Reposicionamento de marca: como começar?

Reposicionamento de marca

O que faz uma marca precisar se reposicionar no mercado? Muitas vezes essa necessidade pode estar atrelada a uma situação de crise, para renovar o portfólio e até mesmo para conquistar um novo mercado. Quando a decisão do reposicionamento é tomada, é fundamental contar com profissionais com experiência na área, que vão trabalhar de forma planejada, com organização e pesquisa.

Ao contratar uma agência para coordenar este momento, a empresa precisa ter suas diretrizes claras e construir o reposicionamento em conjunto. Independente da situação que exige a mudança é imprescindível considerar todos os pontos de comunicação da empresa: on-line e off-line.

A apresentação da marca deve ser a mesma em todas as mídias. Dessa forma, o público vai se aproximar e criar memória. Não importa se o consumidor será impactado por um conteúdo em um blog ou por um panfleto entregue em uma sinaleira. A mensagem precisa ser a mesma.

 

Mas e agora, por onde começar?

Ao decidir pelo reposicionamento da sua empresa, entenda que será necessário contar com profissionais que tenham experiência nesse tipo de trabalho.

É determinante conhecer o mercado e saber onde a marca quer chegar com todas as mudanças. Visão, valores e missão são pontos importantes que precisam estar bem definidos antes de começar.

Muitas vezes é necessário que o reposicionamento comece com a mudança do logotipo. O visual da sua marca pode determinar o conceito do trabalho on-line e off-line.

É importante lembrar que a sua empresa precisa estar reposicionada de todas as formas. De pouco adianta contar com um visual novo em suas redes sociais e site, enquanto seus colaboradores e a fachada da sede ainda estão usando a marca antiga.

Por isso é fundamental o planejamento. A agência que vai tomar conta do seu reposicionamento precisa levar em consideração o tempo de criação das novas artes, uniformes, placas e até embalagens – quando estas são necessárias para o seu produto final.

 

Agora que está tudo pronto, comunique!

Depois que todo o reposicionamento foi aprovado e a sua equipe interna também conhece as novidades, chegou a hora de contar para o mercado e para o seu público que a sua marca está renovada.

Alie uma estratégia de inbound marketing – onde suas redes sociais, site, blog e e-mail marketing impulsionarão essa nova fase – com a assessoria de imprensa. Conte com influenciadores do seu segmento e faça link buildings.

Cercando-se de bons conteúdos on-line e off-line, o seu reposicionamento aparecerá para o público, que ficará sabendo da novidade. Para que toda essa estratégia funcione, conte com uma agência de comunicação integrada, que saberá conduzir os conteúdos digitais e também de assessoria de imprensa da sua marca.

 

Case de sucesso

Na Estrutura de Comunicação realizamos o reposicionamento das empresas Agroforte e Marinho.

 

Reposicionamento de marca Reposicionamento de marca

 

As marcas procuraram a agência para se reapresentarem ao mercado e iniciarem uma estratégia digital. As duas empresas também passaram a se posicionar na imprensa como fonte de artigos, entrevistas e notas sobre os setores de reciclagem de proteína animal. Todo esse trabalho foi feito em conjunto para garantir o sucesso da comunicação integrada.

Com logotipos antigas, que não conversavam mais com a realidade, as duas marcas tiveram sua comunicação visual refeita pela Estrutura de Comunicação. Após pesquisas no mercado e conversas com os diretores das empresas, foram aprovadas novas marcas, mais modernas e alinhadas com a fase atual das empresas.

A partir daí, tanto a Agroforte quanto a Marinho começaram a produzir conteúdo on-line. A Estrutura de Comunicação foi responsável pela criação das redes sociais das empresas, além da produção de vídeo e textos.

 

Reposicionamento de marca

 

Os conteúdos publicados tanto nas redes sociais quanto divulgados para a imprensa foram base para todo o trabalho de reposicionamento. As marcas se apresentaram com temas voltados à sustentabilidade, à reciclagem e aos cuidados com o meio-ambiente.

Em paralelo, a Estrutura também trabalhou a integração das equipes da Agroforte e Marinho, auxiliando no planejamento de eventos internos. Na área off-line também foi responsável pelo layout de novas embalagens para os produtos finais das empresas e colocando a nova identidade visual nas fachadas das empresas.

 

Reposicionamento de marca

 

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Estrutura de Comunicação

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