Marketing Digital para empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia normalmente possuem um fluxo de vendas complexo, oferecendo um serviço específico e um processo de compra muito racional. Esse processo envolve aprendizado, entendimento do que será contratado e definição de que aquilo é, de fato, o que o cliente precisa. Por ser algo tão minucioso e detalhado, essas empresas não podem ficar a mercê de um marketing tradicional nos mesmos moldes de quem vende commodities. Precisa ser especializado, é importante saber lidar com o core business das organizações de tecnologia.

Além disso, trabalhar com tecnologia da informação é ter como rotina a mensuração de dados e métricas em tempo real para os clientes. Nada mais justo que incluir nas ações de marketing projetos que entreguem essa mesma precisão para a sua empresa. Ter esses dados, mensurando quanto as ações de marketing estão impactando na atração e no fechamento de novos clientes, facilitados para projeção de investimentos e estratégias, é um dos maiores diferenciais do Marketing Digital. Enquanto nas ações tradicionais de divulgação é difícil garantir números, o Marketing Digital relaciona os dados com estratégias e resultados.

Tudo é passível de análises em uma campanha digital. Para isso, é necessário utilizar ferramentas especializadas, que são fornecidas por uma boa agência, e criar uma boa estratégia, como veremos a seguir.


Conteúdo

Ter uma estratégia é importante, especialmente, para as empresas de TI, que contam com soluções de negócio complexas e específicas.  É necessário alcançar o público-alvo com informações que deem conta de simplificar esse conteúdo. Muitas vezes, as empresas de TI se esquecem de que as pessoas que estão tentando alcançar podem não estar familiarizadas com o vocabulário técnico dos analistas.

A criação deste conteúdo é uma das etapas mais importantes do Marketing Digital. Na maioria dos casos, o cliente de uma empresa de TI não quer apenas a tecnologia em si. Ele procura na sua empresa uma solução para um problema, seja nos recursos humanos, no operacional, na gestão ou em qualquer área. Por que não oferecer, além do seu produto, alguma informação relevante, que faça sentido para seu cliente?

Neste sentido, é necessário criar perguntas norteadoras para definir quais são as informações que seu cliente precisa, além de projeções dos esforços necessários para que cada uma das metas sejam alcançadas.

Nesse primeiro momento, a atração e a relação entre marca e consumidor passam a se dar pela oferta de soluções, informações e experiências em forma de conteúdo. Não é falar sobre si mesmo, da história da empresa e das vantagens em adquirir o seu serviço. A ideia é abordar assuntos que envolvam a sua área de atuação e que estejam alinhados com a demanda das suas personas, ou seja, com o perfil dos seus clientes.

 

Gerando leads

A partir do momento que um visitante acessa o seu conteúdo, se informa e soluciona uma dúvida, ele passa a se tornar um leitor mais fiel. Isso significa que ele vai aceitar as suas informações e procurar por mais conteúdos apresentados pela sua empresa.  
Portanto, o próximo passo é transformá-lo em um lead (contato interessado em alguma solução) , normalmente feito por meio de uma landing page, oferecendo algum material rico (como um e-book) em troca de dados de contato. Assim, você reforça que é especialista no que faz, criando uma imagem confiável e respeitada, e ao mesmo tempo garante a interação com um possível  cliente.

Além disso, quanto mais informações o possível comprador tiver em mãos, mais próximo ele fica de tomar uma decisão de compra.

 

Especialista

A partir do momento em que a pessoa confia no seu conteúdo, é hora de oferecer argumentos para mostrar que seu produto traz resultados. Você pode apresentar cases, ou até disponibilizar testes de uso do seu serviço. O importante é facilitar a decisão do cliente.

 

Mensuração de resultados

Após fazer tudo isso, é possível analisar todos os dados. Afinal, ações dentro de uma empresa de tecnologia devem estar fundamentadas por estimativas – não há espaço para atos irracionais.

As redes sociais e plataformas como o Google Analytics fornecem muitos dados sobre as campanhas realizadas. Há ainda plataformas de Automação de Marketing e vendas que conseguem olhar as campanhas em forma de números, como é o caso da RD Station e do Hubspot . Ferramentas essenciais para empresas de tecnologia maduras e que queiram analisar métricas palpáveis de vendas e marketing.

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