Tenha um planejamento empresarial para começar e manter 2015 sem dívidas

O planejamento financeiro é uma projeção de todos os valores que indicam a situação econômica de uma pessoa, empresa ou projeto. A partir dessa organização é possível definir quanto de dinheiro existe disponível e assim destinar seu uso. É importante criar um, pois sem o planejamento financeiro, é praticamente impossível analisar e aplicar seus investimentos no momento certo para direcionar o negócio.

De acordo com o advogado Luciano Duarte Peres, especialista em direito financeiro, o crescimento de modo saudável, seja a empresa grande, média ou pequena, é uma das vantagens de ter esse planejamento. Muitos empreendedores ignoram e finalizam suas atividades já nos primeiros anos de existência. Alguns empreendedores podem ter pequenas dificuldades para projetar um futuro financeiro, porém é preciso primeiro identificar o perfil, metas e modo de atuação para obter sucesso.

Para começar um planejamento financeiro é preciso que o empreendedor conheça os gastos principais dos produtos ou serviços que trabalha. Veja sete dicas do especialista em direito financeiro para você não se perder nas contas:

1. Faça uma previsão para o ciclo operacional (que vai desde a fabricação até o recebimento de um produto, ou desde o momento da criação de um serviço).
2. Estipule valores necessários para cobrir as contas de cada etapa do processo e se planeje para ter um capital de giro inicial, evitando que sua empresa feche as portas já no início, enquanto o dinheiro não entra.
3. Negocie com os fornecedores e seus prazos, assim seu caixa não fica com poucos recursos.
4. Lembre-se de se prevenir, juros altos comem todos os possíveis lucros, portanto, se precisar de um empréstimo para resolver a situação, analise as melhores taxas, os melhores prazos e de novo calcule o valor específico para aquela situação, sem exagerar e se endividar.
5. É preciso que os sócios invistam para emergências do dia a dia e tenham em mente que as contas de pessoa física e pessoa jurídica são diferentes. Muitos empresários acabam com a corda no pescoço, tanto na empresa quanto na vida pessoal, pois não conseguem visualizar os reais gastos.
6. Antes de estipular preços para serviços ou produtos, veja o quanto custa para a sua empresa, não se baseie pelo valor praticado pela concorrência. Isso vai fazer com que sua empresa caminhe pelas próprias pernas.
7. Faça sempre projeções realistas! Se o negócio estiver dando um retorno muito menor do que o previsto, está na hora de investir no aprimoramento do conhecimento em finanças.

 

f_112663

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo