Sarney e a tornozeleira eletrônica

O Brasil acordou no dia 7 de junho estarrecido com o pedido de prisão efetuado pelo procurador Rodrigo Janot de velhas e calejadas raposas da política nacional.

A representação pela prisão preventiva dos senadores José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá e do presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, por terem os ditos caciques, em tese, atentado contra o andamento da Operação Lava-Jato.

Segundo o procurador, as gravações derivadas da delação de Sérgio Machado trazem claras intenções de obstruírem o andamento da ação penal em curso perante a Justiça Federal na vara do juiz Sérgio Moro.

A população, leiga em sua maioria, a tudo assiste desejosa pela prisão imediata dos grandes “capos” – termo que designa os grandes chefes das máfias italianas, especialmente a napolitana – ora dando de ombros aos andamentos processuais de somenos relevância.

Nunca na história deste país – como diria aquele que pouco dorme neste cenário, pois seu nome também está no rol dos ameaçados – o Poder Judiciário, representado pelo Ministro Teori Zavascki e, pasme, por um juiz de primeira instância, Sérgio Moro, adquiriu tamanha importância histórica e política.

No tocante ao ex-presidente e atual senador José Sarney, cuja vida pública ultrapassa as seis décadas, se fala até em brindá-lo com uma tornozeleira eletrônica, da qual muito se fala, mas pouco se conhece.

A tornozeleira eletrônica, que funciona como se fosse um GPS, delimitando aonde o mesmo pode ir ou ficar, foi regulamentada ainda pelo presidente Lula, por meio da Lei n.º 12.258, e objetivava, em síntese, esvaziar o sistema prisional para os agentes que cometeram crimes de menor potencial lesivo e um meio melhor e mais barato para a ressocialização do condenado.

A suprema ironia é que tal engenhoca poderá, em curtíssimo prazo, caso as coisas continuem caminhando como estão, ser usada exatamente por aqueles que providenciaram a legislação que a instituiu no sistema penal brasileiro.

Quem viver verá.

José Patrício Neves da Fontoura, Advogado

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo