Celesc inaugura nova subestação em Concórdia/SC

Obra foi realizada pela empresa catarinense Quantum Engenharia

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o gerente da Agência Regional Concórdia, Carlos Rigoni, inauguraram nesta quinta-feira, 03, a subestação de energia Concórdia São Cristovão, no Meio Oeste do estado, e nova linha de transmissão que conecta a unidade ao sistema elétrico atual. A cerimônia foi realizada no local do empreendimento, com a presença de autoridades políticas, empresários e órgãos regionais.

subestacao concordia 2

Com investimento de R$ 25 milhões, a obra, realizada pela empresa catarinense Quantum Engenharia, levou 10 meses para ser concluída e garante energia suficiente para os próximos 30 anos aos municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Peritiba, Presidente Castelo Branco, Arabutã, Itá, Jaborá, Ipumirim, Lindóia do Sul e Irani. O empreendimento triplica a oferta de energia para esses municípios e tem capacidade de atendimento estimada em 100 mil unidades consumidoras.

Linha-transmissão-WEB

A nova unidade, com capacidade instalada de 92 MVA, é a sétima e maior subestação de energia elétrica da área atendida pela Regional Celesc de Concórdia. “A obra é um aporte energético fundamental para o crescimento da região, reconhecida como um dos polos de maior desenvolvimento agroindustrial de Santa Catarina”, avalia o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Além do aumento de qualidade na energia distribuída e da confiabilidade do sistema elétrico, a nova subestação trará efeitos positivos às subestações de Concórdia, Faxinal do Guedes, Seara, Ipumirim e Arabutã, todas em 69.000 Volts. “A nova unidade irá operar em 138.000 Volts, o que garante maior estabilidade de tensão e segurança operacional do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica”, explica o gerente da Agência Regional Concórdia, Carlos Rigoni.

A Subestação Concórdia São Cristóvão será conectada ao sistema elétrico por meio de linha de transmissão que parte da Subestação Ponte Serrada, com extensão de 36 quilômetros. O empreendimento tem capacidade para operar com até 12 alimentadores, redes-tronco que transportam energia elétrica das subestações para os transformadores de distribuição. “Até o momento, três alimentadores estão em pleno funcionamento, como parte dos testes, abastecendo unidades consumidoras de parte de Concórdia, incluindo a área industrial, bem como do município de Presidente Castelo Branco e de Jaborá”, esclarece Rigoni.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Celesc

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo