Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, tem como principal estratégia – como o próprio nome diz – atrair o público-alvo para, em seguida, por meio de conteúdos específicos, converter um potencial cliente em cliente de fato. No Inbound Marketing, de maneira geral, a relação entre marca e público se dá com a criação de conteúdo relevante, SEO (buscas), campanhas de e-mail e redes sociais.
As principais diferenças do Inbound Marketing e do marketing convencional (outbound), que utiliza peças de publicidade em televisão, rádio, streamings etc. são:
Com conteúdo específico, seu produto atrai a atenção de quem está precisando ou desejando realizar uma compra.
A criação de conteúdo, aliada a uma boa estratégia de campanhas, faz com que sua marca se torne uma referência nos meios digitais, aumentando sua participação no mercado e atraindo mais clientes.
Ao se tornar referência, os clientes passam a confiar e a respeitar cada vez mais a sua marca, e isso aumenta o engajamento do público, que se torna – também – uma espécie de divulgador dos produtos, impulsionando o alcance da marca.
O Inbound Marketing permite que as empresas mostrem ao público-alvo que está disposta a argumentar, informar e tirar dúvidas – e não somente “empurrar” seu produto. Assim, o cliente entende e tem razões para escolher determinado produto em vez de outro, que mal conhece.
Durante toda a jornada de compra, no Inbound Marketing, as estratégias de persuasão definem o sucesso do negócio.
Mesmo que pareça muito mais rápido e simples criar uma peça publicitária e veiculá-la nas mídias convencionais, o Inbound Marketing tem um ciclo de vendas mais curto e muito mais efetivo.
Para reduzir a jornada de compra, é fundamental investir em conteúdo: quanto mais interessante e personalizado, mais rápida será a geração de leads e mais cedo o cliente decidirá pela compra.
O ciclo de compra de empresas de tecnologia que utilizam exclusivamente o Inbound Marketing é de cerca de 30 dias, além disso, o ticket médio é maior.
Vamos entrar em maiores detalhes sobre o custo de aquisição de clientes mais à frente neste artigo, mas você já sabe que quando falamos em “custos” o ideal é sempre o mínimo possível, certo?
Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.
O melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.
Com menos desperdício de recursos você tem um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam, e continuar escalando sua estratégia de Inbound Marketing.
O Inbound Marketing permite, ainda, mensurar os resultados na medida em que os dados vão aparecendo. Desse modo, é possível reajustar as estratégias “no meio do caminho”. Não é preciso esperar o fim de uma campanha para entender quais foram seus pontos fortes e onde ela precisa ser melhorada.
Essas otimizações melhoram o desempenho das ações e, por consequência, garantem melhores resultados.
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