As hashtags são palavras-chaves precedidas do símbolo #. É uma ferramenta que funciona como etiqueta, formando uma espécie de banco de dados com conteúdo acessível a todos os usuários de determinada rede social que clicarem na hashtag (desde que o texto compartilhado esteja no modo “público”). O símbolo # seguido de uma palavra cria um link clicável, aumentando a interação entre os usuários. O uso das hashtags começou com o Twitter, seguido pelo Instagram, mas foi popularizado há dois anos, quando o Facebook passou a aceitar a marcação de palavras-chaves.
Para uma empresa, essa ferramenta é importante porque torna a marca acessível até para quem não segue a página. Ao criar ou utilizar uma hashtag relevante, a marca pode ser encontrada por usuários que busquem por palavras ou por assuntos determinados. Logo no primeiro mês, o uso dessa ferramenta por empresas no Facebook foi bastante relevante, 56% das maiores marcas com páginas nessa rede social utilizaram hashtags em suas publicações. É importante pensar nessa ferramenta como parte de uma estratégia de Marketing Digital e Produção de Conteúdo.
Embora tenham se popularizado rapidamente e pareçam uma ferramenta simples, as hashtags nem sempre são bem exploradas, muitos usuários desconhecem a potência dessas marcações e acabam não as utilizando da melhor maneira. Para não cair em nenhuma armadilha e garantir que sua postagem alcance o público desejado, separamos algumas dicas:
De maneira geral, tendo atenção ao propósito da postagem, cuidado com a escolha das palavras e moderação, as hashtags são excelentes aliadas para ampliar o alcance de suas publicações, interagir com os consumidores e promover sua empresa e seus produtos nas redes sociais.
Por
Estrutura de Comunicação
Estratégias Digitais Integradas
Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.