Marketing de Conteúdo: Da ideia à publicação Como são criadas as estratégias assertivas de Inbound Marketing

Chegou a hora de começar a investir em marketing digital. Você e os gestores do do seu negócio já entenderam a importância do Inbound Marketing e de como os posts de blog, a manutenção das redes sociais e os conteúdos ricos como e-books e infográficos são úteis e necessários para seu posicionamento digital e conversão de novos clientes. Mas, como será que todo conteúdo é produzido?

Existe uma equipe responsável por planejar, desenvolver e distribuir tudo que foi destacado na estratégia de ação elaborada para o seu projeto de marketing digital. Internalizar esse processo em uma empresa pode parecer simples incorporando ele a algum setor que já lida com vendas ou comunicação, contudo, para ter resultados é necessário contar com uma demanda de trabalho especializada nessa metodologia, afinal, marketing digital é muito mais do que manter uma conta no Facebook e mesmo se fosse só ela há um caminho a ser percorrido entre a ideia e a publicação.

Para detalhar esse processo e apresentar as peças desse tabuleiro criamos um e-Book que aprofunda o tema. Leia e avalie se sua empresa tem braços suficientes para absorver o trabalho ou se, de fato, contar com uma agência especializada é mais garantido.

 

O começo de tudo

Numa equipe de marketing digital não existe um cargo mais importante do que outro, todos são importantes na elaboração e execução da estratégia. As principais atividades devem estar sob responsabilidade de profissionais experientes, engajados e com tempo disponível para cada ação. Conheça cada um dos profissionais que fazem o marketing digital acontecer:

 

  • Especialista em Indound Marketing: É quem conhece a metodologia e cada uma das etapas desta estratégia. Ele é o responsável pelas ações, indicação do fluxo de nutrição dos leads, ideias para cada plataforma em que o cliente vai atuar e também pela unidade de todo trabalho. Normalmente é quem está a frente, tanto no atendimento ao cliente quanto na comunicação com a equipe. Existem agências que são certificadas por plataformas de marketing digital e seus colaboradores também. A certificação é um selo de qualidade a respeito do trabalho que é desenvolvido.
  • Gestor de projetos: Ele atua para organizar a produção do que foi lançado como ideia pelo especialista em Inbound Marketing. O papel dele é conhecer cada cliente, as plataformas em que está e os tipos de conteúdo que cada uma delas precisa. Vai dividir as tarefas entre os outro membros da equipe.
  • Redator de conteúdo: Esse é o responsável pelas palavras, a peça chave na estratégia do marketing de conteúdo. Posts de redes sociais, artigos de blog, conteúdos ricos, roteiros de atendimento, emails de campanhas, comunicados especiais tudo passa pela produção do redator. O ideal é ter uma equipe com pelo menos um redator experiente. Ele vai poder conduzir o trabalho dos que estão começando e pontuar o que é realmente importante no conteúdo voltado para Inbound Marketing. Não basta escrever bem, tem que escrever o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento mais adequado da jornada de compra.
  • Designers de criação: Cores, texturas, filtros, imagens e uma infinidade de tipos de fontes passam por ele. É o membro da equipe que dá vida aos conteúdos, visualmente falando. Vai receber todo conteúdo produzido pelo redator e transformar em artes para as redes sociais, ilustração para posts do blog, infográficos, e-books, campanhas de e-mail marketing, banner de site, capa e ícone de redes sociais e anúncios que terão o poder de converter como nunca.

 

Uma equipe eficiente de Marketing Digital tem, no mínimo, essas figuras. Cada um especializado em fazer o melhor em sua área de atuação. Precisa haver sinergia entre os membros da equipe, afinal é uma usina de ideias, criatividade e muito, mas muito trabalho.

Por ser uma metodologia de atração de interessados e clientes o Inbound Marketing é um trabalho desenvolvido nos detalhes. Cada publicação no Facebook, postagem no Instagram, disparo de e-mail, criação de landing page e otimização de campanha patrocinada precisa ser bem pensada para dar retorno, é uma equipe toda elaborando e desenvolvendo um trabalho que leva até sete meses para dar resultados e que precisa manter a qualidade do que é feito diariamente, sem perder a capacidade de pensar grande, lapidar e colocar em prática a melhor estratégia.

Como fazemos na Estrutura

Os conteúdos são definidos em reuniões com o cliente e repassados para equipe de redatores da Estrutura de Comunicação, depois de criados os textos é a vez da equipe de designers entrar em ação e deixar as chamadas atrativas e com o perfil de cada cliente. Em publicações dos blogs e redes sociais os seguidores dos clientes têm acesso a um conteúdo planejado e executado com toda otimização para o marketing digital.

 

Agora responda, mesmo sem conhecer a estrutura administrativa de outras empresas, manter esse trabalho com uma equipe interna seria possível? Muito provavelmente não. Por isso a contratação de uma agência especializada e com toda estrutura organizada é uma solução viável e acessível para qualquer tipo de negócio. Você até pode se questionar se o valor pago pelo serviço é mais vantajoso do que contratar um profissional para atuar com o marketing digital internamente, só precisa lembrar que há uma equipe completa e competente trabalhando para alcançar seus melhores resultados.

 

Quer saber mais como funciona o Inbound Marketing e se é adequado para o seu negócio? Converse com a gente! Somos uma agência completa que está preparada para atender sua necessidade em comunicação.

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