Há mais de duas décadas o Google faz parte da rotina dos usuários da internet. Criado para ser um grande organizador de conteúdos, quando a quantidade de páginas on-line era consideravelmente menor, a ferramenta de busca foi evoluindo, e com ela o desejo das empresas em aparecer como resultado das buscas. Com o amadurecimento dos negócios virtuais, a otimização de SEO passou a ser uma das grandes chaves para que os sites se destaquem em relação à concorrência e ganhem relevância ao serem avaliados pelo Google.
Quer saber como melhorar os conteúdos e ter mais chance de aparecer antes dos seus concorrentes? Confira essas dicas:
O conjunto de técnicas que torna os sites mais bem colocados nos resultados de busca do Google tem um nome em inglês: Search Engine Optimization, que os profissionais do marketing digital e da produção de conteúdo tratam como SEO.
Na década de 90, Larry Page, criou o Google com a pretensão de organizar os sites da internet com referência nas bibliotecas acadêmicas. Ele não imaginava o gigante que o buscador se tornaria, sendo hoje uma das plataformas de múltiplos negócios virtuais mais valorizadas do mundo.
E o que os empresários desejam? Que seu site apareça em primeiro lugar na busca do Google. Para que o ranking das entregas seja o melhor possível para o usuário, o SEO surgiu. Esse pacote de boas práticas junto ao gigante da internet inclui a recorrência na publicação de conteúdos; a inclusão de conteúdos originais; a construção de autoridade e a experiência do usuário.
Se é o Google quem entrega uma lista de sites, ele deseja que a pessoa que usou seu serviço para encontrar receba links relevantes e o mais completo possível. Desta forma, aproveitar as técnicas para otimizar seu conteúdo são valiosas para qualquer negócio.
A Estrutura de Comunicação tem entre seus clientes uma clínica médica que atende o segmento de gastroenterologia com a realização de exames e procedimentos como endoscopia e colocação de balão intragástrico.
Desde 2016 a estratégia de comunicação para a Gástrica Usuy Clínica Médica leva em consideração a publicação de artigos no blog, que sempre levaram em conta a otimização de SEO.
Um dos artigos publicados em 2017 no blog da Gástrica Usuy Clínica Médica ainda aparece como um dos mais lidos, mesmo depois de quatro anos! O título do post é: “O que os tipos de fezes podem dizer sobre sua saúde?” e o conteúdo aborda essa questão. O tema, que não deixa de ser atual, continua atraindo tráfego orgânico para o site da clínica, e reforça as questões de autoridade e prestação de serviços que o marketing médico deve obedecer.
Com um número total de acessos que passa dos 445 mil ao longo desse período, esse texto é um dos exemplos de como vale a pena criar conteúdos de acordo com as regras de SEO. No caso do post do blog da clínica de gastroenterologia, é o mais acessado desde a sua publicação.
Se o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o conteúdo nas posições da pesquisa, é de extrema importância ficar atento a esses pontos na hora de produzir páginas de venda, artigos e informação de produtos:
Uma das principais regras da produção de conteúdo otimizada para SEO é a escolha de uma palavra principal, que nestas técnicas é classificada como “palavra-chave”. Ela deve estar relacionada ao seu produto ou serviço e o mais próxima possível de como as pessoas buscam no Google.
Essa palavra-chave deve aparecer ao longo do texto distribuída nos títulos, parágrafos e intertítulos. É possível inclusive medir a densidade, que é a quantidade de vezes que a palavra aparece para ser relevante para o sistema de busca.
As palavras são importantes, mas as imagens também precisam acompanhar o conteúdo. Elas devem respeitar os direitos autorais, ter legendas e descrições apropriadas e complementar o que está sendo apresentado.
Atrair o leitor para o site é o papel da otimização de SEO, e já que ele chegou, aproveite para direcionar a leitura de outros conteúdos dentro do seu site. Inclua links ao longo do texto que façam referências cruzadas e mostre que você é uma autoridade no assunto.
Vale levar para outros tipos de conteúdo, como vídeos e galeria de imagens. E também para etapas mais avançadas do funil de vendas, como oferta de período de teste ou formulários de orçamento, dependendo do seu segmento.
Na produção de conteúdo o tamanho do texto, e a quantidade de palavras, tem a ver com a profundidade do que está sendo apresentado.
Quanto mais palavras, mais informação aquele conteúdo entrega, e essa relação também é levada em conta na hora de considerar um SEO bem feito.
Essas são apenas algumas técnicas que estão atreladas à otimização de SEO. Além disso, tem questões técnicas que também são levadas em consideração pelo Google, como o tempo de abertura da página, se o site é responsivo e a regularidade de publicação.
Você quer que seu site apareça em boas colocações no Google, mas isso tudo parece técnico demais para que você possa fazer sozinho? Nossa equipe é especializada na criação de conteúdos otimizados.
Temos uma rede de planners, redatores e designers que desenvolvem toda a estratégia para os negócios, sempre de olho nas palavras-chave, densidade e performance dos conteúdos.
Saiba como seu site pode ganhar relevância e veja suas oportunidades de negócios crescerem. Converse com a gente e descubra o caminho.
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