Futuro sustentável

 

Vivemos em um dos países com maior potencial solar do mundo. Para termos uma ideia, na Alemanha, uma das grandes produtoras de energia fotovoltaica, a área mais ensolarada recebe até 40% menos radiação do que as regiões brasileiras com menor incidência de sol. Potencial que necessita ser aproveitado, pois além das diversas vantagens econômicas que apresenta, é também uma alternativa sustentável.

Atualmente o Brasil tem como principal fonte de energia as usinas hidrelétricas. Elas causam enorme impacto ambiental, inundam florestas e prejudicam a vida animal. Além disto, entre setembro e novembro, período de secas, a geração hídrica é inferior do que no restante do ano. Nestes meses, no entanto, o sol brilha mais intensamente, favorecendo a produção de energia solar.

É evidente que aos poucos percebemos a mudança de atitude da população sobre o consumo sustentável. Sentimos um aumento significativo no interesse pela geração da própria energia, principalmente na instalação em obras residências e empresas, o que assinala para uma nova consciência social, bem como para um crescente avanço do setor.

Com aquisição de tecnologia e equipamentos facilitada atualmente, contar com um sistema destes se torna mais acessível. Esta nova postura aponta que, até 2050, por exemplo, cerca de 11% da oferta mundial seja proveniente de energia solar.

Outra ação que tem reforçado esta tendência no Brasil, foi a assinatura em dezembro de 2015, pelo então ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, da portaria que cria o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) para incentivar a geração de energia a partir de placas solares dentro das unidades consumidoras, permitindo o compartilhamento com o sistema das distribuidoras de energia. Com isto, o governo prevê um potencial de investimentos de R$ 100 bilhões nessas tecnologias e que 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão aderir ao programa até 2030.

É fundamental que os horizontes sejam ampliados. Precisamos pensar em novas alternativas, mais sustentáveis. Além de ser economicamente atraente, o uso de energia solar representa ao planeta uma nova chance, aproveitando recursos limpos e sem agredir a natureza.

 

Paulo Blanco, gerente Quantum Engenharia

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo