Como a assessoria de imprensa vai ajudar a sua empresa

O jornalismo tem credibilidade e isso é um fato inegável. As informações publicadas nas páginas dos jornais, em reportagens de televisão ou em portais de notícia ganham destaque e tornam-se relevantes.

É esse crédito que a Assessoria de Imprensa explora. A matéria assinada por um jornalista passa muito mais confiança para o leitor do que um anúncio. Afinal, no caso da propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

O grande segredo é a forma como os assessores de imprensa trabalham a publicidade. Os temas são tratados com um caráter muito mais informativo do que institucional, incluindo a marca em meio a uma notícia de utilidade pública.  Dessa forma, se emplacada em veículos de comunicação, a informação atinge quem mais precisa de seus serviços ou produtos, sem que isso seja caracterizado como propaganda.

Atualmente, segundo um levantamento da Nielsen, cerca de 60% de todo o conteúdo publicado nos veículos de comunicação vem de assessorias de imprensa. Esse valor mostra a importância de investir na divulgação adequada de seu conteúdo.

 

O que você tem é notícia

Não basta apenas ser especialista em determinada área. É preciso que sejam explorados os potenciais dessa informação, transformando detalhes em diferenciais relevantes. O assessor de imprensa tem um aguçado olhar para identificar temas jornalísticos dentro da rotina diária de uma empresa e produzirá um conteúdo criativo, original, bem estruturado e interessante.

Algumas técnicas de divulgação são importantes também para tornar a empresa uma fonte de referência para os jornalistas. A publicação de artigos, por exemplo, pode construir a imagem de autoridade para o empresário e empreendedor.

 

Divulgação

Dependendo do objetivo do cliente, a agência de assessoria consegue traçar uma estratégia e, assim, pensar e planejar quais veículos pretende atingir. Para uma empresa de saúde, por exemplo, a prioridade geralmente é sair em mídias especializadas no seu segmento. Entretanto, a assessoria de imprensa também pode incluir no planejamento pautas direcionadas a veículos voltados para o meio corporativo e assim fazer o nome da empresa ficar conhecido entre interessados em ampliar o negócio.

 

Crises

Além de buscar espaços para pautas positivas, a assessoria é de extrema importância para amenizar os impactos de eventuais crises, de forma a preservar a imagem dos clientes.

Muitas contratações de assessoria de imprensa acontecem em momentos em que as empresas são alvo de demandas negativas dos jornalistas. Com técnicas e know-how, os assessores conseguem conter essas notícias e até mesmo reverter essa imagem diante do público.

 

Relacionamento

Mas o assessor não pode ser visto como um mero “apagador de incêndios”: mais do que isso, é alguém que vai construir, em longo prazo, a reputação de um negócio. Ele produz conteúdo com assuntos de interesse dos clientes, para que então seja transformado em matérias nos meios de comunicação.

Não há pagamento aos veículos para que as matérias sejam veiculadas, tudo depende de fatores como a qualidade do material, o bom relacionamento dos assessores com as redações e o interesse dos meios de comunicação nos assuntos.

 

assessoria de imprensa

Como a assessoria de imprensa vai ajudar a sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *