Otimização de SEO: a chave para se destacar na busca do Google

Otimização de SEO: a chave para se destacar na busca do Google

Há mais de duas décadas o Google faz parte da rotina dos usuários da internet. Criado para ser um grande organizador de conteúdos, quando a quantidade de páginas on-line era consideravelmente menor, a ferramenta de busca foi evoluindo, e com ela o desejo das empresas em aparecer como resultado das buscas. Com o amadurecimento dos negócios virtuais, a otimização de SEO passou a ser uma das grandes chaves para que os sites se destaquem em relação à concorrência e ganhem relevância ao serem avaliados pelo Google.

Quer saber como melhorar os conteúdos e ter mais chance de aparecer antes dos seus concorrentes? Confira essas dicas:

Entenda o que é o SEO

O conjunto de técnicas que torna os sites mais bem colocados nos resultados de busca do Google tem um nome em inglês: Search Engine Optimization, que os profissionais do marketing digital e da produção de conteúdo tratam como SEO.

Na década de 90, Larry Page, criou o Google com a pretensão de organizar os sites da internet com referência nas bibliotecas acadêmicas. Ele não imaginava o gigante que o buscador se tornaria, sendo hoje uma das plataformas de múltiplos negócios virtuais mais valorizadas do mundo.

E o que os empresários desejam? Que seu site apareça em primeiro lugar na busca do Google. Para que o ranking das entregas seja o melhor possível para o usuário, o SEO surgiu. Esse pacote de boas práticas junto ao gigante da internet inclui a recorrência na publicação de conteúdos; a inclusão de conteúdos originais; a construção de autoridade e a experiência do usuário.

Se é o Google quem entrega uma lista de sites, ele deseja que a pessoa que usou seu serviço para encontrar receba links relevantes e o mais completo possível. Desta forma, aproveitar as técnicas para otimizar seu conteúdo são valiosas para qualquer negócio. 

Estratégias para estar à frente da concorrência

A Estrutura de Comunicação tem entre seus clientes uma clínica médica que atende o segmento de gastroenterologia com a realização de exames e procedimentos como endoscopia e colocação de balão intragástrico.

Desde 2016 a estratégia de comunicação para a Gástrica Usuy Clínica Médica leva em consideração a publicação de artigos no blog, que sempre levaram em conta a otimização de SEO.

Um dos artigos publicados em 2017 no blog da Gástrica Usuy Clínica Médica ainda aparece como um dos mais lidos, mesmo depois de quatro anos! O título do post é: “O que os tipos de fezes podem dizer sobre sua saúde?” e o conteúdo aborda essa questão. O tema, que não deixa de ser atual, continua atraindo tráfego orgânico para o site da clínica, e reforça as questões de autoridade e prestação de serviços que o marketing médico deve obedecer.

Com um número total de acessos que passa dos 445 mil ao longo desse período, esse texto é um dos exemplos de como vale a pena criar conteúdos de acordo com as regras de SEO. No caso do post do blog da clínica de gastroenterologia, é o mais acessado desde a sua publicação.

Diferenciais de um conteúdo com otimização de SEO

Se o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o conteúdo nas posições da pesquisa, é de extrema importância ficar atento a esses pontos na hora de produzir páginas de venda, artigos e informação de produtos:

Palavra-chave principal e palavra-chave secundárias relevantes

Uma das principais regras da produção de conteúdo otimizada para SEO é a escolha de uma palavra principal, que nestas técnicas é classificada como “palavra-chave”. Ela deve estar relacionada ao seu produto ou serviço e o mais próxima possível de como as pessoas buscam no Google.

Essa palavra-chave deve aparecer ao longo do texto distribuída nos títulos, parágrafos e intertítulos. É possível inclusive medir a densidade, que é a quantidade de vezes que a palavra aparece para ser relevante para o sistema de busca.

Imagens otimizadas

As palavras são importantes, mas as imagens também precisam acompanhar o conteúdo. Elas devem respeitar os direitos autorais, ter legendas e descrições apropriadas e complementar o que está sendo apresentado. 

Links internos

Atrair o leitor para o site é o papel da otimização de SEO, e já que ele chegou, aproveite para direcionar a leitura de outros conteúdos dentro do seu site. Inclua links ao longo do texto que façam referências cruzadas e mostre que você é uma autoridade no assunto. 

Vale levar para outros tipos de conteúdo, como vídeos e galeria de imagens. E também para etapas mais avançadas do funil de vendas, como oferta de período de teste ou formulários de orçamento, dependendo do seu segmento.

Tamanho do texto

Na produção de conteúdo o tamanho do texto, e a quantidade de palavras, tem a ver com a profundidade do que está sendo apresentado.

Quanto mais palavras, mais informação aquele conteúdo entrega, e essa relação também é levada em conta na hora de considerar um SEO bem feito.

Essas são apenas algumas técnicas que estão atreladas à otimização de SEO. Além disso, tem questões técnicas que também são levadas em consideração pelo Google, como o tempo de abertura da página, se o site é responsivo e a regularidade de publicação.

Equipe especializada em SEO

Você quer que seu site apareça em boas colocações no Google, mas isso tudo parece técnico demais para que você possa fazer sozinho? Nossa equipe é especializada na criação de conteúdos otimizados. 

Temos uma rede de planners, redatores e designers que desenvolvem toda a estratégia para os negócios, sempre de olho nas palavras-chave, densidade e performance dos conteúdos.

Saiba como seu site pode ganhar relevância e veja suas oportunidades de negócios crescerem. Converse com a gente e descubra o caminho.

Por

Estrutura de Comunicação

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