Assessoria de Imprensa: ferramenta fundamental para a captação de recursos

Maior nome da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer assinou o projeto inicial do Lagoa Iate Clube, em Florianópolis. Mesmo não sendo executada conforme os desenhos do mestre modernista, é possível observar na construção alguns elementos típicos da obra de Niemeyer, como pilotis e vãos livres. Após quase 50 anos da inauguração do clube, a autoria do projeto foi comprovada, devido aos estudos e aos esforços da arquiteta Luiza Schenk, que pesquisou por um ano as plantas do projeto original e conseguiu, junto ao Instituto Oscar Niemeyer, com sede no Rio de Janeiro, o certificado de autenticidade dos primeiros desenhos feito para a construção.

Para Giuliano Wolff, da ADM S.A. – administradora que presta serviços ao Lagoa Iate Clube –, essa certificação é necessária para começar a fase de captação de recursos para a reforma do clube, que, após anos de intervenções, voltará a ter as formas originais, desenhadas por Oscar Niemeyer. Wolff estima que os custos girem em torno de cinco milhões de reais, e podem ser financiados através da Lei Rouanet, do Fundo do Ministério da Justiça para o Resgate de Patrimônios ou por investimentos privados.

image3

Como suporte para essas ações de captação de recursos, a comunicação – assessoria de imprensa – é essencial. Através da publicação das matérias nos veículos de comunicação, empresas e investidores terão acesso às primeiras informações desse projeto que será um marco para Santa Catarina. Desde o início, a assessoria de imprensa acompanhou a arquiteta e os administradores nas pesquisas no Rio de Janeiro, na Fundação Oscar Niemeyer e nos estudos de obras do arquiteto, na Casa das Canoas (onde o Oscar morou de 1962 a 67). Esse acompanhamento foi importante para colher referências e buscar dados fundamentais para abastecer a mídia com informações exclusivas. Tendo em mãos essas publicações, o projeto e a validação da obra, a ADM S.A. vai ao mercado prospectar investidores para a reconstrução da história do Lagoa Iate Clube.

Após a reforma, o LIC terá novamente as linhas curvas, que deram origem à logomarca do clube, além de fachadas abertas e paredes de vidro, permitindo a aproximação da construção com as montanhas do entorno e com a Lagoa da Conceição. O desejo dos administradores e dos gestores que estão tratando da reforma e do LIC é que integração entre obra e natureza, tão cara a Oscar Niemeyer, atraia estudantes e pesquisadores de arquitetura de todo o mundo. Além de valorizar o clube, trazendo de volta os tempos áureos dos grandes eventos.

Projeto Lic 01

 

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo