Unicred SC/PR: O que você vai dar para o seu filho?

É normal perguntar para as crianças quais são seus sonhos e os planos para o tão esperado “quando crescer”. No entanto, o que muitos pais não percebem é que o “quando crescer” desses pequenos chega muito rápido e, para realizar esses sonhos criativos, é necessário planejar como será o futuro financeiro de seus filhos.

Os custos com universidade, viagens, imóveis e até mesmo aposentadoria começam a acumular na ponta da caneta dos pais mais preocupados. Investir em uma previdência privada, por exemplo, pode ser uma boa opção para realizar esses sonhos sem desembolsar grandes quantias quando o pedido por ajuda financeira chegar.

Para ter uma ideia, em 18 anos investindo R$ 100 ao mês, considerando uma rentabilidade de 8% ao ano, é possível acumular R$ 44 mil. Portanto, cada mês a partir de hoje pode significar um desejo realizado.

A previdência privada infantil é uma das modalidades que mais crescem no país e vem ganhando força em razão das condições econômicas atuais. A rentabilidade do investimento varia de acordo com a opção escolhida, que pode ser com menor ou maior exposição a risco, e também de acordo com as taxas cobradas. Bancos e cooperativas podem oferecer esse tipo de produto, com diferentes condições como taxa de administração ou até mesmo a inexistência do carregamento mensal, cobrado por muitas instituições.

O importante é procurar a melhor alternativa para esse investimento. Ao pesquisar, leve em conta também os planos oferecidos por cooperativas financeiras. Essas instituições não visam lucro e podem cobrar taxas bem menores do que as dos bancos comuns. Além disso, é possível deduzir do imposto de renda o valor investido no plano de previdência até o limite de 12% da renda anual.

A melhor maneira de realizar o sonho de uma criança é investindo no futuro dela e é interessante envolve-la nesse processo e ensinar a importância de economizar. A ideia é criar o hábito desde cedo, para que os filhos saibam que poupar é uma atividade tão necessária quanto escovar os dentes.

Vivien Aucar de Tolla, especialista em Investimentos e Previdência da Unicred SC/PR

Unicred SC/PR: O que você vai dar para o seu filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *