Como evitar e corrigir os 5 erros mais comuns no marketing digital

Uma estratégia de marketing digital bem planejada e bem executada é um poderoso motor que impulsiona o crescimento de qualquer negócio, independentemente do tamanho e da área em que atua. No entanto, muitos erros comuns podem sabotar seus esforços e trazer resultados decepcionantes. 

Para evitar que isso aconteça com a sua empresa, criamos um guia rápido com os 5 erros mais comuns no marketing digital com dicas do que fazer para evitá-los e para redefinir estratégias para corrigi-los com assertividade e rapidez.

Saiba identificar os erros mais comuns do marketing digital

Conteúdo inconsistente, desconhecimento das ferramentas de automação, ignorar os indicadores de desempenho são alguns dos problemas que afundam a comunicação de qualquer empresa.

Conhecer os erros mais comuns é  importante para não reproduzi-los, e para identificá-los o quanto antes. A boa notícia é que todos esses erros podem ser corrigidos mesmo em todos os estágios, mesmo que o planejamento já esteja em execução. Basta uma equipe atenta e pronta para agir!

Não conhecer seu público-alvo

Um dos erros mais básicos, mas que muita empresa comete, é a falta de um entendimento do público-alvo. Sem conhecer as características, necessidades, desejos e dores do seu cliente ideal, suas mensagens não vão se conectar emocionalmente e não, por consequência, não vão gerar interesse.
Isso acarreta outros problemas, como a construção de uma base frágil para as campanhas e a segmentação ineficiente, que, por sua vez, diminuem as chances de gerar leads.

Ou seja, é preciso saber o que seu público busca para oferecer soluções relevantes e atrair clientes potenciais, pois se as campanhas não alcançarem seu público-alvo, há desperdício de tempo e de recursos.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental criar personas detalhadas antes de iniciar qualquer planejamento. Vá além dos dados demográficos e explore aspectos como hábitos de consumo, valores, desafios e objetivos.

Fazer pesquisas aprofundadas, como enquetes e entrevistas ajuda a adquirir informações importantes sobre as necessidades e expectativas dos clientes. Além disso, o Google Analytics e outras ferramentas podem fornecer insights preciosos sobre o comportamento do seu público em seu site e redes sociais.

Planejamento estratégico frágil

Não ter um planejamento estratégico robusto é como navegar à deriva neste mar de dados e informações que é a internet. 

Muitas empresas começam a implantar o marketing digital sem uma estratégia clara, fato que pode resultar em ações desastrosas, rasas e que não convertem. 

A falta de foco e de objetivos claros dispersa recursos em diversas atividades sem obter resultados significativos, dificultando a avaliação do retorno do investimento.

Sem um planejamento, fica difícil medir o ROI e identificar o que está funcionando e corrigir os erros. Esse atraso pode significar uma adaptação lenta às mudanças de consumo e uma perda de espaço no mercado.

Para que isso não aconteça com a sua empresa, a dica é ter um planejamento sólido, com objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART).

Utilize um funil de vendas para visualizar a jornada do cliente desde o primeiro contato até a conversão, e ter um cronograma detalhado, com prazos realistas para cada etapa da campanha vai ajudar a acompanhar os progressos.

Falta de atenção com o conteúdo

Quando o assunto é conteúdo para marketing digital, muita gente ainda pensa que quantidade é melhor que qualidade e é aí que mora o pecado. Para atrair, engajar e converter, é necessário entregar um conteúdo com valor real, que agregue conhecimento e que tenha uma linguagem simples e envolvente. 

O conteúdo é fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca, isto é, para colocar sua página entre as primeiras colocações do Google (ou de outro buscador), fazendo com que o cliente encontre sua empresa com apenas um clique.

A busca incessante por números pode levar à produção de conteúdo de baixa qualidade, e isso pode prejudicar a reputação de uma marca e a afastar clientes, gerar baixo engajamento, já que conteúdo sem relevância não gera interesse e não é compartilhado.

Se você não quer ver o ranqueamento de sua página despencar nem os posts das redes sociais de sua empresa “floparem”, priorize a criação de conteúdo original, bem escrito, relevante e que entregue o que seu público deseja. 

É importante que, além de ter um assunto que interesse ao mercado, o conteúdo seja bem escrito, sem erros de português, traga informação com linguagem adequada ao meio em que será veiculado e aos leitores e, por fim, que seja otimizado para mecanismos de busca — que tenha palavras-chave relevantes e que seja postado conforme as regras do SEO (Search Engine Optimization)

Depois de pronto e publicado, promova seu conteúdo em diferentes canais e utilize estratégias de link building para aumentar a autoridade da marca.

Não explorar as ferramentas de gestão corretamente

As regras do marketing digital sofrem alterações a cada ano, pois precisam se adequar ao gosto dos consumidores, à concorrência e às novas tecnologias.

São inúmeras as ferramentas de automação e de gestão de campanhas no marketing digital e é preciso saber qual a ferramenta ideal para cada tipo de negócio, público-alvo e site / email / rede social ou outras plataformas essa campanha será veiculada.

A escolha certa das ferramentas é fundamental para otimizar seus processos e obter melhores resultados. A partir daí, é possível explorar ao máximo os recursos das ferramentas escolhidas, reduzindo o tempo e melhorando a entrega.  

O desconhecimento das ferramentas de gestão de projetos pode levar à sobrecarga de informações e dificultar a tomada de decisões.  Além disso, investir em ferramentas desnecessárias aumenta seus custos com aquisição, instalação e também com recursos humanos, pois cada ferramenta possui uma configuração e um funcionamento específicos e dominar os recursos demanda tempo.

Evitar esse erro é simples. O primeiro passo é identificar suas necessidades, avaliando quais são as suas principais dores e como as ferramentas disponíveis podem ajudar a resolvê-las. Em seguida, pesquise as diferentes ferramentas e compare recursos, preços e facilidade de uso. 

Na dúvida, comece com o básico. Escolha ferramentas mais simples e adicione novas funcionalidades à medida que os negócios exigirem.

Ignorar a métrica e a avaliação dos dados

Muitas empresas investem em marketing digital sem acompanhar de perto os resultados de suas ações. E esse é um erro que pode custar caro, pois, sem dados, é impossível saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Ignorar as métricas pode desencadear uma série de decisões equivocadas e dificultar a otimização de campanhas, gerando desperdício de recursos.

Não cometa esse erro! Defina métricas relevantes, as que mais importam para o seu negócio e acompanhe-as regularmente. As ferramentas de análise, como o Google Analytics e o Google Ads, podem fornecer dados detalhados sobre o desempenho das suas campanhas, assim, é possível coletar informações e ajustar as estratégias para impulsionar os resultados.

Agir preventivamente é a melhor forma de evitar erros no marketing digital

O sucesso no marketing digital não é fruto do acaso. Para construir campanhas que gerem resultados, é essencial ter um planejamento estratégico sólido e um profundo conhecimento do seu público-alvo. Afinal, antecipar as tomadas de decisão é muito melhor que reparar problemas.

Ao definir personas, traçar objetivos claros e escolher os canais de comunicação mais adequados, você garante que suas mensagens cheguem às pessoas certas e as inspirem a tomar a ação desejada. 

Acompanhar as tendências do mercado e investir em conhecimento garante que sua estratégia esteja sempre alinhada com as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Contar com uma equipe especializada em comunicação integrada faz a sua empresa sair na frente

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