Para se realizar um bom trabalho de Assessoria de Imprensa, é necessário que o cliente esteja aberto a se relacionar com a mídia e saiba se portar diante dos jornalistas. Porém, nem todos estão habituados a lidar com a imprensa. Em uma entrevista para TV, por exemplo, é comum o entrevistado “travar” ou acabar falando mais do que devia.
A fim de evitar situações assim, oferecer Media Training aos clientes é uma excelente estratégia, pois uma declaração infeliz feita a um veículo de comunicação pode gerar uma crise difícil de ser contornada. Trata-se um processo tão importante que, segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), as cem maiores empresas brasileiras oferecem regularmente esse treinamento a seus executivos. Recentemente, falamos aqui sobre a importância do Media Training.
O treinamento de mídia pode ser oferecido, por exemplo, a empresários, executivos, políticos, atletas, líderes religiosos e profissionais liberais, deve ser personalizado e fazer parte de um plano de Assessoria de Imprensa, para garantir bons resultados, mas algumas dicas básicas podem ser aplicadas em qualquer situação.
1. Domine o assunto: Estude! Conheça profundamente o assunto que será tratado. Esteja preparado para todos os tipos de perguntas, inclusive as desagradáveis, e responda da melhor maneira a qualquer questionamento.
2. Seja claro: Use frases curtas, evite explicações muito longas e jargões. Dê respostas diretas.
3. Pratique: Simule situações de entrevistas com colegas ou até mesmo na frente do espelho. No início pode parecer estranho e até engraçado, mas é importante para desenvolver confiança.
4. Não diga nada “em off”: Fale apenas o que pode ser conhecido pelo entrevistador e pelo público. Se ainda não puder ser divulgado, não conte!
5. Fique atento à linguagem corporal: Seu corpo fala! Além do que você diz, alguns gestos podem confirmar ou contradizer seu discurso.
6. Seja educado: Acredite! Você precisa mais da imprensa que ela de você. Trate os jornalistas da forma que gostaria de ser tratado. Seja simpático e agradável.
7. Fale a verdade: Mentir nunca é uma boa saída. Uma mentira, quando descoberta, pode destruir a sua reputação e de sua empresa.
Na ESTRUTURA de Comunicação, traçamos a estratégia ideal de Assessoria de Imprensa para assegurar sua melhor imagem.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.