Gestão de RISCOS, um novo caminho para aumentar o valor da empresa

DSC_7338 - Red. Vamos supor que alguém lhe ofereça investir em uma empresa que renda historicamente 15% ao ano e cuja expectativa seja repetir esse desempenho no futuro. Pode parecer algo não muito atrativo, eis que investir em uma empresa normalmente é bem arriscado. Agora, vamos supor que a pessoa lhe dê garantias de que esse investimento tenha o risco da caderneta de poupança. É quando a conversa muda completamente de figura e o investimento na empresa fica vantajoso.

O risco tem que ser analisado junto com o retorno. Muitos gestores dizem que têm foco em resultado e só pensam nisso. Inúmeras empresas remuneram gestores com base em resultados. Anúncios de emprego pedem executivos focados em resultado. Mas será que é bom um resultado obtido a partir de uma operação de alto risco?

As pessoas ainda não se deram conta que o retorno (resultado, lucro)é importante, mas o risco também é e não pode ser desprezado. Eliminar, transferir, explorar, compartilhar, melhorar e aceitar riscos são elementos de gestão que eram pouco explorados e passaram a ocupar uma parte fundamental do processo de gestão. Gerenciar riscos tornou-se uma estratégia extremamente eficaz para grandes e pequenas empresas. “O processo de gestão de riscos é um processo de geração de valor. Por exemplo, capacitar pessoas proporciona menor nível de perdas com erros e menor probabilidade de perdas com reclamatórias trabalhistas. Esse risco menor torna a empresa mais atraente e, portanto, mais valiosa”, explica o presidente da ADM S.A., Giuliano Barbato Wolf.

A incorporação da gestão de riscos, segundo Wolf, mostra o amadurecimento e a profissionalização da administração dentro das empresas. “O processo deve ser bem estruturado e contínuo, com intuito de identificar, classificar, mensurar, controlar e mitigar os riscos inerentes às atividades realizadas pela empresa”, explica o Administrador.

A prática do gerenciamento de riscos torna a empresa mais sólida perante seus stakeholders, na medida em que previne ou corrige possíveis perdas previamente mapeadas, ou mesmo provisiona perdas inesperadas. Dentro deste contexto, a ADM S.A. tem o desafio de impulsionar a conscientização para uma gestão mais profissional e responsável nesta área.

ADM S.A.

A ADM S.A. presta serviços de administração e desenvolvimento de sistemas para a gestão empresarial. A empresa conta hoje com 15 profissionais, alguns com mais de 30 anos de mercado e já contabiliza inúmeros cases bem sucedidos em seu portfólio, especialmente na área da Saúde.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo