Identificar qual tipo de conteúdo seu negócio quer compartilhar é o primeiro passo para escolher a melhor rede social e a linguagem que cada uma exige.
Comunicar é uma necessidade para qualquer pessoa ou empresa. Saber ouvir, como e onde falar é parte da estratégia dos negócios. Para divulgar seu produto ou serviço é possível escolher diversas plataformas e linguagens e conquistar a aproximação do seu público alvo.
A linguagem utilizada na internet é diferente da escolhida para um jornal ou revista, que também não é igual a publicitária. Cada plataforma possui característica e objetivo próprios, para saber de qual melhor maneira de transmitir sua mensagem é preciso escolher onde quer estar.
Nas redes sociais a comunicação pode ser menos formal, com uma linguagem que se aproxime do público num tom de conversa, de forma vertical. Ao criar perfis nas redes sociais a empresa deve pensar num conteúdo para cada tipo e não apenas publicar a mesma coisa em todos os canais.
No Facebook é possível criar uma página com informações, endereço e álbuns de fotos dos produtos, é atualmente a rede que mais reúne pessoas e gera uma movimentação bastante grande de conteúdo. Quando uma pessoa curte, compartilha ou comenta uma publicação ela demonstra interesse no que foi dito e passa para frente essa opinião. Essa é uma plataforma para mostrar atualização, participar dos principais assuntos de uma maneira mais descontraída, com ironia e humor. Aqui cabe participar das brincadeiras e virais que estão rolando pela rede, sempre com muita atenção para evitar publicações que causem polêmica ou com informações erradas.
No Instagram a empresa pode apostar em um perfil que divulgue imagens que tem a ver com o conceito e os valores da marca. Nesta rede, que tem como objetivo compartilhar momentos com imagens, é interessante sugerir ações de identificação e envolvimento, dando ideias de como o cliente pode tornar seu dia melhor em companhia de seu produto.
O Linkedin é uma rede com características mais corporativas, também é possível publicar textos, links e imagens, mas neste caso com uma linguagem mais voltada para esse universo dos negócios, é o legítimo networking e você não vai querer que sua identidade corporativa seja lembrada por uma postagem de um meme bobo que está circulando pela internet.
O Youtube é excelente para tutoriais, eles têm por essência mostrar na prática como as coisas funcionam. Um bom canal também para que os gestores da empresa deixem uma mensagem, um filme institucional ou registros da produção. Divulgar os procedimentos, por dentro, sempre conquistas o interesse e afirmam quão real um negócio é.
O Twitter pode funcionar como um SAC para o consumidor, através dele a empresa pode receber dúvidas, sugestões e críticas resumidas e oferecer uma resposta rápida que demonstre já estar ciente da manifestação do cliente e oferecendo um período para uma resposta detalhada.
Garantida a presença nas plataformas é hora de apensar na criação de conteúdo que deve ser direcionado para cada uma delas. Isso deve ser feito por quem entende, afinal, comunicar bem é uma arte, ainda mais tendo que identificar o melhor formato e hora para mostrar a cara da sua marca na internet, onde, uma vez publicado um conteúdo, ninguém mais tem total domínio sobre ele. Contar com a gestão das suas redes por uma agência de comunicação é essencial para ter segurança e tentar fugir, o maior tempo possível das gafes que podem ser cometidas.
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