Profissionalização da administração é fundamental para a estabilidade das empresas

Foto Giuliano Wolf por Lio SimasADM S.A. – Advanced Design in Management S.A. inova na área de Administração e TI com estratégias personalizadas 

Dados divulgados pelo Sebrae Nacional mostram uma realidade preocupante: cerca de 27% das empresas brasileiras são obrigadas a fechar as portas nos dois primeiros anos de atividade, sendo que aproximadamente 95% dos casos acontecem devido à má administração. Este panorama retrata a inexperiência de muitos empreendedores que optam por alternativas amadoras para comandar a área que determina tudo o que acontece de importante numa empresa, sua Administração.

Segundo o diretor presidente da ADM S.A. – Advanced Design in Management S.A., Giuliano Barbato Wolf, uma das agravantes é a falta de preocupação dos “estreantes” com uma estrutura minimamente profissional, com boa formação e certa experiência. “Muitos empresários pensam que são Administradores, quando são apenas sujeitos corajosos com espírito empreendedor. Na verdade, aventureiros. Muitos optam por familiares ou profissionais pouco experientes para assumir o importante papel de administrar um negócio. Ou vão pela própria cabeça, mas desconhecem os riscos e perdas que a ação poderá acarretar. Não entendem que uma gestão realmente profissional sempre se paga e que uma gestão amadora geralmente dá prejuízo”, conta Wolf.

A aplicação de ferramentas básicas como a estruturação do plano de negócios, com análise de potencial de mercado e mapeamento de estratégias, é a primeira iniciativa que deve ser determinada pelo Administrador para reduzir o risco de mortalidade. “A palavra de ordem é ‘controle’. É estabelecer o controle a partir de um processo. O bom gestor deve ter conhecimento para poder planejar, autoridade para poder comandar a execução e controles para poder implementar os ajustes necessários. Sendo experiente, ele logo agrega a esse processo visão, liderança e bom senso”, reforça o diretor presidente.

O desafio da ADM S.A. é impulsionar a conscientização sobre a importância da profissionalização a partir de uma gestão transparente, preparada e responsável (no sentido de quem responde pelos resultados) que valorize a ciência da Administração e sua utilização na prática. Um bom exemplo disso é a aplicação do “Manual de Melhores Práticas de Governança Corporativa” do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Desafios da gestão

Com o intuito de auxiliar as organizações na busca de crescimento, a ADM S.A. desenvolve ações diferenciadas para fomentar as práticas de gestão, como a implementação de sistemas informatizados para dar suporte às mais diversas finalidades de controle e apoio à tomada de decisão. Em paralelo, estabelece estratégias de gerenciamento de riscos com planos de contingência para minimizar possíveis perdas decorrentes da atividade empresarial.

Neste contexto, a empresa apresenta um leque de soluções em Administração, em todas as áreas, desde a formatação de políticas, planos e normas internas; desenvolvimento de habilidades gerenciais de liderança, supervisão e negociação; realização de treinamentos e cursos; sistemas de controle operacional e financeiro etc., até detalhes como a forma de atendimento do telefone da empresa. A preocupação com detalhes é fundamental.

Formatos de contratação

A realização de trabalhos suportados por processos mapeados e ferramentas de gestão está entre os diferenciais da ADM S.A., com profissionais bem preparados para instruir e operar em situações adversas. A adequação é estabelecida dentro de seis formatos de contratação: consultoria tradicional, consultoria executiva, gestão compartilhada, terceirização total ou parcial da gestão, empreitadas de propósitos específicos e auditoria administrativa; todos eles com opção de remuneração fixa, variável ou mista.

Lançamento oficial

Cases bem sucedidos já integram o currículo da ADM S.A.. No entanto, seu lançamento oficial acontecerá somente no dia 9 de setembro, às 20h, na sede da FIESC em Florianópolis, com palestra do aclamado jornalista Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de São Paulo e da rádio CBN, e um dos criadores da ANDI – Comunicação e Direitos.

Durante o lançamento, também será apresentado o livro Ferramentas da Administração, escrito por vários especialistas nas diversas áreas da Administração. A publicação é fruto das necessidades observadas pela empresa para atender às demandas de um público misto de profissionais e acadêmicos de Administração ávidos por ferramentas simples e práticas de gestão empresarial.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo