Como vai sua saúde financeira?

O primeiro bimestre desse ano de 2018 se encerra e já está mais do que na hora de colocar em prática todas aquelas promessas feitas antes de pular as sete ondinhas. Adquirir a casa própria, iniciar um novo curso, colocar em ordem as contas de casa. São essas as aspirações que surgem no primeiro dia do ano e que vão se perdendo ao longo dos meses, até preencherem mais uma lista de desejos quando este ano se acabar. E o principal motivo para isso acontecer é a falta de planejamento.

Quantas vezes você se perguntou o motivo do dinheiro “desaparecer” da sua conta? A maioria das pessoas não sabe onde gastou e como estão efetivamente suas finanças. Isso porque acabam não registrando aquele jantar no restaurante ou uma compra emergencial.

Muita gente acredita que esse tipo de controle de fluxo só é necessário nas empresas, e acaba colocando a própria saúde financeira em risco, podendo levar ao endividamento, desperdícios através de juros por atrasos de contas e incapacidade de realizar desejos, como viagens, cursos e troca de carro.

Ter um acompanhamento mensal de gastos e investimentos bem pensados são as alternativas mais certeiras para quem quer ter uma organização financeira saudável. 

Linhas de crédito e financiamentos são algumas ferramentas para conquistar seus objetivos, mas a melhor estratégia para organizar a vida financeira é começar a investir. E se essa ideia parece improvável para a sua rotina consumista, uma sugestão é investimento em aplicações que tenham uma boa rentabilidade e alta liquidez, ou seja, onde o dinheiro possa ser resgatado em curto prazo.

O ideal é procurar por um consultor financeiro que auxilie neste projeto. Planejar-se financeiramente não é apenas uma questão de sucesso material, e sim o que te permitirá ter tempo e energia para desfrutar de sua vida e realizar seus sonhos e conquistas. Promover esse bem estar, preocupado com o padrão e qualidade de vida das pessoas, é um dos principais propósitos das cooperativas de crédito.

Luís Augusto Schüller, Diretor de Operações da Unicred SC/PR

Como vai sua saúde financeira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *