Tradicional evento de empreendedorismo e tecnologia movimentou a Acate e marcou o lançamento do braço jovem e empreendedor da entidade no estado
Wilfredo Gomes, presidente do LIDE Santa Catarina, e Pedro de Paula, vice-presidente da Neoway e diretor do LIDE Futuro SC, foram os anfitriões da primeira edição catarinense do Like The Future, consagrado evento do LIDE Brasil, que compartilha experiências, fomenta práticas de sucesso no ambiente empresarial, incentiva e, principalmente, inspira jovens ao empreendedorismo.
A noite desta quarta-feira (28) foi movimentada na Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), uma vez que os cerca de 300 convidados, entusiastas do setor de tecnologia, não piscaram durante a palestra Empreendedorismo x Investimentos, ministrada pelos investidortes americanos Kevin Efrusy e Eric Acher. Os empresários do Vale do Silício desembarcaram na capital catarinense especialmente para o evento.
Como tradicionalmente, Wilfredo Gomes abriu o debate apresentando Pedro de Paula, jovem empreendedor escolhido para liderar do LIDE Futuro no estado, e agradecendo a presença dos ilustres visitantes e de Patricia Meirelles, presidente do LIDE Futuro que veio de São Paulo para prestigiar a primeira edição catarinense do Like The Future. Com belas palavras e encorajando a jovem plateia a nunca perder o espírito empreendedor, Wilfredo passou o microfone para os convidados especiais da noite.
Kevin Efrusy, sócio da Accel Partners, um dos principais fundos de investimento do Vale do Silício, deu um show à parte, apesar de sua personalidade mais reservada. Quando perguntado se errou muito até alcançar o sucesso, Kevin não hesitou em responder à pergunta, segundo ele, de extrema relevância. “Não existe sucesso sem erros e nós erramos bastante. Um dos erros mais comuns, por exemplo, é achar que uma ideia é mais importante do que as pessoas que vão executá-la. O que faz uma ideia dar certo ou não são as pessoas, definitivamente. Precisamos aprender todos os dias com nossos erros e, além disso, compartilhá-los. Transparência também é muito importante para que os negócios tenham sucesso”, afirmou o investidor americano. “Dê poder às pessoas para elas errarem. Só se aprende errando”, completou.
Eric Acher, co-fundador do fundo Monashees Capital, também foi enfático sobre a importância de se aprender com erros. “Erramos muito entre 2011 e 2012, época de muitas ideias e de uma ansiedade na mesma proporção. Por isso, tomamos muitas decisões precipitadas para não perder oportunidades e estas decisões rápidas foram desastrosas. É preciso conhecer a fundo o projeto e o empreendedor, uma vez que a relação que se firma entre o fundo investidor e o empresário é como um casamento com data para terminar, já que dura, mais ou menos, sete anos”, comentou o co-fundador do maior fundo de investimentos em tecnologia no Brasil.
Os empresários americanos concluíram a primeira edição catarinense do Like The Future de maneira muito otimista. “O Brasil é superfértil e vai ser um grande polo de investimento daqui a 20 anos. A revolução empreendedora está apenas começando, por incrível que pareça. A realidade do mercado brasileiro hoje é muita criatividade, mas sem planejamento. É preciso ter em mente que: Criatividade + Planejamento = Inovação. Criatividade sem planejamento é apenas improviso, e isso vai mudar”, concordaram, fechando o evento de lançamento do LIDE Futuro SC com chave-de-ouro.
Sobre os convidados
Kevin Efrusy ficou mundialmente conhecido após convencer o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a deixar Accel ser o seu primeiro investidor. Na época do investimento, o famoso Facebook ainda se chamava TheFacebook. Sua visão nesse investimento o projetou para a lista dos midas da revista Forbes – Kevin investiu 12 Milhões de dólares em 2003 e no IPO do Facebook o investimento foi avaliado em mais de 11 Bilhões de dólares . Accel Partners é líder de capital de risco e investidor de empresas como Facebook e Groupon, DropBox, Slack, Spotfy e chegou a captar US$ 1,45 bilhão no ano passado. Eric Acher é membro do board da Monashees Capital, o maior fundo de investimentos em tecnologia do Brasil, que, entre suas marcas, possui 99 Táxis, Conta Azul, Pet Love, Viva Real, Eduk etc.
Sobre o LIDE Santa Catarina
Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 71 empresas filiadas no Estado, entre elas, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Albany International, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Banco de Investimentos CreditSuisse, Báscara Investimentos Imobiliários, Betha Sistemas, Brognoli, Calcard, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Distlé Distribuição e Logística, Dot Digital Group, Dotz, Dudalina, Farben, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Jo Cintra Tailor Made Tours, TGB – Terminal Graneleiro da Babitonga, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nest Empreendimentos Imobiliários, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Queiroz Administradora de Imóveis, SBT, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, Tractebel, Villaggio Grando Boutique Winery, Vivo, 9mm, SCGás e Regional Properties. Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Clear Educação, Lumis Construtora, ICOM, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, RRS Advogados Associados, Lica Paludo Produções, Colormar, Khronos e Menton Turismo. Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.
Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil, que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros.
Comitê de Gestão LIDE Santa Catarina
Presidente LIDE Santa Catarina – Wilfredo Gomes
Vice-presidente LIDE Santa Catarina – José Netto
Varejo e Comércio – José Augusto Fretta (Angeloni)
Tecnologia e Inovação – Jorge Freitas (Intelbras)
Governo e Serviços – Guilherme Zigelli (Sebrae/SC)
Indústria – Cesar Gomes (Portobello)
Mulher – Fernanda Bornhausen Sá (Clear Inovação)
Agronegócio – Maurício Grando (Villaggio Grando)
Turismo – Nicolas Peluffo (Ponta dos Ganchos Resort)
Esporte – Rafael Kuerten (Grupo Guga Kuerten)
Educação e Mundo Digital – Luiz Alberto Ferla (Dot Digital Group)
Futuro – Pedro de Paula (Neoway)
Sobre a Neoway
A Neoway é focada em gerar valor para seus clientes por meio de soluções de data science que trazem eficiência operacional e diferencial competitivo. A empresa se diferencia dos provedores tradicionais de dados e soluções centradas em TI, pois coloca o usuário acima da tecnologia, oferecendo uma combinação única de milhares de bases de dados, modelos preditivos e plataforma analíticas. As soluções da Neoway são aderentes a mercados como financeiro, de seguro, tecnologia, telecomunicações, automotivo, consumo, manufatura, varejo, construção civil e de óleo e gás. Atualmente a companhia, fundada em 2002, conta com mais de 300 profissionais e cinco escritórios no Brasil e no exterior.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.