Grupo de empresários criciumenses imerge na moda carioca

Grupo visitando o Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Grupo visitando o Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Uma palavra resume a experiência do projeto Moda Catarina em sua Missão no Rio de Janeiro: Identidade.

Entre os dias 24 e 28 de maio, o Moda Catarina – SEBRAE/SC –  acompanha empresários da moda catarinense em uma Missão no Rio de Janeiro. O grupo partiu do polo de Criciúma, rumo à capital fluminense, para uma série de visitas e palestras, onde um novo cenário foi apresentado aos empresários de confecção e moda de Santa Catarina, contribuindo para a capacitação e desenvolvimento de seus negócios.

Rosane Benedet,  proprietária da marca Matuta, empresa que está há 24 anos no mercado e há 10 recebe a consultoria do SEBRAE/SC, faz parte do grupo de empresários que participa desta Missão do projeto Moda Catarina. A empresária, cuja marca está presente em pontos de venda de todo o Sul do país e em algumas cidades do Sudeste e do Nordeste, lembra que a entrada do Sebrae em sua empresa foi um divisor de águas. “Passamos a nos aparelhar melhor, recebemos consultorias, vieram o chão de fábrica, as missões com viagens para Europa. Tudo isso contribuiu para evoluir o design, além de nosso lado comercial”.

Para Rosane, o Moda Catarina veio em uma época maravilhosa. “As  indústrias  estão sentindo a crise do mercado, mas nós estamos cada vez mais equipados e preparados para enfrentar este momento delicado da economia nacional”, afirma a empresária.

Ao todo, 20 empresários estiveram na missão do SEBRAE/SC – Moda Catarina. Eles foram acompanhados por Juliana Ghizzo, gestora do projeto  do SEBRAE-SC no polo de Criciúma e recepcionados por Luiz Wachelke, coordenador do curso de moda do Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro (IED) e responsável pelo conteúdo e programação da missão.

“Quando pensamos na Missão Empresarial no Rio de Janeiro, ficou claro que tínhamos que mostrar no que o estado se destaca na moda. Muitos pensam na parte técnica, no acabamento. Mas, na verdade, o Rio de Janeiro é muito mais do que isso. O Rio é posicionamento de marca, branding, identidade e estamparia. Sendo assim, o que orientou a nossa programação foi selecionar palestrantes e visitas que tivessem a ver com esse tema, com essa identidade.  E conseguimos! Começamos a abrir os olhos dos empresários para a importância deles entenderem o conceito do próprio negócio.  E aí sim, pensar em produto, comunicação, posicionamento no mercado, espaço de venda e todas as questões que são super importantes para o negócio da moda como um todo, e não simplesmente para o negócio da confecção”, comenta Luiz Wachelke.

Para Rosane Benedet, o objetivo foi atingido. “O Rio de Janeiro é inspiração! Além dessa atmosfera que transborda moda, podemos ver o que as marcas cariocas  fazem de melhor , que é mostrar a sua personalidade”, conta a empresária, entusiasmada, em meio a uma das tantas visitas do roteiro.

 

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