10 vantagens da adoção de um sistema de energia fotovoltaica

10 vantagens da adoção de um sistema de energia fotovoltaica

Sistema solar da Quantum na Pontal Têxtil

A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum Engenharia, Julio Cesar Ferreira da Silva, destaca que a procura tem aumentado devido à redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica que o sistema oferece, além de ajudar na prevenção ao meio ambiente.

“O uso de sistemas de energia fotovoltaica evita a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, salienta Julio Cesar. Na próxima década, a expansão dessa tecnologia deve dar um salto. Segundo o Plano Decenal de Energia (PDE) 2029, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em fevereiro, a participação da energia solar na matriz energética brasileira deve pular dos 2% (em 2019) para 8% em 2029.

Atualmente os seis estados brasileiros com maior potência instalada são: Minas Gerais (19,2%), Rio Grande do Sul (13,1%), São Paulo (12%), Paraná (10%), Mato Grosso (6,8%) e Santa Catarina (5,8%). Os dados foram divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Abaixo, confira 10 motivos que estão fazendo os brasileiros adotarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

10 vantagens dos sistemas de energia fotovoltaica

  1. Preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais (energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear)
  2. Redução de emissões de gases que geram o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2)
  3. Redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica
  4. Pode ser instalado em casas, comércios e indústrias
  5. Instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água
  6. PayBack de 5 anos (tempo para o investimento retornar na forma de economia na conta de luz)
  7. Baixa manutenção (basicamente limpeza em período de tempo seco, sendo duas ou três vezes ao ano)
  8. O número de módulos instalados varia conforme o tamanho do empreendimento, que pode ser uma padaria, pousada, academia ou mesmo indústrias de grande porte, por exemplo
  9. Equipamentos de ponta têm vida útil de 25 anos
  10. Geração de emprego e renda (expectativa de geração de 120 mil vagas em 2020, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR)

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo