Uma das redes sociais mais populares no mundo é o Instagram, e junto com ele a funcionalidade dos Stories. A plataforma soma mais de 1 bilhão de usuários e segue ganhando novas contas diariamente. De acordo com dados da empresa, 84% dos usuários
acessam o Instagram pelo menos uma vez por dia.
É justamente por ser uma potência que a rede social se transformou em uma plataforma de negócios. Há alguns anos, as empresas investem em estratégias e conteúdos para construir um relacionamento de proximidade com seus clientes, e o uso dos Stories é uma das formas de fortalecer a marca, resolver problemas e vender mais.
Criado em 2010, o Instagram sempre foi uma rede social destinada ao compartilhamento de fotos. Em 2012, a plataforma passou a fazer parte das empresas do grupo Facebook e a partir daí cresceu em número de usuários, ferramentas e possibilidades comerciais.
O Instagram, assim como outras plataformas do Facebook, está em constante desenvolvimento. O objetivo é que as pessoas passem cada vez mais tempo logadas e interagindo com os conteúdos.
Os Stories surgiram dentro do Instagram inspirados por outra rede social, o Snapchat, que começou a fazer sucesso. Desta vez, ao invés de comprar mais uma empresa, o Facebook resolveu criar sua própria funcionalidade de vídeos curtos, e foi assim que esse novo mundo começou.
Se você está se perguntando o motivo desses vídeos serem tão importantes para a estratégia de comunicação, a gente explica!
Quando uma empresa investe em marketing é importante entender onde está o público alvo, como chegar nele e criar conexão a ponto de conquistar um novo cliente. Exatamente por esses motivos o Instagram é tão precioso para a estratégia de marketing digital.
A plataforma reúne milhares de pessoas navegando diariamente pelas imagens e pelos vídeos, consumindo conteúdos e sendo influenciados. O que as pessoas buscam é identificação com produtos e marcas, e nada melhor do que ter alguém mostrando na prática como as coisas funcionam.
Os Stories fazem sucesso entre os usuários justamente por mostrarem a movimentação do dia das pessoas. Tecnicamente a ferramenta cria vídeos de 15 segundos que são publicados em sequência e ficam registrados por um período de 24 horas.
Eles são mostrados aos usuários de acordo com o número de interações com a conta. No aplicativo, os stories ficam acima do feed, que é a parte fixa de publicações. Por meio de esferas que são constantemente atualizadas, quem entra no Instagram consegue ver quais são as sequências com novidades. Uma vez que você acessa elas, depois são mostradas uma após a outra.
É exatamente essa dinâmica que faz as pessoas passarem bastante tempo navegando entre os conteúdos.
As empresas que utilizam os Stories para gerar proximidade com o público são aquelas que vão ganhar a chance de audiência. Em cada sequência criada dentro dos Stories é possível levar seu público para uma ação, esse é o valor para a sua marca.
Dentro da criação dos Stories é possível escolher funcionalidades que vão gerar entretenimento e interação com o público.
Ferramentas como a caixinha de perguntas, as enquetes, os testes e a música deixam o conteúdo mais atraente e geram engajamento e, a partir disso, as contas alcançam mais pessoas e, consequentemente, mais audiência.
Por esse motivo, estar diariamente presente nos Stories faz com que a conta cresça em número de seguidores e de pessoas que consomem seu conteúdo e ofertas.
Agora que você entende a importância de estar nos Stories do Instagram, chegou a parte de saber o que publicar neste canal. Se o objetivo é mostrar ao público sua marca, os diferenciais e como seu produto é útil para uma determinada situação, é exatamente isso que precisa ser mostrado:
São inúmeras possibilidades de criação de conteúdos para os Stories. É possível fazer com um celular de alguém da equipe, preferencialmente alguém que vá ficar responsável pela publicação e acompanhamento do que está sendo criado.
O Stories são a vida acontecendo e, por isso, quando se inicia essa estratégia é preciso dar atenção a ela e entender qual tipo de conteúdo faz mais sentido para o seu público.
Com o tempo, e fazendo a leitura das métricas, será possível criar um planejamento cada vez mais assertivo!
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