pedro de Paula, Radamés Martini.

 

Crédito da foto: José Somensi

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