Flexicotton quer conquistar a América Latina

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foto: Ike Botega

 O mercado de marcas próprias vive um grande momento e a catarinense Flexicotton aproveita a ocasião para crescer e fortalecer ainda mais a participação no segmento de higiene pessoal. A indústria comemora em abril de 2013 cinco anos de instalação em Santo Amaro da Imperatriz (SC), com números que confirmam o sucesso: crescimento de 245% no número de colaboradores, previsão de incremento de 62,5% no faturamento em 2013, alcançando R$ 52 milhão, e um parque fabril que praticamente vai dobrar de tamanho a partir de agosto, atingindo 6.300 m².

A indústria é responsável pela fabricação de private labels em higiene pessoal para 30 grandes redes como Carrefour, Walmart, Pague Menos, Farmais, York, Cremer e PanVel. Líder nacional na produção de marcas próprias, pretende liderar o ranking latino-americano em 2015, adianta o sócio-diretor da Flexicotton, Jacinto Silveira. “Para isso, estamos nos consolidando neste mercado, adotando novas tecnologias e potencializando o nosso parque fabril, além de buscar novos mercados consumidores em outros países,” completa Silveira. A Flexicotton atende o mercado internacional e tem clientes em países como Guatemala, Honduras e Chile, além dos vizinhos Argentina, Colômbia e Uruguai.

E o algodão é a matéria-prima base para o sucesso do negócio, que iniciou em 1997 como um braço do grupo francês Lemoine, maior manufaturador de algodão hidrófilo do mundo. Em 2004, houve a decisão de verticalizar a empresa e para isso foi investido mais de R$ 1 milhão em maquinário. Quatro anos depois, em 2008, a Flexicotton inaugurou a sede em Santo Amaro da Imperatriz, na região metropolitana de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Com a crise européia a sociedade com o grupo francês findou e a partir de 2009, Jacinto Silveira e Etienne Gruhier, que já eram diretores, adquiriram 100% das operações.

Pelo bem de todos

A fórmula de sucesso da dupla de jovens empresários contempla ações voltadas ao terceiro setor e valorização da força de trabalho. Os colaboradores da indústria usam uniformes sustentáveis feitos com fibra de algodão 100% natural e orgânico, reaproveitamento de rejeitos e processos controlados, como a substituição dos copos plásticos por canecas reutilizáveis e das toalhas de papel por secadores de mão.

Há doação de livros e produtos de higiene pessoal para creches de Santo Amaro da Imperatriz e as crianças do município visitam a fábrica para conhecer as rotinas de trabalho e a fabricação dos produtos. Os incentivos aos operários vão desde plano de saúde, transporte gratuito, refeição subsidiada e cesta básica, até treinamentos constantes e participação nos resultados.

Bellacotton

Em 2008, a Flexicotton criou uma marca própria para competir no mercado de higiene pessoal e alcançar as redes menores sem condições de fabricação de produtos próprios. Assim surgiu a Bellacotton, que hoje conta com um mix de 27 produtos sendo oito curativos adesivos, seis esparadrapos, algodão em rolos, algodão em bolas e algodão zig-zag, hastes flexíveis, uma linha para bebês com algodão em quadrados para higienização da criança e hastes flexíveis para bebês, e uma linha feminina com hastes para maquiagem, algodão em discos e quadrados de algodão para a limpeza da pele e remoção da maquiagem.

Site: http://www.flexicotton.com.br/

SAC: (48) 3245 4999

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