SEBRAE e SENAI apresentam caderno de tendências para o inverno 2016 em Florianópolis

Rosenei Zanchett, Cristina Rosa e Simone Amorim.

Rosenei Zanchett, Cristina Rosa e Simone Amorim.

O projeto Inova Moda, executado pelo SENAI Nacional e pelo SEBRAE Nacional, lançou na noite de ontem, 22, na capital, o Caderno de Tendências e Informações Inverno 2016, coordenado pelo SENAI CETIQT. Para marcar o lançamento a palestrante, pesquisadora e colaboradora do projeto, Rosenei Zanchett, apresentou todo o material.

Uma plateia curiosa e entusiasmada lotou o auditório do Senai da capital, nesta quinta-feira (22). Empresários do polo de moda da grande Florianópolis, estudantes de moda, jornalistas e fashionistas acompanharam atentos a palestra de Rosenei Zanchett, consultora em desenvolvimento de produtos de moda pelo SENAI/SC e pesquisadora nacional e internacional do SENAI NACIONAL no desenvolvimento do Caderno Perfil Moda.

Todos os participantes receberam um kit contendo dois cadernos “Caminhos Inverno 2016″: Inova Moda Criação e Inova Moda Tecnologia. Materiais elaborados a partir de uma grande pesquisa e referências nacionais e internacionais, que buscam descodificar as tendências, trazendo-as para a realidade do micro e pequeno empresário do setor, bem como à realidade do consumidor.

O Projeto Inova Moda, lançado em Florianópolis oficialmente nesta quinta, com a entrega do material e palestra, abrange uma série de ações, como oficinas, workshops e consultorias, que ocorrerão até 2017, simultaneamente, em todo o Brasil e outros 9 polos catarinenses, participantes do Moda Catarina.

Segundo Rosenei Zanchett, o projeto Inova Moda, que teve início em 2014, já atingiu 914 empresas catarinenses, sendo Santa Catarina o estado com maior engajamento.

A pesquisadora ressalta que atualmente há um excesso de informação, mas muito pouco conhecimento. Zanchett lembra que a moda é uma área que requer 70% de pesquisa, para que se construa um repertório capaz de criar algo novo, e não apenas reproduzir o que já vem sendo feito.

A empresária Natalia Zunino, proprietária da marca catarinense Of-ficium, levou duas funcionárias para acompanharem a palestra. Para ela, esta experiência é extremamente importante, pois sempre é possível absorver algo novo no contato com profissionais da área. Natália percebe a necessidade de um olhar apurado e um silêncio interno para criar e inovar. A informação adquirida pelo contato com as pessoas, palestras, viagens, pesquisas, é extremamente importante para que se obtenha o conhecimento necessário, mas a sensibilidade para se ater aos detalhes, sejam eles do nosso dia a dia, capazes de nos inspirar, ou os detalhes referentes à qualidade de tecidos, acabamentos, entre outros, fazem toda a diferença na elaboração de um produto que se destaque no mercado.

A versão 2016 da publicação, INOVA MODA – Criação, trouxe  o tema “Caminhos”, inspirado nas escolhas que fazemos e que nos levam a algum lugar, e neste caso, em direção ao “novo”. O caderno transita por três conceitos: Destemperados, Essenciais e Anônimos.

Já o caderno INOVA MODA – Tecnologia tem como objetivo criar experimentos acessíveis aos segmentos da indústria da moda, de forma a incentivar o processo criativo para o desenvolvimento de produtos e modelagens. Cores, acabamentos, formas, texturas, fibras, fios, e quantos caminhos a tecnologia nos proporciona a cada nova estação. Uma vez que, o movimento ininterrupto da Cadeia de Moda, propicia uma busca constante e cíclica de novos Caminhos a cada estação.

Criciúma será a próxima cidade a receber o lançamento do projeto e transitar por estes caminhos. O evento acontece no dia 28 de maio e promete ser tão inspirador quanto o de Florianópolis.

 

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