O e-mail é uma ferramenta fundamental em uma boa estratégia de Marketing Digital, pois o retorno do investimento gira em torno de 4000%, porém, precisa ser usado de forma correta para se despertar o interesse do leitor e não ser considerado spam e entrar na black list. Recentemente, publicamos algumas dicas para otimizar a elaboração e a distribuição de E-mail Marketing.
No entanto, se você toma os cuidados necessários, cria textos interessantes e dispara campanhas ideais para seu público-alvo e mesmo assim não obtém os resultados desejados, sua conta pode ter sido considerado spam e entrado em uma black list.
Antes de saber o que fazer para tirar seu e-mail das black lists, é interessante saber como funcionam os filtros de spam: As contas de e-mail possuem um sistema que realiza uma triagem para selecionar as mensagens, principalmente as de remetentes desconhecidos, que possam parecer mensagens automáticas, evitando, assim, o recebimento de arquivos infectados com vírus. Esse sistema categoriza os IPs, domínios e e-mails, podendo colocá-los em black lists. Através das black lists, os provedores de e-mail podem verificar se determinada mensagem deve ou não ser entregue, recusando o recebimento de mensagens que não considerar confiáveis.
Para que suas mensagens não sejam consideradas spam, observe estes cuidados:
– Evite enviar muitos e-mails para uma lista grande de pessoas em pouco tempo;
– Não escreva endereços de e-mails no corpo de texto;
– Evite utilizar palavras como “comprar”, “ganhar”, “clique aqui” e “grátis”;
– Não envie mensagens para listas compradas, essas listas apresentam alta taxa de rejeição.
Seus e-mails terão maior aceitação se você enviá-los para uma lista segmentada – apenas para pessoas que aceitaram receber seus informativos –, além disso, evite enviar anexos e utilize domínio próprio ao invés de e-mails gratuitos.
Se, mesmo com todos os cuidados, seu endereço de e-mail foi parar em uma black list, identifique a inclusão (as principais são Spamhaus, Spamcop, SURBL, SORBS e URIBL) e a mensagem de erro que retornam após o envio, com esses dados, solicite a retirada de sua conta da lista, é importante descrever o meio de atuação de sua empresa e quais medidas serão tomadas para que isso não volte a acontecer. Você também pode investir na contratação de equipe especializada em Marketing Digital, que planeja as campanhas via E-mail Marketing, redige os textos com linguagem voltada ao seu público-alvo e mensura os resultados alcançados.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.