Vamos supor que alguém lhe ofereça investir em uma empresa que renda historicamente 15% ao ano e cuja expectativa seja repetir esse desempenho no futuro. Pode parecer algo não muito atrativo, eis que investir em uma empresa normalmente é bem arriscado. Agora, vamos supor que a pessoa lhe dê garantias de que esse investimento tenha o risco da caderneta de poupança. É quando a conversa muda completamente de figura e o investimento na empresa fica vantajoso.
O risco tem que ser analisado junto com o retorno. Muitos gestores dizem que têm foco em resultado e só pensam nisso. Inúmeras empresas remuneram gestores com base em resultados. Anúncios de emprego pedem executivos focados em resultado. Mas será que é bom um resultado obtido a partir de uma operação de alto risco?
As pessoas ainda não se deram conta que o retorno (resultado, lucro)é importante, mas o risco também é e não pode ser desprezado. Eliminar, transferir, explorar, compartilhar, melhorar e aceitar riscos são elementos de gestão que eram pouco explorados e passaram a ocupar uma parte fundamental do processo de gestão. Gerenciar riscos tornou-se uma estratégia extremamente eficaz para grandes e pequenas empresas. “O processo de gestão de riscos é um processo de geração de valor. Por exemplo, capacitar pessoas proporciona menor nível de perdas com erros e menor probabilidade de perdas com reclamatórias trabalhistas. Esse risco menor torna a empresa mais atraente e, portanto, mais valiosa”, explica o presidente da ADM S.A., Giuliano Barbato Wolf.
A incorporação da gestão de riscos, segundo Wolf, mostra o amadurecimento e a profissionalização da administração dentro das empresas. “O processo deve ser bem estruturado e contínuo, com intuito de identificar, classificar, mensurar, controlar e mitigar os riscos inerentes às atividades realizadas pela empresa”, explica o Administrador.
A prática do gerenciamento de riscos torna a empresa mais sólida perante seus stakeholders, na medida em que previne ou corrige possíveis perdas previamente mapeadas, ou mesmo provisiona perdas inesperadas. Dentro deste contexto, a ADM S.A. tem o desafio de impulsionar a conscientização para uma gestão mais profissional e responsável nesta área.
ADM S.A.
A ADM S.A. presta serviços de administração e desenvolvimento de sistemas para a gestão empresarial. A empresa conta hoje com 15 profissionais, alguns com mais de 30 anos de mercado e já contabiliza inúmeros cases bem sucedidos em seu portfólio, especialmente na área da Saúde.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.