Imex: a importância da presença das marcas nas feiras e eventos

Imex e a importância da presença das marcas nas feiras e eventos

Você já parou para pensar que a participação em feiras e eventos é fundamental para a consolidação de uma marca? 

Isso ocorre em razão da oportunidade de estar conectado diretamente ao público-alvo, ou seja, àquelas pessoas que uma determinada marca deseja se comunicar.

De tal modo, conquistar esse espaço se torna uma possibilidade bastante viável através de feiras e eventos. E a visibilidade é maior quando se trata de encontros segmentados para nichos específicos.

Porém, apenas isso não é o suficiente. Contar com uma agência de comunicação pode ser determinante para que o seu público-alvo seja atingido de forma assertiva durante os dias das feiras e eventos.

Quer saber como isso foi importante para a consolidação da Imex Medical Group durante o ano de 2022? Então, leia esse texto até o fim.

Presença da Imex nas feiras e eventos

Em 2021, a Imex se consolidou como destaque dentro do setor da saúde, alcançando a liderança no segmento de Arcos Cirúrgicos. A empresa encerrou este ano com o crescimento expressivo de 44% no número de equipamentos vendidos. Por isso, a estratégia em 2022 foi mantida, mas focada no fortalecimento da marca.

Desta maneira, o planejamento estratégico elaborado pela Estrutura de Comunicação entrou em ação. A agência, alinhada ao marketing da Imex, colocou a participação nas feiras e eventos do segmento de saúde como objetivo central para a marca seguir crescendo.

Ao todo, a Imex Medical Group esteve presente em 12 feiras e eventos em 2022.

Com isso, a empresa conseguiu se comunicar de maneira mais aproximada e mais estratégica com seu público-alvo. Além disso, a participação nas feiras e eventos permitiu o networking direto com médicos, veterinários, donos e administradores de clínicas e compradores de grandes grupos econômicos.

Os resultados obtidos comprovaram que a estratégia estava correta.

“Todo o investimento nos eventos trouxe maior visibilidade dos nossos produtos e serviços junto ao mercado, fazendo disso a base para o crescimento que planejamos”, destaca o diretor de vendas da Imex, Maurício Silva.

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Estratégia de comunicação focada nas feiras e eventos

A estratégia de comunicação da Imex Medical Group é focada na conquista de espaços de publicação para o fortalecimento de marca. Isso se dá, principalmente, através de divulgação nas mídias tradicionais “espontaneamente” e criação de relacionamentos com os principais jornalistas e formadores de opinião. Outro caminho viável é justamente nas feiras e eventos.

Mas, como uma empresa deve se comportar nas feiras e eventos para ter maior visibilidade diante de tamanha concorrência? 

Um primeiro passo é ter novidades em seu portfólio. Pode-se dizer que esta é uma “carta na manga”, que fará a sua marca ter mais relevância. 

E isso foi determinante para a Imex durante sua presença em feiras e eventos em 2022.

O portfólio da empresa tem equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, arco cirúrgico, densitometria óssea e raio x. E o diferencial? É que todos são produzidos na sede da Imex em São José, na Grande Florianópolis, com componentes importados dos EUA, Europa e Ásia.

Reconhecimento da Imex através das feiras e eventos

Como já vimos, a Imex conta com estratégias mercadológicas inteligentes, soluções inovadoras e produtos de altíssima qualidade. Porém, investir em comunicação assertiva foi o caminho para a consolidação, o reconhecimento da marca e a aquisição de novos clientes.

Embora o grupo esteja pronto para acompanhar o progresso do setor de saúde em todo território nacional, ainda faltava o reconhecimento da Imex. Com a estratégia de comunicação adequada e participações nas feiras e eventos, a empresa conseguiu atingir o objetivo traçado.  

“Nas feiras e eventos, graças às interações com o público, conseguimos identificar o reconhecimento da marca em todo território nacional nos mais diversos clientes onde atuamos. Fato que nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua o Presidente da Imex, Edison Bianchi.  

Entre as principais feiras e eventos na área da saúde em 2022, a Imex esteve na Jornada Paulista de Radiologia (JPR), MedicalFair e Hospitalar. Em todas as participações, a empresa ofereceu aos clientes soluções personalizadas, aliando tecnologia de ponta a preços competitivos.

Veja também: Como uma agência de comunicação adequada à LGPD ajuda seu negócio

Os destaques da Imex em 2022

O planejamento estratégico de comunicação garantiu para a Imex um 2022 de excelentes resultados, aliados, claro, às ótimas produções e números incríveis. 

Se comparado ao ano anterior, a quantidade de inserções em veículos mais que dobrou, bem como o retorno de mídia.

Foram 791 menções em publicações em veículos de comunicação; uma média de duas por dia.

Além disso, houve um registro de R$2.714.574,00 em retorno de mídia – ou seja, a projeção do valor que a empresa gastaria por espaços de publicidade em cada uma das mídias que a marca teve exposição.

Através do trabalho realizado pela Estrutura de Comunicação, a Imex conquistou espaços importantes na mídia. Dentre eles, destacam-se: o branded content no Valor Econômico e na Exame, artigo publicado na Medicina S/A, matéria veiculada no portal Lide e em outros portais tradicionais de saúde e do segmento hospitalar.

Outro ponto positivo alcançado pela Imex em parceria com a Estrutura foi a expansão da marca para todas as regiões do país, especialmente no Sudeste e Nordeste, onde foram feitos reforços importantes de disseminação de notícias sobre a empresa.

Planejamento para os próximos anos

Para 2023, a empresa manterá o cronograma de participações nas feiras e eventos, já que comprovadamente a tática é um sucesso. 

Até o presente momento, a Imex está confirmada em quatro grandes feiras do segmento de saúde: JPR (Jornada Paulista de Radiologia), Hospitalar, Expo Hospital e HospitalMed.

Inclusive, a estratégia de fortalecimento de marca é um dos passos que visam a ampliação e participação de mercado do seu portfólio de produtos. Com isso, o objetivo até 2025 é dobrar seu faturamento chegando ao acumulado de R$1 bilhão.

“Temos a missão de comunicar o público-alvo da Imex Medical Group sobre o compromisso da empresa em trazer desenvolvimento, segurança e transformação para as áreas em que atua. A responsabilidade com a inovação na comunicação é o compromisso da nossa agência. Para garantir o sucesso desse projeto estamos em constante avaliação das ações e direcionamentos”, afirma a Diretora de Relacionamento da Estrutura de Comunicação, Karyna Pereira.

E aí, já pensou em traçar uma estratégia de comunicação para a sua empresa? 

Uma dica importante: considere a comunicação como um investimento que vai impulsionar a sua marca no mercado e atrair diversas novas oportunidades de negócios.

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