Sua marca está preparada para conversar nas redes sociais?

Ter um perfil corporativo nas mídias digitais é fundamental, mas é preciso conhecer algumas regras para essa comunicação e direcionar a produção de conteúdo de cada uma delas. Confira algumas dicas:

Criar e manter uma vida online é uma das estratégias de comunicação cruciais para as empresas. Não basta ter um perfil nas redes sociais, é preciso escolher em quais plataformas quer estar, de que forma vai utilizar cada uma na relação com seus clientes e qual conteúdo cada uma irá receber.

Definir uma personalidade e conhecer a linguagem de cada rede é essencial para que essa presença funcione. Nas redes sociais a comunicação é vertical, como se todos estivessem em uma mesa conversando, a empresa não está em uma plataforma superior, ditando regras e ordens, todos possuem o mesmo poder de comunicação. Por isso a importância de ter um profissional cuidando desse assunto, afinal, você não quer ficar mal falado na internet, certo!?

Para fugir de gafes é muito importante ouvir o cliente, se ele acessou sua página, segue seu perfil, quer perguntar, sugerir ou criticar algo, em primeiro lugar é preciso entender qual é o tipo de conversa que ele quer. Existem muitos clientes que entram em contato só para contar uma experiência vivida com seu produto, outros querem reclamar de algo que envolve sentimento, como a preferência por um item que não é mais produzido e foi tirado de linha, mas que, para aquele cliente, era o mais preciso produto da marca.

Vai ser comum também encontrar os que querem só criar encrenca, que criticam apenas para ver como a marca se posiciona, são os que entram em seu perfil só com o objetivo de bagunçar o trabalho. Quem já atua na gestão de mídias normalmente consegue identificar esses casos, que são respondidos com tom descontraído e sabem que não podem levar a sério algumas manifestações.

Existem algumas regras que devem ser seguidas para manter o bom relacionamento nas redes sociais. Não basta criar um perfil, fazer uma ou duas postagens e abandonar. A atualização é fundamental. Conquistar aproximação do seguidor e estar sempre atendo aos acontecimentos. Acessar um perfil desatualizado passa a ideia de que a marca não está nem um pouco preocupada com o mundo que nos cerca, e isso não pega nada bem.

Atenção redobrada para evitar erros nas publicações, sejam eles de ortografia ou informação. Publicar um texto com erros de português é fatal. Tem gente que pode nem perceber, mas, com certeza, quem conhece o idioma vai se sentir ofendido caso encontre algo incorreto, isso tem a ver com a atenção que a empresa dispensa para o que faz. Erro de informação também não costuma ser perdoado, e pode acabar virando piada em pouco tempo. A velocidade de compartilhamento na internet é imprevisível, se alguém achou um erro e vê nisso potencial para virar piada, pode ter certeza que em pouco tempo muita gente estará rindo do seu negócio, por isso, atenção em tudo que for ter sua marca envolvida.

Entrar em questões polêmicas não é o mais aconselhável. Tente manter-se longe que assuntos que envolvam futebol, política e religião. Regra que já é recomendada para quem foge de confusão desde muito tempo antes de a internet surgir.

Social media buttons

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo