Capacitação internacional: Paris e Londres estão no roteiro dos empresários de moda de Ilhota


bairro-paris-londres
Empresários do polo de moda íntima, praia e fitness de Ilhota, participantes do Projeto Moda Catarina – SEBRAE/SC, embarcam nesta sexta-feira (03) para uma Missão Empresarial Internacional.

Durante 10 dias, 16 empresários ilhotenses, participantes do Projeto Moda Catarina, uma parceria entre SEBRAE/SC, Prefeitura Municipal de Ilhota e Associação Comercial e Industrial de Ilhota, (ACIIL),  viverão intensamente a moda européia. Na ocasião, o grupo realizará capacitação técnica internacional em design e pesquisa de moda, posicionamento de varejo e comportamento de consumo. Os destinos escolhidos foram Paris e Londres, referências mundiais para o mercado de moda.

A viagem de reconhecimento e aprendizado às cidades de Paris, na França, berço da indústria do segmento, com grande influência na moda internacional; e Londres, na Inglaterra, maior referência em inovação e criatividade na moda, propõe-se a apurar o olhar crítico do empresário na pesquisa de moda e fornecer conhecimento sobre a realidade de consumo e varejo em um mercado ultra desenvolvido. O foco do aprendizado é no posicionamento de marca, visando uma maior percepção da identidade de marca e estratégias de praça que os conglomerados de moda assumem no mercado internacional.

O intuito é reverter esse conhecimento e aplicá-lo dentro da realidade do polo de Ilhota, onde existe uma grande atividade no setor de varejo. Essa compreensão do mercado tem o objetivo de fornecer ferramentas para o exercício de pesquisa de moda, capacitando o empresário, por meio da informação e do conhecimento, para realizar suas próprias viagens de pesquisa no futuro. A imersão em cultura e lifestyle dos locais visitados, assim como as visitas às feiras específicas do setor, vão complementar e fortalecer esse aprendizado.

Sob a consultoria de Andreia Schmidt Passos, entre outros locais, o grupo visitará a Interfilière Paris, principal feira para os produtores de lingerie e beachwear; e o Mode City, evento que reúne fabricantes internacionais e especialistas em tecidos. Consta no roteiro parisiense também a visita guiada ao Museu Pallais Galliera, que possui um acervo de moda riquíssimo e estará expondo a primeira retrospectiva dos 125 anos da marca de Jeanne Lanvin.

Em Londres, o grupo visita a escola de moda mais importante do cenário atual: Central Saint Martins; e a incubadora de moda CFE, Centre For Fashion Enterprise, local que oferece capacitação para jovens designers em termos de finanças, direito, produção e marketing, e já ajudou a consolidar novos nomes na moda, como Mary Katrantzou, Erdem e Peter Piloto.

Ainda na capital inglesa, o grupo realizará uma imersão na história da moda, com visita guiada ao Victoria & Albert Museum, onde encontrarão o  maior acervo de moda do mundo, e que hoje exibe a exposição sobre o estilista Alexander McQueen; além de visita ao Fashion & Textile Museuam, na Bermondsey Street e à Porto Bello Market, famosa feira de rua, fonte recorrente de inspiração para os estilistas; entre outros pontos que são referências para a pesquisa de moda na terra da rainha britânica.

Sobre Andreia Schmidt Passos:

Andreia Schmidt Passos, é estilista, jornalista e pesquisadora de sociologia da moda e processo criativo no programa de mestrado em Têxtil e Moda da USP. Estudou criação de moda, desenvolvimento de coleções e fotografia na conceituada Central Saint Martins School of Arts and Design, de Londres. Atua há nove anos no mercado de moda como diretora criativa e consultora, com conhecimento técnico da confecção, desenvolvimento de coleção, desenho de moda e comunicação. Como membro e consultora em moda do CRIED (centro de pesquisas do IED), capacita profissionais no segmento da criação e desenvolvimento de coleções de moda.

Sobre o Projeto Moda Catarina:

O Projeto Moda Catarina é um conjunto de ações voltadas para fortalecer, profissionalizar e promover o crescimento das pequenas e micro-empresas do segmento de moda e confecção do estado. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, SEBRAE/SC, promove o acesso à inovação de processos e produtos e às novas tecnologias, com o intuito de aumentar a competitividade das empresas participantes.

O projeto atende 140 empresas dos polos de Brusque, Ilhota e São João Batista, polos de Blumenau e Rio do Sul, polos de Florianópolis, Biguaçu, São José e Palhoça e polo de Criciúma, por meio de consultorias tecnológicas e de ações para o fortalecimento e a capacitação dos polos atendidos. No polo de Ilhota, o SEBRAE/SC atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhota e a Associação Comercial e Industrial de Ilhota. A gama de atuação é diversificada, e as consultorias trabalham de acordo com a necessidade de cada empresa, em setores como design, sustentabilidade, qualidade e produtividade.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo