Empreende Franquias gira R$ 15 milhões em negócios e pretende se tornar itinerante

Cerca de mil pessoas por dia passaram pela feira que aconteceu no Centrosul, em Florianópolis. Considerado o maior evento do setor no Sul do Brasil, a Empreende Franquias comprovou o perfil empreendedor dos catarinenses, fator que foi ponto decisivo para escolha certeira da realização da feira na capital.

A feira Empreende Franquias, que aconteceu de 28 a 30 de julho em Florianópolis, contou com a participação de 50 expositores e 70 marcas. Considerada a maior feira do segmento no Sul do País, as oportunidades nos setores de alimentação, cosméticos, vestuário, beleza e estética, informática, cursos profissionalizantes, lazer e esporte, serviços automotivos, serviços gerais, idiomas e turismo apresentaram investimentos variando entre R$ 3 mil a R$ 1,5 milhão, opções que movimentaram cerca de R$ 15 milhões entre negócios a serem fechados pós-evento, e negócios efetivamente fechados. “Viemos pra esta feira com a intenção de apresentar a marca, mas sem expectativa de fechamento de negócios. No entanto, das três unidades que pretendíamos abrir em Florianópolis (uma loja e dois quiosques), uma já foi vendida e temos cinco reais interessados para as outras duas unidades, ou seja, superou em muito nossa expectativa”, explica Lucas Biazon, da franquia de comida tailandesa Khea Thai.

A escolha da capital catarinense para a realização do evento aconteceu em virtude do perfil empreendedor da cidade que, de acordo com matéria da revista Época Negócios, ocupa o segundo lugar entre as dez melhores cidades para empreender no Brasil, e o público, segundo os expositores, foi realmente um ponto alto do evento, pois era focado em abrir seu próprio negócio. “Apresentei três palestras durante a feira e percebi que as pessoas estão mesmo interessadas em empreender, e a Empreende Franquias ofereceu esclarecimentos sobre o sistema de franchising, além das possibilidades dos negócios”, explicou Lucien Newton, que é consultor da ABF, Associação Brasileira de Franchising. Valdemar Candido, de Lages, é um exemplo de quem foi à Empreende Franquias atrás de informações. “Já tenho uma empresa que atua no segmento de treinamento em segurança do trabalho e vim até aqui buscar informações de como posso transformá-la em franquia”, explicou. O casal Suelen de Oliveira e Anderli Ananais, de Tijucas, também foi buscar conhecimento, “pensamos em abrir um negócios e viemos à feira porque consideramos uma boa oportunidade de conhecer como funciona, além de vermos quais seriam as opções”, comenta Suelen.

Com tamanho sucesso alcançado, e depois de registrar público vindo de várias cidades de Santa Catarina e também de outros estados, os organizadores já pensam no futuro da Empreende Franquias. “A ideia é torná-la uma feira itinerante, e lavá-la para outros grandes centros do país”, explica Tiago Fattori, organizador do evento. Ideia apoiada inclusive por expositores acostumados a frequentar este modelo de exposição, como Conceição Vieira, da franquia de bijuterias My Gloss, que afirmou: “Participo há 18 anos de feiras de franquias e estou muito surpresa com esta edição em Florianópolis, isso porque a organização acertou em cheio na divulgação atraindo um público com um ótimo perfil. Certamente estarei em uma próxima edição”. Já para Rafael Alencar, que lançou sua franquia, a Estrela Militar, na feira de Florianópolis, sua primeira experiência foi muito positiva. “Notamos que havia uma necessidade de demanda do nosso produto, e passamos um ano formatando o modelo de franchising. Lançamos nossa marca aqui na Empreende Franquias e conseguimos grandes contatos e network, o que nos faz acreditar que este tipo de evento é perfeito para o nosso negócio, por isso estaremos nos próximos”, afirma ele.

A procura por este modelo de negócio pode ser explicado em dados. Crescendo descolado do PIB, números da ABF apontam que em 2016, apesar do cenário econômico de recesso, o mercado de franquias cresceu 8,3%, firmando esta modalidade de empreendimento como promissora e segura. Ainda segundo a ABF, o faturamento do setor no Brasil é da ordem de R$ 151 bilhões e o número de unidades de franquias supera 142 mil.

 

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo