Blog corporativo: Por onde começar?

Excelente canal de comunicação entre empresa e clientes, os blogs corporativos surgem como uma opção de baixo custo e amplo alcance no Marketing Digital. Blogs apresentam muitas semelhanças com os sites, podendo, inclusive, ser formatados como um, mas trazem algumas vantagens, como facilidade para atualizar e editar, além da possibilidade de serem gratuitos. Um blog corporativo pode (e deve!) ser mais dinâmico que o site da empresa, pois não se prende a conteúdos relacionados aos serviços ou produtos comercializados, podendo trazer textos informativos relacionados à área de atuação, vídeos, infográficos etc., e permite comentários abertos, um espaço de aproximação e diálogo com o público-alvo.

O primeiro passo para a criação de um blog corporativo é escolher a plataforma em que ficará hospedado. Existem muitas opções gratuitas, mas a que apresenta mais benefícios, inclusive o de permitir registro de domínio próprio, ou seja, sem o nome da plataforma no endereço – isso faz com que seu blog fique melhor colocado nos sites de busca -, é o WordPress. Essa plataforma apresenta muitas opções de temas personalizáveis (alguns são pagos), conferindo uma aparência profissional ao blog, e plugins que podem ser instalados de acordo com a sua necessidade.

Escolhida a plataforma, é a hora de cuidar do template (layout do blog), que pode, também, ser pago ou gratuito. Dependendo do orçamento disponível, vale cogitar pagar um profissional para cuidar desse processo, alguém que capte a essência da empresa e consiga transformá-la em uma ferramenta de fácil atualização e navegabilidade. Um blog corporativo precisa ser limpo e trazer todas as informações que o cliente busca, de forma clara e agradável. Ao escolher uma loja de templates ou um webdesigner, certifique-se de que terá suporte disponível sempre que precisar.

Com o blog pronto, seus esforços devem se concentrar em produção e divulgação de conteúdo. O que deve ou não ser dito? Como devo escrever os textos? Com qual periodicidade devo postar? São muitas as questões a respeito de como começar a explorar o blog corporativo. Para não perder tempo e dinheiro, o ideal é procurar uma equipe especializada, que saberá traçar a estratégia ideal para seus negócios.

Avatar Estrutura de Comunicação

Por

Estrutura de Comunicação

Estratégias Digitais Integradas


Somos especialistas em comunicação digital completa para a sua empresa ter ainda mais valor.


Receba conteúdos especiais

Assine nossa
newsletter

Preencha os campos abaixo